Pular para o conteúdo principal

OS BENEFÍCIOS DO YOGA - RADHANATHA SWAMI


Os Benefícios do Yoga

Radhanatha Swami
Há um verso no Bhagavad-gitaye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham. Este verso diz: “Segundo a maneira com que nos aproximemos do Senhor, o Senhor reciproca”. O princípio do yoga inclui todo aspecto da vida. A ideia é que temos um corpo, uma mente e um atma, a força viva – e yoga significa harmonizar os três perfeitamente, de modo que nosso corpo e nossa mente estejam em harmonia com a força viva. Existem aspectos do yoga para saúde e boa forma, e, se isso é tudo o que você quer, isso é tudo o que você terá. Se você quer saúde e boa forma mais paz mental; se você praticar apropriadamente, então é isso o que você terá. Porém, se você realmente quer ir para o aspecto espiritual do yoga, que é o verdadeiro propósito do yoga, unindo o corpo e a mente em harmonia com a força viva, a alma – então é isso o que você terá.

A alma é satcitananda – eterna, plena de conhecimento e plena de bem-aventurança. E o verdadeiro propósito do yoga, como apresentado pelos grandes mestres do yoga de tempos remotos, é nos conectar com a nossa própria natureza eternamente bem-aventurada. E Patanjali, que é um dos grandes instituidores da tradição do yoga, ensinou que isvara-pranidhana, a rendição a Isvara, que é um conceito muito pessoal de Deus – Deus como a causa de todas as causas, a fonte de tudo, a fonte de todo amor e de toda beleza – é a perfeição do samadhiYoga, portanto, é compreendermos verdadeiramente nossa natureza eterna relacionada com Isvara, com o Supremo, e compreender ahimsa (não-violência), o princípio do yoga dentro de yama niyamaAhimsa significa que, quando compreendemos nossa fonte divina, podemos compreender que todo ser vivo tem essa mesma fonte divina e que todo ser vivo é parte de Isvara e, portanto, devemos honrar e respeitar todo ser vivo, não sendo fonte de qualquer violência contra eles.
Então, se você quer ter um corpo saudável, o yoga é um dos melhores e mais abrangentes processos para ter um corpo saudável e em forma. Se você quer paz mental contra o estresse deste desafiante mundo, o yoga possui um dos sistemas mais científicos para conferir ao seu praticante paz mental, estabilidade e alívio do estresse. Contudo, o propósito de tudo isso é nos tornar instrumentos de amor e paz, e conectar-nos ao nosso atma, nossa força indestrutível. Porque, em última instância, independente de quão saudável seja nosso corpo ou de quão pacífica seja a nossa mente, nosso corpo morrerá, e o yoga praticado em sua plenitude pode nos levar além do nascimento e da morte, para nossa natureza eterna, e essa é a beleza e a glória do sistema de yoga. Ele pode nos levar ao ponto. No sexto capítulo do Bhagavad-gita, que descreve o sistema de astanga-yoga, Krsna conclui dizendo que yoginam api sarvesam mad-gatenantar-atmana, isto é, de todos os yogis, aquele que serve o Senhor Supremo com amor e devoção, com profunda fé e vivência, é o mais intimamente unido a Ele em yoga e é o mais elevado de todos. Assim, a oportunidade está disponível, a oportunidade de ser um instrumento das bênçãos de Deus, de Krsna, e realmente mudar o mundo.
Fonte:https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/os-beneficios-do-yoga/

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…