SÍNTESE DOS DEUSES NO HINDUISMO

Hinduísmo

O hinduísmo é a principal religião da índia. Desenvolveu-se ao longo de milénios e abarca um complexo conjunto de tradições, crenças religiosas, filosofia e mitologia. As raízes de hinduísmo podem ser encontradas nos Arianos, que chegaram à Índia com o seu panteão de deuses masculinos no segundo milénio a.C.. Os povos indígenas do vale de Indo tinham fortes crenças religiosas, centradas em cultos de fertilidade e numa Deusa Mãe. Os Arianos adotam muitas das suas crenças, incluindo a Deusa. Todos os deuses e deusas do hinduísmo, incluindo Brama (criador), Vixnu (preservador), Xiva (destruidor) e a Deusa são aspectos de Braman, o único princípio eterno.

Brahma

http://simpledecor.files.wordpress.com/2009/08/brahma.jpg?w=208&h=280

As quatro cabeças de Brahma, o criador, simbolizam os quatro pontos cardeais, os quatro Vedas, ou textos religiosos, e as quatro castas do hinduísmo. Brahma tornou-se menos importante que Vishbu, Shiva, e a Deusa.

Durga

http://www.jorgebastosgarcia.com.br/image015.jpg

Durga é o lado feroz da Deusa mãe e empunha várias armas nas suas muitas mãos. Simboliza os aspectos mais ativos e destrutivos da natureza feminina.

Ganesha

http://caminhodomeio.files.wordpress.com/2008/12/shri-ganesha-sri-ganapati-om-gam-ganapataye-namaha.jpg?w=218&h=319

Ganesha supera todos os obstáculos e é o deus das novas venturas. Tem a cabeça de um elefante, capaz de penetrar na mais densa selva. Segundo a lenda, Shiva decaptou por engano o deus e só foi possível encontrar uma cabeça de elefante para substituir a cabeça degolada.

Hanuman

http://www.iloveulove.com/images/Hanuman12.jpg

Hamuman, o poderoso macaco general da epopéia Ramayana, representa a lealdade, a devoção religiosa e a coragem.


Krishna

http://2.bp.blogspot.com/_yKb0KYYRSgA/SdvQFRyPMmI/AAAAAAAAABM/tsb8eJ1EI7o/s400/krishna.jpg

Encarnação de Vishnu, Krishna personifica o amor divino. As suas aventuras são descritas no Bhagvar Purana.

Shiva

http://open-site.org/img/chirone/0shiva09.jpg

Originalmente um deus da montanha, Shiva, que significa auspicioso, é o deus da destruição precede a criação. Pode ser venerado como um linga, ou símbolo fálico, como um asceta, um professor, ou como um dançarino na grande dança da criação e destruição.

Vishnu

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDkun019QWMK0iR6BRRUa2cOC-hYHfZfgit0Q9k7dSv8VSdBLXpMEEw7N5MFz_0DbYl5-ks04pSIdGw9HFoa5D8JTcVJSx33epijPZ-cKQ2Bb-h1_DjLXAyf41TUs5DjhZZs4e3bUADfYC/s400/vishnu.jpg

Originalmente relacionado com o sol, Vishnu é o preservador do universo e a encarnação do amor, verdade, ordem e compaixão. Para os seus adoradores, ele é o ser supremo, do qual tudo emana. Cavalga sobre Garuda, o pássaro fabuloso, ou descança sobre Ananta, a serpente cósmica. A fim de restaurar o equlíbrio cósmico, Vishnu encarnou na terra em nove avataras, ou encarações, algumas humanas, outras animais. A décima encarnação, o cavalo, ainda está para vir.

OM

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJMgENvZbwzqLO913znFi_RE7Q_-lsK_Yfg9TAXHaZ_X6S2Pt2qwzAtf6Tx06H2I45aJ_o1rudue9V9Ho2m-qofU7fbbMDPSxEG7ZXlXMhJGRmCOmvedBR-sHWp4yIJYwd8V-Tlbwx6vTy/s400/om5.jpg

O monossílabo sagrado é considerado o de todos os mantras, palavras ou sons divinos e poderosos. O som A-U-M é considerado um som eterno, no qual coexistem o passado, o presente e o futuro.

Fonte:http://viaestelar.wordpress.com/2010/03/27/hinduismo/

Comentários