MÚSICAS PARA KRISHNA,A SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS : GEORGE HARRISON FALA SOBRE SUAS COMPOSIÇÕES DEVOCIONAIS E O MANTRA HARE KRISHNA

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Músicas para Krishna: George Harrison Fala sobre Suas Composições Devocionais

19 SI (entrevista - mantra) Canções Conscientes de Krishna de George (2791)

“Eu tinha muito mais razões para fazer o disco com os devotos. Havia menor potencial comercial, mas era muito mais satisfatório. Aquilo realmente foi mais divertido do que tentar fazer um disco pop de sucesso. Era o sentimento de tentar utilizar nosso talento e transformá-lo em serviço espiritual a Krishna”.

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Mukunda: Em 1969, você produziu uma canção chamada “O Mantra Hare Krishna”, que depois fez sucesso em muitos países. Aquela melodia mais tarde tornou-se uma faixa do álbum “Radha-Krishna Temple”, que você também produziu com o selo da Apple e foi distribuído nos Estados Unidos pela Capitol Records. Muitas pessoas que trabalhavam em gravadoras ficaram surpresas com isto: você produzindo canções para o Hare Krishna e cantando com seus membros. Por que você fez isso?
George: Bem, tudo isso é serviço, não é? Serviço espiritual para tentar difundir o mantra em todo o mundo e para dar aos devotos uma base mais ampla e um maior sustentáculo na Inglaterra e em tantos outros lugares.
Mukunda: Como o sucesso desse disco em que os devotos Hare Krishna cantam compara-se com o de alguns dos músicos de roque cujos discos você produzia na época, como Jackie Lomax, Splinter e Billy Preston?
George: Isso foi diferente. Não tinha nada a ver com aquilo, realmente. Eu tinha muito mais razões para fazer o disco com os devotos. Havia menor potencial comercial naquele disco, mas era muito mais satisfatório fazê-lo, sabendo das possibilidades que ele criaria, das conotações que ele teria simplesmente por apresentar o mantra durante três minutos e meio. Aquilo, realmente, foi mais divertido do que tentar fazer um disco pop de sucesso. Era o sentimento de tentar utilizar nossos talentos ou nossa ocupação e transformá-los em serviço espiritual a Krishna.
Mukunda: Que efeito você acha que aquela melodia de “O Mantra Hare Krishna”, tendo alcançado milhões e milhões de pessoas, surtiu na consciência do mundo?
George: Gosto muito de pensar que aquilo teve algum efeito. Afinal, o som é Deus.
Mukunda: Quando a Apple, a companhia de gravação, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para promover o disco, todos pareceram assustados ao ouvir você falar sobre alma e Deus como coisas tão importantes.
George: Eu sentia que era algo importante ser autêntico, deixá-los ficar sabendo o que estava acontecendo comigo. Eu queria sair do disfarce e realmente contar-lhes tudo. Isso porque, uma vez que você compreenda algo, não pode mais fingir que não o conhece.
Eu pensei: esta é a era espacial, com aviões e tudo o mais. Se todos podem dar a volta ao mundo nas férias, não há razão pela qual o mantra não possa também ser amplamente difundido. Assim, a ideia era tentar fazer uma infiltração espiritual na sociedade, por assim dizer. Depois de conseguir que a Apple gravasse o disco e o lançasse, e depois de nossa grande promoção, vimos que ele se tornaria um sucesso. E o que é mais especial: uma das maiores alegrias da minha vida foi ver todos vocês no programa Top of the Pops da BBC. Eu nem acreditava. É dificílimo entrar naquele programa, porque eles só o põem lá se você fica entre os vinte mais vendidos. Para mim, foi como respirar ar fresco. Minha estratégia era fazer uma apresentação do mantra de três minutos e meio para que eles tocassem na rádio, e tudo funcionou bem. Fiz um amplo arranjo de harmônio e guitarra para o disco nos estúdios Abbey Road, antes de uma sessão dos Beatles, então regravei uma partitura para o baixo. Lembro que Paul McCartney e sua esposa, Linda, foram ao estúdio e gostaram do mantra.
Mukunda: Pouco após o lançamento, John Lennon disse-me que tocaram a gravação em um intervalo pouco antes de Bob Dylan fazer o show da ilha de Wight, com Jimi Hendrix, os Moody Blues e Joe Cocker, no verão de 69.
George: Eles tocaram enquanto preparavam o palco para Bob. Foi incrível! Além disso, era uma melodia absorvente, e as pessoas não precisavam saber o que significava para gostar dela. Senti-me muito bem logo que fiquei sabendo do sucesso que estava fazendo.
Mukunda: O que você achou do disco tecnicamente, das vozes?
George: Yamuna, a cantora principal, tem uma voz naturalmente boa. Gostei da convicção com que ela cantou, e ela cantou como se tivesse cantado muitas vezes antes. Não parecia ser a primeira melodia que ela cantava.
Bem, antes de encontrar qualquer devoto, ou antes de me encontrar com Prabhupada; como eu já tinha seu primeiro disco há pelo menos dois anos, eu já costumava cantar o mantra. Quando você se abre para algo, é como se você se tornasse um imã a convidar tal coisa a vir a seu encontro. Desde a primeira vez que ouvi o canto, foi como uma porta aberta em alguma parte do meu subconsciente, talvez proveniente de alguma vida anterior.
Mukunda: Na letra da canção “Awaiting on You All”, do álbum “All Things Must Pass”, você se manifesta e diz às pessoas que, cantando os nomes de Deus, elas podem libertar-se do mundo material. O que o levou a fazer aquilo? Que espécie de resposta você obteve?
George: Naquela época, ninguém se dedicava àquele tipo de música no mundo pop. Eu senti que era algo muito necessário. Então, em vez de sentar-me e esperar que alguém o fizesse, decidi fazê-lo eu mesmo. Muitas vezes pensávamos: “Bem, concordo com você, mas não estou a fim de me envolver com isso. É muito arriscado”. Todos sempre tentam se manter cobertos, comerciais, mas eu pensei: Farei! Ninguém mais está fazendo, e eu estou cansado de ver tantos jovens de bobeira, desperdiçando suas vidas, entende? Eu também senti que havia muita gente por aí que se tocaria. Ainda hoje recebo cartas de pessoas dizendo: “Faz três anos que vivo no templo Hare Krishna e jamais teria conhecido Krishna se você não tivesse gravado o álbum ‘All Things Must Pass’”. Deste modo, sei que, pela graça do Senhor, tenho um pequeno papel no teatro cósmico.
Mukunda: E os outros Beatles? O que eles pensavam de você ter adotado a consciência de Krishna? Qual foi a reação deles? Todos vocês haviam estado na Índia e realmente buscavam por algo espiritual. Shyamasundara disse-me certa vez, após almoçar com você e os demais Beatles, que todos eram muito respeitosos.
George: Sim! Bem, se o Quarteto de Liverpool não entrasse nessa, isto é, se eles não pudessem lidar com os devotos Hare Krishna de cabeça raspada, então não haveria nenhuma esperança! (risos) E os devotos vinham associar-se comigo, o que fazia as pessoas pensarem: “Ei, o que é isto?”. Sabe como é, assim que alguém vestido de laranja e com a cabeça raspada aparecia, diziam: “Ah! Eles estão com o George”.
Mukunda: No “Ballad of John and Yoko”, John e Yoko atacaram a imprensa pela maneira com que ela pode produzir uma falsa imagem de você e perpetuá-la. Levou bastante tempo e esforço para fazer a imprensa entender que somos uma religião genuína, com escrituras que antecedem o Novo Testamento em mais de três mil anos. Pouco a pouco, entretanto, mais pessoas – entre eruditos, filósofos e teólogos – têm se aproximado, e hoje respeitam muito a antiga tradição vaishnava, na qual o moderno movimento para a consciência de Krishna tem suas raízes.
George: A imprensa é culpada de tudo, de todos os conceitos errôneos sobre o movimento, mas, em um sentido, não importa realmente se eles disserem algo bom ou ruim, porque a consciência de Krishna sempre parece transcender, de qualquer forma, essa barreira. O fato de que a imprensa levou as pessoas a conhecerem Krishna já é algo bom.
Mukunda: Srila Prabhupada sempre nos treinou para nos mantermos fixos em nossos princípios. Ele dizia que a pior coisa que poderíamos fazer seria permitirmos algum “ajuste” ou diluirmos a filosofia em troca de popularidade barata. Embora muitos svamis e yogis tenham vindo da Índia para o Ocidente, Prabhupada foi o único que teve a pureza e a devoção para estabelecer a milenar filosofia da consciência de Krishna em todo o mundo, com base em seus próprios termos – não açucarada, mas como ela é.
George: Isso é verdade. Ele foi um exemplo perfeito daquilo que ensinou.
Mukunda: Quando você fez o álbum “Material World”, você usou uma foto interna tirada do Bhagavad-gita de Prabhupada, mostrando Krishna e Seu amigo e discípulo Arjuna. Por quê?
George: Sim! No álbum se diz: “Foto extraída do Bhagavad-gita Como Ele É, de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada”. Foi uma promoção para vocês, é claro. Eu quis dar a todos a oportunidade de ver Krishna, conhecê-lO. Essa é a ideia, não é?
Mukunda: Em um de seus livros, Prabhupada disse que o sincero serviço que você prestou foi melhor do que o de certas pessoas que pesquisaram mais profundamente a consciência de Krishna porém não puderam manter o seu nível de fé. Como você se sente a esse respeito?
George: Maravilhoso. É algo que me deu esperanças, porque, como dizem, mesmo um momento na companhia de uma pessoa divina, de um devoto puro de Krishna, pode ajudar imensamente, e acho que Prabhupada realmente ficou satisfeito com a ideia de que alguém de fora do templo estava ajudando a fazer o álbum. O simples fato de que ele estava satisfeito foi encorajador para mim. Eu sabia que ele gostava da gravação “O Mantra Hare Krishna”, e ele pedia aos devotos que sempre tocassem aquela canção “Govinda”. Eles ainda a tocam, não é mesmo?
Mukunda: Todo templo tem uma gravação dessa canção, e nós a tocamos toda manhã quando os devotos se reúnem em frente ao altar, antes do kirtana. É uma instituição da ISKCON, pode-se dizer.
George: E se eu não recebia inspiração de Prabhupada em minhas canções sobre Krishna ou sobre a filosofia, eu a recebia dos devotos. Esse era todo o estímulo de que eu precisava. Qualquer coisa espiritual que eu fizesse, fosse através de canções, fosse ajudando na publicação de livros, ou o que fosse, parecia realmente agradá-lo. Minha canção “Living in the Material World”, conforme escrevi em I, Me, Mine, foi influenciada por Srila Prabhupada. Foi ele quem me explicou que não somos o corpo físico. Apenas acontece de estarmos nele.
Como eu disse na canção, este lugar não é realmente aquilo que parece; não pertencemos a ele, mas sim ao céu espiritual:
Pois estou condenado ao mundo material
Frustrado no mundo material
Os sentidos nunca satisfeitos
Somente oscilando como a maré
Que poderia me afogar no mundo material
A única razão para estarmos aqui é encontrar a maneira de escaparmos.
Assim era Prabhupada: ele não apenas falava sobre amar Krishna e sair deste lugar, mas também era o exemplo perfeito. Ele falava sobre sempre cantar e vivia cantando. Creio que o fato de que ele era o exemplo perfeito de tudo o que pregava era talvez o elemento mais encorajador para mim, ao menos para fazer eu me esforçar cada vez mais em busca de ser um pouquinho melhor.
Mukunda: Você escreve em sua autobiografia que “não importa quão bom você seja, ainda assim você precisa de misericórdia para escapar do mundo material. Você pode ser um yogi, um monge ou uma freira, mas, ainda assim, sem a graça de Deus, não conseguirá escapar”. No fim da canção “Living in the Material World”, a letra também diz: “Espero escapar deste lugar pela graça do Senhor Sri Krishna, minha salvação deste mundo material”. Se dependemos da graça de Deus, o que significa a expressão “Deus ajuda aqueles que se ajudam”?
George: A graça é flexível, creio. Por um lado, nunca sairei daqui a menos que seja pela graça dEle; por outro lado, Sua graça é relativa à quantidade de desejo que posso manifestar. A quantidade de graça que eu espero de Deus deve ser igual à quantidade de graça que eu possa receber ou obter. Ganho conforme o meu investimento. É como na canção que escrevi com base em Srila Prabhupada, “The Lord Loves the One that Loves the Lord”:
O Senhor ama aquele que ama o Senhor
E a lei diz que se você não der então não receberá amor
Mas o Senhor ajuda aqueles que se ajudam
E a lei diz que qualquer coisa que você faça voltará para você
Você ouviu a canção “That Which I Have Lost”, do meu novo álbum, “Somewhere in England?”. É derivada do Bhagavad-gita. Nela falo sobre lutar contra as forças da escuridão, das limitações, da falsidade e da mortalidade.
Mukunda: Sim, gosto dela. Se as pessoas puderem entender a mensagem do Senhor no Bhagavad-gita, poderão ser realmente felizes. Muita gente, ao começar sua vida espiritual, adora Deus como algo impessoal. Qual é a diferença entre adorar Krishna, ou Deus, sob Sua forma pessoal, e adorar Sua natureza impessoal como energia ou luz?
George: É como a diferença de lidar com um computador e lidar com uma pessoa. Como eu disse antes, “Se Deus existe, quero vê-lO”, não apenas ver Sua energia ou Sua luz, mas Ele mesmo.
Mukunda: Não acredito que seja possível calcular quantas pessoas voltaram-se para a consciência de Krishna através de sua canção “My Sweet Lord”. Você passou por uma experiência muito pessoal antes de decidir fazer aquela canção. Em seu livro, você disse: “Pensei muito sobre fazer ou não ‘My Sweet Lord’, porque estaria me revelando publicamente… Muitas pessoas temem as palavras Senhor e Deus… Eu estava colocando meu pescoço debaixo da guilhotina… mas, ao mesmo tempo, pensei: ‘Ninguém está dizendo isto… por que devo ser falso comigo mesmo?’. Cheguei à crença na importância de que, se você sente algo muito forte, deve dizê-lo”.
“Eu queria mostrar que ‘Aleluia’ e ‘Hare Krishna’ são a mesma coisa. Fiz as vozes cantando ‘Aleluia’ e depois mudei para ‘Hare Krishna’ para que as pessoas cantassem o maha-mantra antes que se dessem conta do que estava acontecendo! Fazia muito tempo que eu vinha cantando Hare Krishna, e essa canção era uma simples ideia de como fazer uma canção pop ocidental equivalente a um mantra, que repete sempre e sempre os santos nomes. Não me sinto culpado ou mal em relação a isso, pois, com efeito, isso salvou muitos de uma vida viciada em heroína”.
Por que você achou que, de alguma forma, deveria colocar Hare Krishna no álbum? Apenas “Aleluia” não teria sido o suficiente?
George: Bem, em primeiro lugar, “Aleluia” é uma expressão de júbilo dos cristãos, mas “Hare Krishna” tem seu lado místico. É mais do que apenas glorificar a Deus: é pedir para tornar-se Seu servo. Além disso, por causa da disposição do mantra, com a mística energia espiritual contida naquelas sílabas, está muito mais perto de Deus do que o modo como o cristianismo O representa comumente. Embora Cristo, a meu ver, seja um yogi absoluto, acho que muitos mestres cristãos da atualidade têm uma noção errônea acerca de Jesus Cristo. Supostamente eles representam Jesus, mas não o estão fazendo muito bem. Eles estão se desviando muito dele, o que é muito ruim.
Minha ideia em “My Sweet Lord”, por parecer uma canção pop, era persuadi-los da seguinte maneira. Eu queria fazer com que eles não se sentissem ofendidos: primeiro, ouviriam “Aleluia” e, ao ouvirem “Hare Krishna”, já estariam fisgados, batendo os pés, de modo que se deixariam levar por um sentido de falsa segurança. E, de repente, quando eu mudasse o coro para “Hare Krishna”, eles o estariam cantando também, antes que se dessem conta do que acontecera, e pensariam: “Ei, eu achava que não deveria gostar de Hare Krishna!”.
As pessoas escrevem até hoje me perguntando que estilo era aquele. Dez anos mais tarde, estão tentando entender o que significam aquelas palavras. Realmente, foi apenas um pequeno truque, e não ofendeu. Por alguma razão, nunca obtive nenhuma reação ofensiva dos cristãos, que apenas disseram: “Gostamos até certo ponto, mas o que é que ‘Hare Krishna’ tem a ver com tudo isso?”.
“Aleluia” pode ter sido originalmente alguma coisa mântrica que caiu de moda, mas não tenho certeza do que significa realmente. A palavra grega para Cristo é kristos, que, no fundo, é o mesmo que Krishna.
Mukunda: Em I, Me, Mine, você fala sobre karma e reencarnação e sobre como a única maneira de escapar do ciclo é aceitar um processo espiritual genuíno. Você diz em um trecho: “Todos estão preocupados com a morte, mas a causa da morte é o nascimento. Assim, se você não quer morrer, não nasça!”. Algum dos outros Beatles acreditava na reencarnação?
George: Tenho certeza de que John acreditava! E não gostaria de subestimar Paul e Ringo. Eu não me surpreenderia se eles tivessem alguma esperança de que isso seja verdade. Pelo que conheço de Ringo, ele deve ser um yogi disfarçado de baterista!
Mukunda: Paul tem nosso último livro, o Voltando a Nascer. Onde você pensa que a alma de John está agora?
George: Espero que ele esteja em um bom lugar. Ele tinha a compreensão de que cada alma reencarna até se purificar completamente e de que cada alma recebe aquilo que merece, conforme as reações a suas ações nesta vida e em vidas anteriores.
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Fonte:https://voltaaosupremo.com/entrevistas/entrevistas-com-outros-convidados/musicas-para-krishna-george-harrisson-fala-sobre-suas-composicoes-devocionais/


KRISHNA_A SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS - Palavras de George Harrison e 

Prefácio



George Harrison e o mantra Hare Krishna



É conhecida a influência da filosofia oriental em determinada fase das música dos Beatles, e isto se deve a seu integrante mais “espiritualizado”, George Harrison (1943 - 2001), que se interessou pelo misticismo hindu em meados da década de 1960, ao ler pela primeira vez um livro sobre hinduísmo que ganhou quando estava em uma praia, nas Bahamas.

Em 1966, George Harrison foi para a Índia conhecer o grande mestre de cítara Ravi Shankar, começando a estudar o instrumento sob seus cuidados e tornando-se seu grande amigo. Ravi Shankar era considerado por George um pai e guia espiritual, influenciando-o ainda mais no aprofundamento na cultura tanto da cítara quanto do hinduísmo.

Seu entusiasmo era tanto que, em 1967, quando os Beatles estavam lançando o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, exigiu que fosse incluída  no álbum a canção “Whitin You Without You” que é bastante psicodélica e já totalmente inspirada na cultura indiana. Na mesma época, conheceu o guru Moharish Mahesh Yogi, especialista em técnicas de meditação, e levou os outros Beatles até Rishikesh, na Índia, para que todos também o conhecessem.

Mas foi mesmo em 1969 que as relações de George com o movimento Hare Krishna se estreitaram ainda mais. Após conhecer seu líder, A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, ele, Paul, Linda McCartney e Ginger Baker se uniram ao Radha Krishna Temple para lançar pela gravadora própria dos Beatles, a Apple, uma versão para o “Maha Mantra Hare Krishna” – que Harrison acreditava que se cantado repetidamente “faz você se sentir um tanto invencível” – e para a canção “Govinda”, ambas lançadas como singles e tocadas exaustivamente na época.

Depois de seus feitos e da grande divulgação do movimento fazendo-o conhecido por todo o ocidente – como previsto pelo primeiro mestre a disseminar a cultura vaishnava, Bhaktivinoda Thakur, entre o final do século XIX e início do século XX, de que um dia o “Maha Mantra” e as canções devocionais de Krishna seriam cantadas em todo o mundo a partir de ritmos e línguas locais – Harrison já vinha sendo muito admirado pelos líderes e adeptos do movimento Hare Krishna e chegou até a perguntar a Prabhupada se deveria raspar sua cabeça e passar a frequentar um templo, mas seu líder disse que ele poderia fazer muito mais por Krishna seguindo sua carreira de músico, e foi o que fez.



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George Harrison dizia: “Nós temos as mesmas qualidades de Deus, assim como uma gota do oceano tem as mesmas qualidades que o mar inteiro. Todos estão procurando por algo lá fora, mas está tudo bem dentro de nós mesmos".

Ele foi de total importância para a difusão do movimento Hare Krishna no ocidente. Tão importante que, quando Prabhupada ouviu pela primeira vez sua versão para a música “Govinda”, ordenou que ela fosse tocada em todos os templos Hare Krishna do mundo, e essa é uma tradição que segue até os dias de hoje...

George descrevia sua interação com o “Maha Mantra Hare Krishna” e a capacidade do mesmo de produzir paz e felicidade da seguinte forma: “A palavra Hare invoca a energia que envolve o Senhor. Se você canta o mantra bastante, cria uma identificação com Deus. Deus é a felicidade plena, bem-aventurança plena, e, cantando Seus nomes, nos unimos a Ele. Assim, este é um processo de compreender Deus de verdade, que torna tudo claro com o estado de consciência expandida que se desenvolve quando você canta. Como eu disse na introdução que escrevi para o livro Krishna, de Prabhupada: ‘Se Deus existe, quero vê-lo. É inútil crer em algo sem ter provas, e a consciência de Krishna e a meditação são métodos através dos quais realmente se obtém a percepção de Deus’”.



MAHA MANTRA HARE KRISHNA



Quem não conhece o “Maha Mantra Hare Krishna”? Ao menos já deve tê-lo ouvido na canção “My Sweet Lord”, de George Harrison, ou em “Mantra”, de Nando Reis. O mantra “Hare Krishna” foi resgatado das escrituras sagradas da Índia por Sri Caitanya Mahaprabhu, (1486–1534) como um instrumento de elevação para atravessar a era tempestuosa de decadência espiritual que estamos vivendo: Kali Yuga. Segundo ele, a repetição do mantra tem a capacidade de purificar e expandir a consciência espiritual, levando o devoto à libertação e aproximação da energia de Krishna, Deus. O mantra é simples:



Hare Krishna Hare Krishna

Krishna Krishna Hare Hare 

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare



Ao cantar este mantra estamos dizendo ao nosso Eu interior: "Coloque-me para servir a vida e aos propósitos do Pai.  Guie-me na Luz do meu Plano Divino e dê-me todo suprimento necessário para que eu cumpra minha missão espiritual”.

O entoar do mantra é uma maneira de dirigir-se ao Supremo e à sua energia interna pedindo proteção para a alma; um contato direto e perfeito com Deus. O “Maha Mantra”, especificamente, é o grande mantra da felicidade; o melhor mantra para proteger a mente contra infelicidades e mostrar-nos nosso verdadeiro caminho espiritual.  

Repetindo o mantra conseguimos reviver nossa consciência transcendental e limpar nossos corações de temores indesejados. Temores esses causados por maya, a falsa consciência de que somos donos de tudo, senhores da natureza material, quando, na verdade, estamos apenas sob as garras de suas leis. O “Maha Mantra” é uma forma de libertar-se destas ilusões e cantar os santos nomes (Hare é a forma de dirigir-se à energia do Senhor; Krishna e Rama, o prazer supremo eterno) nos proporciona a purificação e paz que precisamos para acabar com as aflições.

Todos somos conscientes de Krishna, por isso, todos podem praticar o “Maha Mantra” a qualquer hora e lugar. Mentalmente, murmurando ou em voz alta, em qualquer melodia, ou apenas declamando, individualmente ou não. Não há uma regra para o cantar do grande mantra da felicidade, basta falar claramente e ouvir atentamente os sons para a cada canto sentir mais e mais a purificação que ele pode nos proporcionar. Haribol.


Chant and Be Happy: A História do Álbum

por Eliton Tomasi
Esse álbum não é apenas o reflexo de um movimento [Hare Krishna] ou da orientação espiritual de George Harrison. Esse álbum representa toda uma época. Uma época em que o rock tinha um significado maior do que ser apenas um produto de consumo. Uma época em que as pessoas que apreciavam rock também clamavam por paz e amor. Muita coisa mudou desde então, porém, outras são imutáveis.
Lançado em abril de 1970 pela própria Apple Records [gravadora dos Beatles] e produzido por George Harrison, Radha Krishna Temple era um álbum que trazia canções devocionais vaishnavas[cantadas por devotos de Krishna] com o próprio Harrison tocando guitarra, baixo e harmônio. Os demais músicos que o acompanham são os próprios devotos de Krishna do Radha Krishna Temple de Londres: Tamal Krishna Goswami na flauta, e Harivilas Oud, Yamuna, Jivananda, Lilavati e Yogesvara nos vocais, mrdanga e karatalas.
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Depois de ter tocado sitar em Help! e de ter ganho um livro sobre hinduísmo numa praia nas Bahamas, George Harrison começou a se interessar por filosofia oriental e misticismo – o que o levou a viajar para a Índia e conhecer pessoalmente o grande mestre de sitar, Ravi Shankar. Em 1967, quando os Beatles estavam lançando o seminal Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, George conheceu o guru indiano Maharish Mahesh Yogi. Mais tarde no mesmo ano, George levou todos os outros três Beatles até Rishikesh, na Índia, para que eles também conhecessem o guru que era especialista em técnicas de meditação.
George Harrison já era simpatizante do Movimento para a Consciência de Krishna quando conheceu o seu líder, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Mas foi somente em 1969 que a relação entre George e o movimento de Prabhupada se estreitaram ainda mais. George, Paul e Linda McCartney e o baterista Ginger Baker [Cream], juntamente com o Radha Krishna Temple, gravaram nos próprios estúdios da Apple uma versão para o maha-mantra “Hare Krishna” e para a música “Govinda”. Ambas foram lançadas como singles e tocadas a exaustão nas rádios naquela época. Também permaneceram por muito tempo na primeira posição dos charts europeus e asiáticos.
O líder do movimento, Swami Prabhupada, passou a admirar bastante George Harrison. Num dos encontros entre os dois, quando George perguntou a Prabhupada se ele deveria raspar a cabeça e passar a frequentar um templo Hare Krishna, Prabhupada respondeu que George poderia fazer mais por Krishna se continuasse sua carreira de músico. E depois de ter ajudado os devotos de Krishna a gravar o álbum completo que mais tarde seria conhecido como Chant And Be Happy – The London Radha-Krishna Temple, George gravaria em 1971 o álbum All Things Must Pass,que reuniu dois clássicos de sua carreira solo – “My Sweet Lord” e “Living In The Material World” –, que foram inspirados nos ensinamentos de Prabhupada, assim como a “Here Comes The Sun”, do Abbey Road, dos Beatles.
 Foto: Mensagem de George Harrison sobre o movimento Hare Krishna encartada no álbum
George Harrison teve uma importância seminal na difusão do Movimento para a Consciência de Krishna no ocidente. Aliás, Bhaktivinoda Thakura, o primeiro mestre a disseminar os ensinamentos da cultura vaishnava, fez uma previsão entre o final do século XIX e começo do século XX, de que um dia o maha-mantra e as canções devocionais de Krishna seriam cantadas em todo o mundo a partir de ritmos e línguas locais. George Harrison foi providencial nesse sentido. Prabhupada, quando ouviu pela primeira vez a versão de George Harrison para “Govinda”, caiu em lágrimas e ordenou que a música fosse tocada todas as manhãs em todos os templos Hare Krishna do mundo. Isso é feito até os dias de hoje.
Seja você um devoto vaishnava, fã dos Beatles ou apenas apreciador de boa música com vibrações positivas, Chant And Be Happy – The London Radha-Krishna Temple é um disco que você precisa ouvir. Não é difícil de encontrar para venda e nem para download. Se lhe interessou, dê preferência para a versão canadense do álbum que ainda traz como bônus a faixa “Prayer to the Spiritual Masters”, que nada mais é do que o registro de uma conversa entre George, John Lennon e Yoko Ono com o Swami Prabhupada gravada em setembro de 1969 na mansão de Lennon no Tittenhurst Park, na Inglaterra. Inclusive já há um o livro que traz essa conversa transcrita – “Em Busca da Liberação”. HARE KRISHNA.
“Chant And Be Happy – The London Radha-Krishna Temple”
(Todos os arranjos por Mukunda Goswami)
1- “Govinda” – 4:43
2- “Sri Guruvastak” – 3:12
3- “Bhaja Bhakata-Arotrika” – 8:24
4- “Hare Krsna Mantra” – 3:33
5- “Sri Ishopanishad” – 4:03
6- “Bhajahu Re Mana” – 8:53
7- “Govinda Jai Jai” – 5:57
Bônus versão canadense: “Prayer to the Spiritual Masters” – 3:59
Fonte:https://voltaaosupremo.com/criticas/critica-musical/chant-and-be-happy-a-historia-do-album/




George Harrison - My Sweet Lord (1971)




MY SWEET LORD (George Harrison)



My Sweet Lord

Oh, my Lord

My sweet Lord



I really want to see you

I really want to be with you

I really want to see you, Lord

But it takes so long, my Lord



My sweet Lord

Oh, my Lord

Oh, my Lord



I really want to know you

I really want to go with you

I really want to show you Lord

That it won’t take long, my Lord (Hallelujah)



My sweet Lord (Hallelujah)

Oh, my Lord (Hallelujah)

My sweet Lord (Hallelujah)



I really want to see you

I really want to see you

I really want to see you, Lord

I really want to see you, Lord

But it takes so long, my Lord (Hallelujah)



Oh, my Lord (Hallelujah)

My sweet Lord (Hallelujah)

Oh, my Lord (Hallelujah)

(Hallelujah)

I really want to see you (Hallelujah)

I really want to see you, Lord (Hallelujah)

But it takes so long, my Lord (Hallelujah)



My sweet Lord (Hallelujah)

Oh, my Lord (Hallelujah)

My sweet Lord (Hallelujah)



My sweet Lord (Hare Krishna)

Oh, my Lord (Hare Krishna)

My sweet Lord (Krishna Krishna)

Oh, my Lord (Hare Hare)



I really want to see you (Hare Rama)

I really want to be with you (Hare Rama)

I really want to see you, Lord (aaaah)

But it takes so long, my Lord (Hallelujah)



My sweet Lord (Hallelujah)

Oh, my Lord (Hare Krishna)

My sweet Lord (Hare Krishna)

Oh, my Lord (Krishna Krishna)

Oh, my Lord (Hare Hare)

Oh, my Lord (gurur brahma)

My sweet Lord (Gurur Vishnu)

Oh, my Lord (Gurur Devo)

My sweet Lord (Maheshwara)

Oh, my Lord (Gurur Sakshaat)

My sweet Lord (Parabrahma)

Oh, my lord (Tasmayi Shree)

My sweet Lord (Guruve Namah)

Oh, my Lord (Hare Rama)

Oh, my Lord (Hare Krishna)

Oh, my Lord (Hare Krishna)

  
MEU DOCE SENHOR (tradução)



Meu doce Senhor

Oh, meu Senhor

Meu doce Senhor



Eu realmente quero te ver

Eu realmente quero estar com você

Eu realmente quero vê-lo, Senhor

Mas isso demora tanto, meu Senhor



Meu doce Senhor

Oh, meu Senhor

Meu doce Senhor



Eu realmente quero te conhecer

Eu realmente quero ir com você

Eu realmente queria te mostrar, Senhor

Isso não vai demorar, meu Senhor (Aleluia)



Meu doce Senhor (Aleluia)

Oh, meu Senhor (Aleluia)

Meu doce Senhor (Aleluia)



Eu realmente quero te ver

Eu realmente quero te ver

Eu realmente quero te ver, Senhor

Eu realmente quero te ver, Senhor

Mas isso demora tanto, meu Senhor (Aleluia)



Oh, meu Senhor (Aleluia)

Meu doce Senhor (Aleluia)

Oh, meu Senhor (Aleluia)

(Aleluia)

Eu realmente quero te ver (Aleluia)

Eu realmente quero te ver, Senhor (Aleluia)

Mas isso demora tanto, meu Senhor (Aleluia)



Meu doce Senhor (Aleluia)

Hm, meu Senhor (Aleluia)

Meu doce Senhor (Aleluia)



Meu doce Senhor (Hare Krishna)

Oh, meu Senhor (Hare Krishna)

Meu doce Senhor (Krishna Krishna)

Oh, meu Senhor (Hare Hare)



Eu realmente quero te ver (Hare Rama)

Eu realmente quero estar com você (Hare Rama)

Eu realmente quero vê-lo, Senhor (aaaah)

Mas isso demora tanto, meu Senhor (Aleluia)



Meu doce Senhor (Aleluia)

Oh, meu Senhor (Hare Krishna)

Meu doce Senhor (Hare Krishna)

Oh, meu Senhor (Krishna Krishna)

Oh, meu Senhor (Hare Hare)

Oh, meu Senhor (Gurur Brahma)

Meu doce Senhor (Gurur Vishnu)

Oh, meu Senhor (Gurur Devo)

Meu doce Senhor (Maheshwara)

Oh, meu Senhor (Gurur Sakshaat)

Meu doce Senhor (Parabrahma)

Oh meu Senhor (Tasmayi Shree)

Meu doce Senhor (Guruve Namah)

Oh, meu Senhor (Hare Rama)

Oh, meu Senhor (Hare Krishna)

Oh, meu Senhor (Hare Krishna)

Fonte:https://www.comprazen.com.br/blog/3/18/george-harrison-e-o-maha-mantra-hare-krishna-beatles-ravi-shankar-moharish-mahesh-yogi-paz-amor-felicidade-blog

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