Pular para o conteúdo principal

A CAPACIDADE DE AMAR A TODOS SEM OLHAR NO OBJETO - J.KRISHNAMURTI

A capacidade de amar a todos sem olhar ao objeto


Pergunta: Sinto que a maneira pela qual haveis explicado o valor da conduta no reino da emoção, está em perigo de criar a mesma espécie de desentendimento que o que se acha consubstanciado na última pergunta acerca das posses, isto é, que ele representa o amor crescendo por uma espécie de processo quantitativo. Vós nos dizeis que, comecemos por amar a uma pessoa e depois estendamos esse amor a várias pessoas, e assim por diante, até que ele abranja todo o mundo. Esta forma quantitativa parece-me fatal. Nem a multiplicação nem a divisão conduzem ao eterno.


Krishnamurti: O mundo do ser, o mundo da realidade, a verdade que é o Ego, é a consumação de todo o amor. O amor inclui todas as divisões de seus opostos — ódio, ciúmes, inveja, cobiça de posses e tudo o mais à porfia. A essa totalidade eu dou o nome de Amor. Esse Eu, essa verdade, é tudo. Uma vez que tenhais entendido isto, não traduzireis o amor como sendo conduta moral. Quando amais a uma pessoa, nesse amor acham-se implícitos o ciúme, a posse egoísta, o cuidado ansioso com o qual guardais esse amor. Quando o transcenderdes, sereis capazes de amar a todos sem olhar ao objeto. Portanto, não é isto um processo quantitativo...

Pelo amor real podeis chegar verticalmente até o Último; não tendes que ir horizontalmente por meio de processo quantitativo. Por isto é que necessitamos, em primeiro lugar, compreender o que é essa totalidade da vida, o que é o Ego, o que é o real, e qual a natureza do puro ser e do puro amor. A vida é a consumação e todas as coisas, de todos os opostos; ela não possui atributos, nem relações especiais; ela é auto-determinada, auto-existente. Não lhe podeis atribuir conduta moral ou imoral, ou dizer que ela é toda amor, ou toda ódio. Ela é tudo; ela é sujeito e objeto, juntos. Uma vez que tenhais entendido isto, o amor possuirá um significado diferente, no qual se acham incluídos todos os opostos.

Se amardes com a mente e não com o coração, intelectualizareis o amor, esforçar-vos-eis por encontrar razões para o vosso amor. Isto é, entrareis em considerações sobre se a pessoa é bem-parecida, se é rica, se tem posição social, posses mundanas e assim por diante. Estareis dividindo; ao passo que amar realmente, é ser todo-integrativo.


Krishnamurti em Reunião de Verão, 22 de julho de 1930 

Fonte:http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br/2016/07/a-capacidade-de-amar-todos-sem-olhar-ao.html

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…