Pular para o conteúdo principal

YOGA E O MOVIMENTO DAS ESTAÇÕES – INVERNO

Yoga e o movimento das estações – Inverno

YOGA E O MOVIMENTO DAS ESTAÇÕES – INVERNO

O inverno é um momento de calma e repouso. A natureza descansa; o crescimento da vegetação nas árvores, nos campos, nas colheitas da agricultura diminui bastante. É hora de parar, repousar e acumular energia nova. Sim, nesta pausa todo o sistema começa a acumular nova energia para renovar o ciclo da vida, quando a primavera chegar.
As temperaturas sofrem uma variação acentuada e o frio traz uma realidade mais densa, com pouca atividade, propiciando dessa forma as condições necessárias à pausa, renovação; podemos observar e reorganizar nossa energia física, mental, emocional.
Nosso corpo físico deve adaptar-se às mudanças nesta estação enquanto nossa mente tem a oportunidade de experimentar momentos de descanso em meio ao silêncio com o qual a natureza nos presenteia no inverno.

ATRAVESSAR O INVERNO COM BOA DISPOSIÇÃO E SAÚDE

Pontos importantes:
  • Repouso noturno adequado, se possível deitando mais cedo e levantando ao nascer do sol;
  • Caminhar durante o dia, em horários em que possa haver exposição ao sol, mesmo que brevemente. Desta forma, nosso corpo estará se protegendo contra as doenças típicas da estação;
  • Dieta equilibrada e exercícios físicos adequados ajudarão a manter o peso equilibrado e o sistema imunológico funcionando adequadamente;
  • Lembre-se: no inverno o corpo está usando a energia acumulada em seus tecidos, mas também está acumulando e reorganizando a energia que será utilizada nos próximos ciclos da vida. Por isso é importante parar e reorganizar internamente pensamentos, sentimentos e formas de agir.

YOGA

A prática da Yoga poderá ser útil e ajudar bastante no equilíbrio psicofísico. Vamos aos pontos importantes:
  • Relaxamento: É fundamental para compreender e sentir a pausa da natureza nesta estação;
  • Respiração: Respire somente pelas narinas, evitando que vírus e bactérias se instalem nos pulmões;
  • Sal: É um poderoso aliado no combate às doenças respiratórias. Faça gargarejos com água morna e sal frequentemente;
  • Massagem corporal: Você mesmo pode fazer uma automassagem com óleos naturais. A arnica é uma boa opção pelas suas propriedades relaxantes, além de aquecer os músculos;
  • Hidratação: A pele fica mais sensível no inverno e suscetível a alergias. Mantenha-a sempre hidratada;
  • Pés: Dê atenção especial aos seus pés, mantendo-os bem aquecidos. Deixe-os sempre bem quentinhos!
  • Purificação: Escolha um dia da semana para seguir uma dieta purificadora, desintoxicante, comendo menos e relaxando bastante.

SUGESTÃO PARA A PRÁTICA DE HATHA-YOGA

  • Relaxe em Savasana no solo, soltando todas as partes do seu corpo: pés, pernas, quadril, mãos, braços, tórax, costas, ombros e coluna vertebral. Deixe o pescoço sem tensão e relaxe também o rosto e a região da cabeça. Mantenha a respiração calma e tranquila pelas narinas;
Savasana
Savasana
  • Depois, sinta seu corpo leve e espreguice bastante;
  • Pratique:
1 – Bhujangasana (postura da cobra)
Bhujangasana
Bhujangasana
*Benefícios: Flexibilizar as vértebras da coluna; aumenta o calor do corpo; tonifica a musculatura das costas.
2 – Folha dobrada
Folha dobrada yoga
Folha dobrada
*Benefícios: Relaxa as costas; traz a experiência da pausa, de soltura corporal e mental.
3 – Matsyasana (postura do peixe)
Matsyasana (postura do peixe)
Matsyasana (postura do peixe)
*Benefícios: Liberta a tensão respiratória; fortalece o tórax e os pulmões. É útil nas doenças respiratórias.

Ao final da prática dos asanas, relaxe mais um pouquinho e depois se sente em Sukasana, sinta sua respiração livre, pelas narinas, e permaneça por alguns minutos em silêncio. Abra os olhos bem devagar.
sukasana
Sukasana


5 pontos para reflexão no Inverno
  • Pausa: Mesmo em meio à agitação do dia a dia, é importante pararmos por alguns minutos;
  • Introspecção: Descobrir os sentimentos profundos que temos em nossos corações;
  • Escolhas: Quando paramos e observamos as situações que nos rodeiam, estamos mais aptos a fazer escolhas que florescerão em um novo ciclo;
  • Observar: Aprender a parar e observar a vida, as dificuldades e como enfrentá-las;
  • Silêncio: A natureza fica mais silenciosa, podemos aproveitar e ficar em silêncio por alguns instantes todos os dias. O poder do silêncio é fantástico!

Namastê,
Elma Martins
Fonte:http://www.culturadapaz.com.br/yoga-e-o-movimento-das-estacoes-inverno/

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…