COMO PRATICAR OS MUDRAS NO YOGA


COMO PRATICAR OS MUDRAS NO YOGA


A técnica dos Mudras é baseada na terapia do toque e sua prática regular ajuda a equilibrar os cinco elementos em nossos corpos inferiores. Tocar pontos específicos em nossas mãos, faz com que a energia possa circular corretamente sendo direcionada para um bem específico fundamentado nos cinco elementos. Nossos corpos são como máquinas que podem ser programadas e consertadas apertando pontos de luz em nossas mãos. 

Os mudras podem ser feitos em qualquer lugar. Pode, em muitos casos, ser feito com apenas uma das mãos. Nos mudras, devemos  tocar certos dedos, sendo que os que sobram, não têm necessariamente que ficar esticados, eles podem ficar em uma posição confortável [...]Se você está doente, pode e deve praticar os mudras. Mesmo um minuto pode e faz a diferença. Fazer um bom alongamento com as mãos ajuda bastante a performance e a capacidade de tempo.Os mudras podem ser feitos em conjunto com qualquer tratamento sem prejuízo algum, com a vantagem de conseguir resultado positivo mesmo sem a fé no tratamento. Sempre  respire profundamente por alguns instantes antes de fazer sua seção de mudras e busque o sentimento de calma e tranqüilidade que vem da respiração. Fique assim até sentir-se em paz e harmonizado. 

Faça seus mudras concentrado e atento em todos os movimentos, pressionando apenas o suficiente para sentir o fluxo da energia, mas não tanto que as pontas dos dedos fiquem brancas.O toque não precisa ser rijo, você poderá ficar esfregando levemente mantendo um movimento.A utilização dos mudras tem como finalidade desenvolver as correntes de energia internas do corpo, e com a prática, o poder de controlar estas energias. Desta forma podemos canalizar as outras partes do corpo, inundando-as de energia e restaurando-as.Em determinados níveis, também podemos ajudar outras pessoas a reativarem suas energias, mesmo que distantes fisicamente de nós. 

Qualquer momento e lugar são adequados para praticarmos os mudras, porém, dependendo do tipo de mudra, é preferível fazê-lo em um lugar tranqüilo e sem ruídos, onde podemos manter nossa concentração mental, emocional e física.Os mudras podem ser feitos de pé, deitado, sentado ou caminhando. Sentado, a melhor posição é com a coluna ereta e os pés no chão. Deitado, a melhor posição é de barriga para cima (com a coluna no chão). De pé aconselhamos a separar ligeiramente as pernas, flexionando levemente os joelhos, aumentando o fluxo de energia, criando uma polaridade Alfa - Omega. Caminhando devemos fazê-lo a um passo ritmado e normal. 

Qualquer momento é adequado para desenvolver sua energia. No entanto, os melhores momentos são antes de levantarmos ou deitarmos, antes ou depois de comer (evite fazer com o estômago cheio, espere pelo menos uma hora antes de fazer o mudra), caminhando, em público ou nos intervalos no trabalho. Não se deve praticar muitos mudras de uma só vez. Eleja dois ou três, no máximo, praticando-os sempre que possível nas mesmas horas e durante uns dias. Quanto mais tempo praticá-los, mais rapidamente sentirá seus efeitos (a constância é a chave do sucesso). 

Devemos praticar cada mudra pelo menos por três minutos. Ao melhorarmos nossa habilidade para mantermos o mudra e invocar sua energia, devemos prolongar o tempo paulatinamente. Grandes mestres mantém o mínimo de doze minutos e no máximo 45 minutos para cada mudra. Fazem entre três a quatro vezes o mesmo mudra diariamente, e principalmente, se desejarem eliminar um problema crônico. Os efeitos variam de pessoa para pessoa e o tempo é somente a nível de orientação. Os efeitos podem ser percebidos rapidamente ou algum tempo depois. Os sintomas de efeito são quase sempre o calor, a eliminação do mal estar, um melhor estado emocional e aumento de clareza e potencial mental. 

CONHECENDO OS SEUS DEDOS

Dedos
Chakra atuante
Elemento relacionado
Polegar
Garganta
Fogo
Indicador
Terceira visão
Ar
Médio
Coração
Éter
Anular
Plexo Solar
Terra
Mínimo
Alma
Água

1 - Dedo Polegar - o dedão: - O polegar é o único que pode ficar de frente para os seus irmãos da mesma mão. O elemento fogo e o meridiano dos pulmões são associados com o dedo polegar. O fogo do dedo polegar nutre a energia dos outros dedos e absorve o excesso de energia. Ele assim, restaura e equilibra. Ele faz o trabalho de incinerador do lixo, com o poder do fogo para criar a ordem. O fogo depende do ar, pois morre sem o oxigênio. O mesmo acontece com a respiração de nossas células. Nosso metabolismo em nossas células individuais só pode funcionar propriamente com uma quantidade adequada de oxigênio. Com o fogo e o ar podemos curar quase todos os males de nosso corpo. 

2 - Dedo Indicador: - O elemento do ar representa a mente e o poder do pensamento. O pensamento é o iniciador do desejo e da ação. É o molde de nossos projetos com a terceira visão. 
Este dedo está associado ao intestino e ao profundo meridiano do estômago. Também nos dá um instinto fiel, aumenta a capacidade de reflexão e traz muita inspiração. Esta é uma energia que vai ao nosso mais profundo íntimo e de volta para o cosmo.

3 - Dedo Médio - o dedo do meio: - Associado ao elemento do éter, este é o dedo do céu, o dedo mais longo de nossa mão. Quando erguemos nossas mãos aos céus, ele é o pico da montanha do nosso ser. Estude a sua mão, olhe-a com calma. As energias deste longo dedo irradiam ao mais longe infinito. Este dedo está relacionado aos nossos riscos. Sua qualidade está na alegria em tomarmos ações. Seu raio de ação vai desde os nossos atos terrenos, até ao mais longínquo cosmo e além. Aqui é a hora da entrega de nosso ego e preocupação com o eu, ao nosso EU Superior no Chakra do Coração.

4 - O Dedo Anular - o dedo do anel: - Este dedo está associado ao elemento terra e ao nosso poder material. Ele nos dá o poder de afirmação e posicionamento na vida. Paciência e harmonia, serenidade, pureza e esperança. O Chakra do Plexo Solar mostra que este é o dedo da busca da vontade divina para a manifestação física.

5 - Dedo Mínimo - o dedo pequeno: - Associado ao elemento água. É o dedo da comunicação e do emocional.  Ligado ao meridiano do coração, não só o nutre e fortifica como preenche alegremente os relacionamentos. Este dedo está relacionado ao Chakra da Alma, mostrando a necessidade da alma em servir e cuidar do próximo.

Quando um dedo representando um dos elementos de nosso corpo entra em contato com o polegar que representa o elemento fogo, aquele elemento relacionado ao dedo é levado à purificação e ao equilíbrio. Assim, o elemento equilibrado, traz a cura a várias doenças ou mesmo, curando o desequilíbrio antes que a doença se manifeste.
Toque/Dedo
Representa
Efeito
Polegar com indicadorNascimentoConhecimento
Polegar com MédioVidaPaciência e Sabedoria
Polegar com AnularMorte/TransformaçãoVitalidade e Energia
Polegar com MínimoRenascimentoComunicação

MUDRAS PARA O CORPO 

MUDRA DA VITALIDADE – PRANA MUDRA -Este é o mudra da vida. Ele o ajudará a repor as forças, bombeando a força da vida para o corpo, aumentando a vitalidade, reduzir o cansaço, melhorar a vista, ajudando a curar infecções oculares, dando poder para os olhos. Beneficia a cura de todos os tipos de doenças. Ajuda a desenvolver a capacidade de impor-se e perseverar, melhorando a auto-estima, a percepção e a clareza mental. Praticar este mudra junto com a respiração acalma os nervos.


Apóie as mãos sobre os joelhos. Junte a gema do dedo polegar com o mínimo e o anular, de cada mão. Os demais dedos permanecem estendidos. Respire profunda e calmamente todo o tempo em que estiver fazendo este mudra. Poderá entoar o OM calmamente. 

MUDRA PARA AJUDAR A RESOLVER PROBLEMAS DE GARGANTA - Este é o mudra caracol. Este mudra lhe ajudará a resolver qualquer problema de garganta, afonia, inflamações, resfriados etc.. Atua relaxando e ajuda a recolher-se ao silencio. 


Junte suas mãos. A mão direita faz-se em punho abraçando o polegar da mão esquerda e com o dedo polegar estendido tocando o dedo anular da mão esquerda.O visual parece de um caracol. Ponhas as mãos para frente e para fora, com os cotovelos afastados do corpo. Mantenha os braços em paralelo ao solo. Pratique três vezes ao dia durante quinze minutos. Respirando larga e profundamente, recite o OM em cada expiração. Depois tente escutar o silêncio.

MUDRA DA ENERGIA - MUDRA APAANEste mudra expulsa as substâncias tóxicas do organismo, elimina problemas com a bexiga, ajuda à pessoa a ser mais decidida e a planejar o futuro, tem um efeito equilibrador, aumenta a paciência, a serenidade e desenvolve a capacidade de visão. 


Apóie as mãos sobre os joelhos. Junte a gema do dedo polegar com as gemas dos dedos médio e anular e mantenha os outros dedos estendidos.Faça uma respiração profunda, larga e lenta. Pratique-o entre cinco e quinze minutos por três vezes ao dia.


MUDRA DO PLEXO SOLAR O Rudra-Mudra é conhecido como o  senhor do chakra do plexo solar. É adequado para aliviar estados gerais de esgotamento, vertigens, transtornos cardíacos e para recuperar as energias. 


Faça este mudra unindo as pontas dos dedos anular, indicador e polegar.Mantenha o restante dos dedos estendidos e relaxados (a postura é a mesma para as duas mãos). Pratique entre três a sete vezes ao dia durante pelo menos cinco minutos.  A respiração deverá ser profunda e pausada.


MUDRA MATANGIEste mudra é conhecido como a divindade da  harmonia interna e do domínio real. É adequado para equilibrar as energias, desaparecer com as tensões internas, beneficiar o estômago, o pâncreas, o baço, o coração, os rins, relaxa as dores espalhadas e tensões maxilares. 


Coloque suas mãos na altura do estomago. Mantenha os braços paralelos ao solo. Una as palmas das mãos e entrelace os dedos, deixando os dedos médios esticados e unidos pelas gemas.Concentre sua respiração no estomago e mantenha-a profunda e lenta. Procure praticá-lo 3x ao dia durante quatro minutos, e então relaxe.

MUDRAS PARA O ESPÍRITO 

MUDRA PARA A ADORAÇÃO DIVINA - Praticar este mudra é um excelente caminho para se induzir a um estado meditativo de alerta. Atualmente é utilizado em todo o mundo por diferentes culturas e tradições espirituais.Este mudra também é chamado de Atmanjali , "o gesto da oração" "o selo da união com o divino" "sela a energia no corpo e sela o relacionamento com o divino", proporcionará uma força interior regeneradora e resistência física, estabilizando, clarificando e fortalecendo o ânimo.A cabeça abaixa-se em reverência a Luz Divina.Este mudra reduz o stress e a ansiedade, acalma o corpo mental, cria flexibilidade nas mãos, dedos, pulso e braços, expandindo o chakra do coração.


Aspire enquanto junta as palmas das mãos e repousa  os polegares de encontro ao peito. Pressione as mãos com firmeza uma contra a outra, mas com a mesma força, (tenha a certeza de que uma mão não domine a outra).(Destros e canhotos devem olhar a mão forte e dominar sua tendência de sobressair-se sobre a outra) se sentir que há a menor falta de equilíbrio, relaxe a mão dominante, mas evite aumentar a força da mão não dominante.

Faça uma reverência (respeito ao poder divino) baixando a cabeça suavemente, enquanto levanta o peito em direção aos polegares.Este é um símbolo da unidade, da união com o divino e aumenta o contato com a fonte de energia e a capacidade de cura.Respire calma e profundamente. Faça este mudra pelo menos por cinco minutos e o mais relaxado possível.Busque um altar ou mesmo no amanhecer ou no pôr-do-Sol, para fazê-lo em reverência a Deus. Afirme “Pai, Seja Feita A Sua Vontade, Assim na Terra como no Céu”.

MUDRA DO VAZIO - Este mudra tem a finalidade de buscar o vazio da mente, para que possa surgir a essência divina do nosso eu positivo interior.Para muitos, este é o caminho do encontro com a luz da sabedoria interior, estabelecendo contato com a essência, abrindo a consciência universal.



Coloque as palmas das mãos viradas para cima encostando as laterais das mãos da barriga acima do umbigo. Descanse os dedos da mão direita sobre os dedos da mão esquerda, unindo os dedos de ambas as mãos, levantando os dedos polegares que se encostam formando uma esfera.Busque um local bem calmo e silencioso para fazer este mudra. Visualize uma Luz Cristalina no centro de sua fonte, no local de sua 3ª Visão e busque ser envolvido completamente por esta Luz. Em nada pense, apenas sinta e aceite esta luz purificadora.

MUDRA DO LÓTUS - Conhecido pelo símbolo da pureza. É adequado para relacionar-se com o divino, melhorar os relacionamentos, desenvolver a bondade, o afeto e a comunicação.


Coloque as mãos na altura do coração.Disponha as mãos como se fosse uma flor no ponto de abrir-se. Os polegares, os mínimos e a base das mãos se tocam e os outros dedos se separam. Respire profundamente por quatro vezes e então feche as mãos unindo todas as gemas dos dedos e as palmas da mão.Volte a repetir as posições e a respiração por quatro vezes e então relaxe.

O Mantra para este mudra pode ser - OM VAM NAMAHA, ou simplesmente – VAM.

MUDRAS PARA A MENTE E A ALMA

MUDRA DA MEDITAÇÃO - Serenar a mente e meditar é primordial para o bem estar e isto requer disciplina e prática. Este mudra ajuda a encontrar a concentração e a serenidade na meditação.


Junte as mãos colocando a direita sobre a esquerda, sentindo os pulsos com as gemas dos dedos. Feche os olhos e direcione a concentração para o terceiro olho.Faça uma respiração prolongada profunda e lenta. Pratique-o todos os dias por uma semana seguida, sendo no mínimo por três minutos de duração.
MUDRA DA SATISFAÇÃO - Os maus momentos do passado podem afetar o presente e o futuro. Este mudra o ajudará a encontrar a serenidade e a satisfação. O contato com as gemas dos dedos lhe trará a energia necessária para o equilíbrio corporal reforçando o seu contato com o Eu Superior.



O dedo polegar e o médio da mão direita se tocam nas gemas, formando um círculo. Na mão esquerda toque o polegar com o mínimo.Para os homens, inverta as mãos tocando o mínimo com o polegar da mão direita e o médio com o polegar da esquerda.A respiração deve ser prolongada, profunda e lenta. Medite durante uns minutos e feche a mão em punho e então relaxe.

MUDRA DA RIQUEZA - Mudra Kureba, também conhecido como mudra do Deus da riqueza.É adequado para solucionar problemas cotidianos como achar uma vaga para estacionar o carro, tomar uma decisão entre uma compra ou outra, decidir se fecha um negócio ou não, entre outros.Ajuda no planejamento de seu futuro e também a eliminar a mucosidade, dar paz de espírito, serenidade e confiança.



Una as pontas do indicador, do polegar e do médio em ambas as mãos. Os outros dedos permanecem dobrados.Pratique-o uma ou duas vezes por dia e sempre mantendo uma respiração tranqüila e profunda. Você poderá fazê-lo juntamente com afirmações positivas para solucionar seus problemas.

Mudras (Hand Formations)






Fonte:http://www.ocaminhodomeio.com.br/mudras/index.html