Pular para o conteúdo principal

OS ENFEITES DA NOIVA INDIANA - SOLAH SHRINGAR

Os enfeites da noiva indiana - 

Solah Shringar


Solah Shringar é o ritual em que a noiva indiana é embelezada da cabeça aos pés em dezesseis tipos de adornos, cobrindo quase todas as partes do corpo. É um símbolo de feminilidade e fertilidade ligados a Deusa Lakshmi, que é a deusa da beleza, da fertilidade e prosperidade na cultura hindu.

Esses enfeites podem variar de acordo com a região mas geralmente as diferenças são pequenas, por exemplo, a mulher sikh não tem costume de usar sindoor e magalsutra. Mesmo assim é possível ver muitos casais sikhs realizarem a cerimônia do sindoor pois a tradição hindu é muito forte.
Esta tradição tem as suas raízes nos tempos antigos. A literatura indiana fala sobre os dezesseis adornos que completam uma noiva hindu no dia de seu casamento. Dizemos dezesseis adornos como é a tradução literal da palavra Solah (dezesseis) Shringar (adornos).

Por que dezesseis? De acordo com a mitologia hindu, existe uma ligação coerente entre o ciclo menstrual da mulher e do ciclo lunar. Embora esta teoria foi deposta por cientistas no século 20, sua influência na cultura indiana ainda permanece. A tradição de usar dezesseis adornos no Solah Shringar foi criado para anular o efeito das fases da lua, que por sua vez está conectada ao ciclo menstrual das mulheres.

Não existe uma lista definida dos dezesseis enfeites e acessórios usados​​, mas os mais importantes são abordados aqui. Basta olhar para um quadro de alguma deusa indiana. Você vai ver que elas sempre estão usando os mesmos enfeites. Isso quer dizer que uma mulher pode se inspirar na deusa indiana, e  tudo o que uma deusa usa é permitido.

Radha

Krishna e Radha

Trindade Lakshmi, Durga Mata e Saraswati

Shaadi ka Joda (Vestido de Noiva)

O Shringar começa com o vestido de noiva. Para as noivas hindus, o vestido é geralmente um sari de cor brilhante, com muitos bordados em fios dourados. Os tipos dos vestidos de casamento podem variar desde sari, lehenga, salwar etc; Isso depende de qual parte da Índia a família da noiva pertence. É o acessório mais importante para uma noiva. Uma noiva começa a partir do momento em que ela escolhe seu vestido de casamento, seja ele um lehenga ou um sari. Só depois disso, outros adornos são escolhidos combinando a roupa. Tradicionalmente uma roupa de noiva é composta por cores vivas e vibrantes como vermelho e dourado. A cor magenta é muito usada pelas noivas sikhs no casamento em gurdwaras.



Cor magenta, cor preferida da noiva sikh ao se casar na Gurdwara

Keshapasharachana (Penteado)
Gajra (flores)
Kesh significa cabelo,  Pash afluir, e rachna significa arranjo. A trança, de acordo com a mitologia antiga, simboliza os três rios da Índia (três tranças) - Ganga, Yamuna e Saraswati. Também simboliza a trindade de Brahma, Vishnu e Shiva. Há também uma outra teoria: Uma vertente representa a casa do pai da noiva, o segundo é a casa dos sogros, e a terceira representa a própria noiva que está ligada às duas famílias.






O cabelo da noiva é adornado com flores e acessórios. Geralmente a flor usada é Jasmim.

Mangtikka

Mangtikka é um acessório geralmente de ouro com pedras preciosas usado na separação central do cabelo até a testa. Acredita-se que a parte central da testa abriga o ajnachakra , o chakra que defende a preservação. Isto simboliza a condição da mulher como a preservação da raça humana. Hoje existem diferentes variações de Mangtikka. A Mangtikka com correntes amarradas ao longo da linha do cabelo é um tipo, que destaca as noivas.



Sindoor
Pronuncia-se "sandur".
Sindoor ou Vermillion é o símbolo que indica quando a mulher é casada. É a união dela com o marido. Ele é aplicado sobre a divisão central do cabelo. O pó é de cor vermelha, que simboliza a fertilidade e poder regenerativo da mulhere. É também chamado de Suhaag e é considerado um símbolo sagrado. Sindoor é colocado  pela primeira vez pelo noivo durante os rituais de casamento. Em algumas culturas hindus, o Sindoor deve ser usado diariamente. Como é uma tradição hindu não é comum o uso dele pela mulher sikh, mas devido a grande influência do hinduísmo é possível ver algumas delas usando o sindoor.




Bindi
Bindi é colocado no centro da testa da noiva. Bindi tem enormes explicações religiosas. Acredita-se que o centro da testa é o lugar onde existe o terceiro olho místico, e representa o fogo. Os nossos olhos são capazes de ver o presente, enquanto que o terceiro olho ajuda a ver o futuro. De acordo com certas tradições hindus o Bindi também indica que uma mulher é casada.



Kohl ( Kajal )
Kajal é igual um lápis preto que acentua e destaca os olhos. Os ingredientes utilizados na preparação ( sândalo / Manjal karsilanganni , óleo de rícino , manteiga ) tem propriedades medicinais, mantém a região hidratada e protegida de poeira. Acredita-se também que o kajal afasta maus espíritos e olho gordo.



Nath (Nose Ring - Anel nasal)

Nath é um dos acessórios mais tradicionais e étnicos. Em algumas tradições, o anel no nariz é um símbolo de uma mulher casada e, portanto, é usado diariamente.



Karn Phool (brincos)

Brincos embelezam as orelhas de uma noiva indiana. Karn Phool é uma palavra em sânscrito que significa "flor da orelha".



Haar (Colares) e Mangal Sutra (colar que simboliza o casamento)
Haar são colares normalmente feitos de ouro, e embelezado com pedras preciosas. Eles são geralmente pesados, com belos desenhos elaborados, contribuindo para a beleza da noiva. Um colar especial, geralmente feito de pérolas negras e ouro, é colocado pelo noivo sobre a noiva durante a cerimônia de casamento, e é chamado o Mangal Sutra. Isto simboliza o casamento e é usado pela noiva até sua morte. Importante destacar a diferença de cada região e também religião, por exemplo, entre os sikhs não é regra o uso do colar.


Baajuband (bracelete)
Braceletes são um símbolo de beleza e são usados ​​no braço da noiva, principalmente colocado sobre a blusa. Geralmente é feito de ouro com belas pedras preciosas sobre ele. Acredita-se que braceletes afastam o mau olhado.


Mehendi (Henna)
Mehendi representa o amor e significa a força do casamento. Mãos e pés da noiva são decorados com minuciosos desenhos padrões, feitos normalmente um dia antes do casamento. Uma vez que o mehendi é seco e lavado, ele fica com uma cor vermelho-alaranjada. Esta cor tem vários significados, como a fertilidade, a força, a ligação emocional, ligação sexual entre a noiva e o noivo, e é considerado auspicioso. A crença popular é que quanto mais escura a cor de Mehendi, mais adorada a noiva será. Acredita-se também que mehendi serve para proteger as pessoas de espíritos malignos, doenças, miséria e morte.

Chura/Chudiyan/Churi (Pulseiras)
Esse tipo de pulseiras são mais um sinal de uma mulher casada. Dependendo do costume, as pulseiras são feitas de ouro, vidro, de cor vermelho, ou qualquer outro metal. Em certas tradições, como Sikh e Punjabi, Kaleras também são usados ​​junto com as pulseiras e eles devem ser usados ​​mesmo depois do casamento. Kaleras são uns enfeites pendurados às pulseiras.
Adornar os pulsos de uma noiva com pulseiras e braceletes feitos de ouro, vidro ou qualquer outro material são usados significam longa vida ao marido. A cor do vidro das pulseiras, muitas vezes depende da cultura que a noiva ou seus sogros seguem. Em algumas regiões da Índia, é o tio do noivo que dá as pulseiras para a noiva.

A noiva não pode fazer nenhuma tarefa de casa durante os primeiros dias do casamento até que ela remova essas pulseiras pois isso é símbolo de recém-casada. Assim todos na região saberão que ela agora é uma mulher casada. Enquanto ela usar essas pulseiras (pode durar vários dias) as pessoas continuarão abençoando e fazendo rituais, dando presentes, qualquer coisa que seja considerado auspicioso para o casal viver feliz.

Kaleras da noiva Punjab


Aarsi (anel grande/ anel de polegar)

 A maioria das noivas tem um véu cobrindo o rosto durante a cerimônia de casamento, impedindo-a de ver o noivo. Estes anéis de polegar são geralmente feitos com espelhos, que ajudam a noiva ver a si mesma e também conseguir enxergar o noivo através do espelho do anel. Hoje em dia é muito comum a noiva escolher uma pedra preciosa no lugar do espelho.





Kamarband (cinto)

Kamarband é um ornamento amarrado na cintura. Geralmente usado por noivas que vestem sari. É um bonito cinto, geralmente feito de ouro com pedras preciosas, que acentua a cintura da noiva. Ele também ajuda a manter o sari no lugar.


Payal (tornozeleiras) e Bichua/toe ring (anel no dedo do pé)

Payal é uma grossa tornozeleira que tem pequenos sinos que fazem um som bonito, musical quando a noiva caminha. Sempre usadas em pares.
Anéis no dedo do pé são geralmente usados ​​no segundo dedo do pé e também é um símbolo de uma mulher casada. Tradicionalmente a noiva usa o anél de dedo do pé até a morte de seu marido. Certas culturas também têm algo chamado "Mahur", onde uma linha vermelha grossa é desenhada ao redor dos pés da noiva. Esta é outra indicação de uma mulher casada.

Ittar (Perfume)

O perfume vai manter a noiva agradavelmente perfumada e também a manter o frescor durante os longos rituais do casamento.




Extra
Coloquei 1 "ritual" extra que toda noiva indiana faz:

O Banho com ervas e tratamento de pele com pasta de turmeric
Antes de se vestir, noiva toma um banho especialmente elaborado no dia de seu casamento, o que em si é um ritual seguido tradicionalmente. Primeiro aplica em seu cabelo óleos aromáticos e uma pasta de leite, haldi = turmeric (açafrão), sândalo em pó e farinha de grão-de-bico no rosto, mãos e pernas. Depois disso, ela é banhada e seu cabelo é lavado com uma pasta feita a partir de plantas medicinais como Brahmi, Shikakai, Aloe Vera, Bhringraj e Amla. Não há como negar o brilho que uma noiva irradia quando passa por este banho cerimonial.


Fonte:http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/11/os-enfeites-da-noiva-indiana.html

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…