Pular para o conteúdo principal

ÍNDIA : CASAMENTO ARRANJADO OU POR AMOR ?

Resultado de imagem para amor na india




CASAMENTO ARRANJADO OU POR AMOR?


Todas as vezes que converso com indianos, eles falam sobre seus futuros casamentos e o quanto a tradição e a cultura é importante. Eu percebo uma confusão neles, sobre o que é certo ou errado e várias vezes fui questionada sobre o que eu achava sobre esse assunto.

Eu, logicamente, defendo e sempre defendi o casamento por amor, que é o convencional para nós ocidentais, em que você escolhe seu parceiro ou sua parceira e que esse sentimento normalmente te leva ao casamento oficial com papéis e igreja (às vezes nem o papel é necessário para unir as pessoas), enfim, o que faz um casamento feliz aqui é justamente quanto amor existe nesse casal e se ele é forte para vencer o cotidiano e tudo mais, já que o casamento aqui apenas oficializa a união, pois todo o romance e relação de fato são concretizados antes ou bem antes do casamento, na verdade é uma afirmação de que por mais que pudesse ficar com todas as pessoas que me interessassem, ter essa liberdade de escolha, "eu quero ficar só com essa"...assim se faz o laço por amor. 



O casamento arranjado é muito defendido lá na Índia pelo argumento de que os pais são as melhores pessoas para escolherem as melhores parceiras (os) para seus filhos e que o casamento dos pais acaba sendo um bom exemplo de casamento arranjado. Que a sabedoria e a experiência dos pais vão garantir que eles serão felizes e construirão um casamento bem sucedido, acreditando com convicção que o amor vai nascer depois do casamento. O que notei de noivas em casamentos da Índia de parentes de amigos...a noiva se mantem de cabeça baixa com um certo ar de tristeza, afinal está deixando a casa dos pais tendo que se adaptar a outra família e casando com um estranho, o ar de certa tristeza é totalmente compreensivo.



Agora, exposta as opiniões sobre os tipos de casamento, não disse o que eu tenho visto ou presenciado com respeito aos problemas implícitos nos dois tipos de casamento. O casamento por amor mesmo tendo cada um o direito de escolher seu parceiro, visto pelos exemplos brasileiros, não estão sendo muito duradouros. A impressão que fica é que os casais ultimamente tem construído seus relacionamentos sem base forte e sólida, na verdade estão bem superficiais e aparentemente se cansam do status de casado, afinal, estão no país das festas e das facilidades e, por isso, estar comprometido atrapalha um pouco. 



O casamento arranjado me causa um certo repudio, primeiro porque penso que aquele jovem casal está sendo ligado por conveniência, meio que de forma forçada para manter a tradição, para a reprodução de forma meio fria e calculada. E se o homem for violento? E se a mulher tiver más intenções, ou já tiver um amor escondido com outro rapaz? Tudo isso pode acontecer e aí o que está feito, está feito. E segundo a religião Hindu, que é a da maioria dos indianos, o casamento une tal casal por 7 vidas, e vocês imaginem a cabeça de uma mulher que não é amada e que sofre alguma opressão imaginar que terá esse destino por 7 vidas...é muito triste, é motivo para sofrer por antecipação. Alguns amigos que viajaram para Índia se mostraram surpresos pelo preconceito com a mulher e os rostos das donas de casa super pintadas e cheias de "balangandãs", na verdade, escondem uma certa tristeza. Espero ir até lá um dia...quem sabe consigo uma abertura para conhecê-las e entendê-las.
Eu tenho um conceito de casamento arranjado como algo triste e sem sentimentos mas essa semana conversando com um senhor indiano sobre casamento me fez pensar que pode ser algo que dê certo sim...

Eu: __O senhor é hindu?
Ele:__ simeu: __Que bom...então estará junto com sua linda esposa por 7 vidas.
Ele:__ Se os deuses permitirem quero estar com ela não só sete vidas, mas todas as minhas vidas.
eu:__ O seu casamento foi arranjado ou por amor?
Ele:__ Foi arranjado antes do casório e agora é por amor.


Vale a pena ressaltar que existem casamentos por amor na Índia e cada dia mais e que independente de ser por amor ou arranjado, o que determina se um casamento vai ser bem sucedido é o casal, o respeito e os sentimentos que se colocam ali, a determinação para fazer dar certo.

Depois de escutar os dois lados eu queria saber de vocês, leitores do blog, se teriam coragem de encarar um relacionamento arranjado ou se são mesmo a favor do casamento por amor...quais os pós e os contras na opinião de vocês?

Resultado de imagem para amor na india

E QUE TODOS OS CASAMENTOS SEJAM FELIZES, INDEPENDENTE DE COMO COMECEM...QUE NUNCA TERMINEM E QUE SEJAM VERDADEIROS...S2


Fonte:http://pyaari-india.blogspot.com.br/2012/05/casamento-arranjado-ou-por-amor.html

Resultado de imagem para amor na india








Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…