OS QUATRO PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM SUA MENTE - Sri Sri RAVI SHANKAR


Os quatro principais fatores que influenciam sua mente

quatro elementos que influenciam sua mente
Havia um belo jardim com muitas frutas e flores, em cima de um monte. Era muito bonito. O jardineiro responsável ficava no topo deste monte, olhando para as pessoas do jardim e as chamava, dizendo que haviam muitas frutas no jardim como mangas, bananas e mamões. Ele convidava as pessoas para comer as frutas. Mas quando elas iam, ele descia o morro e mudava de idéia. Ele perguntava para elas porque eles tinham vindo e então falava que elas deveriam ir embora.
Em seguida, ele subia a colina. Sentado lá, ele voltava a fazer o mesmo convite. Perguntando-se o que ele faria com todas aquelas frutas e dizendo que ele estava lá para oferecê-las a todos. E, se eles estavam satisfeitos, ele ficaria feliz também. Ele iria falar filosoficamente, mas no momento em que ele descia o monte, ele voltava à estaca zero. Ele brigava com o povo. Eles pensavam que ele era um pouco louco. Ele perdeu toda a sua credibilidade. Ele mesmo ficou surpreso, e não entendia o que estava acontecendo consigo.
Um homem sábio na cidade sugeriu que as pessoas escavassem abaixo da colina para ver o que estava lá. Eles cavaram o local e encontraram o trono de um rei muito conhecido, chamado Vikramaditya. Ele era conhecido por sua generosidade, justiça, e sua vida altamente espiritual. Quando ele morreu, eles não encontraram alguém à altura para assumir um trono tão poderoso. Então, as pessoas acabaram enterrando o trono sob o monte, e diz-se que o trono tinha a vibração de positividade e generosidade, e que isso estava gerando um impacto no jardineiro quando ele subia a colina.
Todo lugar em que você está, tem um impacto diferente sobre a mente. Mesmo em sua casa, você pode ver que você se sente diferente em cômodos diferentes. Um lugar onde há meditação, canto e mantras tem uma influência diferente na mente.
Então, os quatro fatores importantes que influenciam a nossa mente são:
  • Lugar
  • Tempo
  • Impressões passadas
  • Companhias ou Relacionamentos
O tempo é outro fator
Você deve ter notado que sua mente é muito influenciada pelo tempo. Os povos antigos da tradição védica calcularam isso. Uma vez a cada 12 anos, Júpiter está na 8ª casa do seu mapa e você fica louco, não durante todo o ano, mas por alguns meses. As pessoas vão ter um monte de dúvidas, nada parece funcionar. A sabedoria será nublada. E da mesma forma, quando alguém tem um monte de obstáculos e o sucesso não acontece facilmente, diz-se que Júpiter está na 8ª casa. Assim, o tempo tem este tipo de influência na nossa mente. O comportamento de qualquer pessoa não pode ser tirado de contexto — ele deve ser visto sob o contexto de espaço e tempo. Se o seu tempo é bom o seu pior inimigo será amigável, se o seu tempo é ruim o seu melhor amigo se comporta como um inimigo para você. Em vez de apontar o dedo para qualquer um, os sábios dizem kalaya tasmai namaha  Eu me rendo ao tempo! Eu me curvo ao tempo!
Existem alguns lugares onde você não é afetado pelo tempo e onde você pode influencia-lo, que são na meditação, cânticos e satsang. Quando você medita ou entoa mantras você impacta o tempo de uma maneira positiva. Você pode reduzir os impactos negativos do tempo.
As impressões passadas (sanskaras) tem um impacto na mente. Consciência, estado de alerta, conhecimento e meditação ajudam a apagar as impressões passadas.
Companhias ou Relacionamentos
As pessoas e eventos que estão associados com você influenciam sua mente. Na companhia de algumas pessoas as coisas parecem ser brilhantes e positivas. Na companhia de outras pessoas, o mundo inteiro parece ser um lugar desagradável e tudo parece negativo. Uma está sendo parte da solução e a outra está ampliando o problema. Assim, as companhias que você mantém tem um impacto na sua mente.
Fonte:https://sabedoriadesrisri.wordpress.com/

Comentários