SIDDARTHA GAUTAMA,O BUDA

  

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Gautama Buda
Uma estátua do Buda de Sarnath , Uttar Pradesh , Índia, por volta de 475 CE. O Buda é retratado ensinando na posição de lótus , enquanto faz o mudra do Dharmacakra .
Nome sânscrito
sânscritoSiddhārtha Gautama सिद्धार्थ गौतम
Nome em Pali
PaliSiddhattha Gotama สิ ทฺ ธ ตฺ ถ โค ต ม
Outros nomesShakyamuni ("Sábio dos Shakyas ")
Pessoal
Nascermos
Siddhartha Gautama

c. 563 AC ou 480 AC
Lumbini , República Shakya (de acordo com a tradição budista) [nota 1]
Morreuc. 483 aC ou 400 aC (com 80 anos) [1] [2] [3]
Kushinagar , República de Malla (de acordo com a tradição budista) [nota 2]
Religiãobudismo
CônjugeYasodharā
Crianças
Pais
Conhecido porFundador do budismo
Outros nomesShakyamuni ("Sábio dos Shakyas ")
Postagem sênior
AntecessorBuda Kassapa
SucessorMaitreya

Buda (também conhecido como Siddhartha Gotama ou Siddhārtha Gautama ) [nota 3] foi um filósofo , mendicante , meditador, professor espiritual e líder religioso que viveu na Índia Antiga (c. 5º ao 4º séculos aC). [5] [6] [7] [nota 4] Ele é reverenciado como o fundador da religião mundial do Budismo , e adorado pela maioria das escolas budistas como o Iluminado que transcendeu o Karma e escapou do ciclo de nascimento e renascimento . [8] [9][10] Ele ensinou por cerca de 45 anos e construiu um grande número de seguidores, tanto monásticos quanto leigos. [11] Seu ensino é baseado em sua compreensão de duḥkha (normalmente traduzido como "sofrimento") e no fim de dukkha - o estado chamado Nibbāna ou Nirvana .

O Buda nasceu em uma família aristocrática, no clã Shakya , mas acabou renunciando à vida laica. De acordo com a tradição budista, após vários anos de mendicância , meditação e ascetismo , ele despertou para entender o mecanismo que mantém as pessoas presas no ciclo de renascimento. O Buda então viajou pela planície do Ganges ensinando e construindo uma comunidade religiosa . O Buda ensinou um meio-termo entre a indulgência sensual e o ascetismo severo encontrado no movimento śramaṇa indiano [12] Ele ensinou um caminho espiritual que incluía treinamento éticopráticas meditativas , como jhana e atenção plena . O Buda também criticou as práticas dos sacerdotes brâmanes , como o sacrifício de animais .

Alguns séculos após sua morte, ele passou a ser conhecido pelo título de Buda , que significa "O Desperto" ou "O Iluminado". [13] Os ensinamentos de Gautama foram compilados pela comunidade budista nos Suttas , que contêm seus discursos, e no Vinaya , seus códigos para a prática monástica. Estes foram transmitidos em dialetos arianos do Indo Médio por meio de uma tradição oral . [14] [15] As gerações posteriores compuseram textos adicionais, como tratados sistemáticos conhecidos como Abhidharma , biografias do Buda, coleções de histórias sobre as vidas passadas do Buda conhecidas como contos Jataka, e discursos adicionais, ou seja, os sutras Mahayana . [16] [17]

Nomes e títulos

Além de "Buda" e do nome Siddhārtha Gautama (Pali: Siddhattha Gotama), ele também era conhecido por outros nomes e títulos, como Shakyamuni ("Sábio dos Shakyas "). [18] [nota 5]

Nos primeiros textos, o Buda também costuma se referir a si mesmo como Tathāgata (Sânscrito: [tɐˈtʰaːɡɐtɐ]). O termo é freqüentemente considerado como significando "aquele que assim partiu" (tathā-gata) ou "aquele que veio" (tathā-āgata), possivelmente referindo-se à natureza transcendental da realização espiritual do Buda. [19]

Uma lista comum de epítetos são comumente vistos juntos nos textos canônicos e retratam algumas de suas qualidades espirituais: [20]

  • Sammasambuddho  - Perfeitamente desperto
  • Vijja-carana-sampano  - Dotado de maior conhecimento e conduta ideal.
  • Sugato  - Bem-falado ou falado.
  • Lokavidu  - Conhecedor de muitos mundos .
  • Anuttaro Purisa-damma-sarathi  - Treinador incomparável de pessoas não treinadas.
  • Satthadeva-Manussanam  - Professor de deuses e humanos.
  • Bhagavathi  - o Abençoado
  • Araham  - Digno de homenagem. Um Arahant é "aquele com as impurezas destruídas, que viveu a vida santa, fez o que tinha que ser feito, depôs o fardo, alcançou o verdadeiro objetivo, destruiu os grilhões do ser e é completamente liberado por meio do conhecimento final".
  • Jina  - Conquistadora. Embora o termo seja mais comumente usado para nomear um indivíduo que alcançou a liberação na religião Jainismo , é também um título alternativo para o Buda. [21]

Cânon Pali também contém vários outros títulos e epítetos para o Buda, incluindo: Tudo que vê, Todo-transcendente sábio, Touro entre os homens, O líder da caravana, Dissipador das trevas, O Olho, Principalmente dos cocheiros, Principalmente daqueles que podem atravessar , Rei do Dharma ( Dharmaraja ), Parente do Sol, Ajudante do Mundo ( Lokanatha ), Leão ( Siha ), Senhor do Dhamma, De excelente sabedoria ( Varapañña ), Radiante, Portador da Tocha da humanidade, Médico e cirurgião insuperável , Victor na batalha e Portador do poder. [22]

Pessoa histórica

Os estudiosos hesitam em fazer afirmações irrestritas sobre os fatos históricos da vida do Buda. A maioria das pessoas aceita que o Buda viveu, ensinou e fundou uma ordem monástica durante a era Mahajanapada durante o reinado de Bimbisara ( c.  558  - c.  491 AC , ou c. 400 AC), [23] [24] [25] o governante do império Magadha , e morreu durante os primeiros anos do reinado de Ajatasatru , que foi o sucessor de Bimbisara, tornando-o um contemporâneo mais jovem de Mahavira , o jainista tirthankara . [26] [27]Embora a sequência geral de "nascimento, maturidade, renúncia, busca, despertar e libertação, ensino, morte" seja amplamente aceita, [28] há menos consenso sobre a veracidade de muitos detalhes contidos nas biografias tradicionais. [29] [30] [31]

Os tempos de nascimento e morte de Gautama são incertos. A maioria dos historiadores no início do século 20 datou sua vida como c. 563 AEC a 483 AEC. [1] [32] Dentro da tradição budista oriental da China, Vietnã, Coréia e Japão, a data tradicional para a morte de Buda foi 949 aC [33] De acordo com o sistema Ka-tan de cálculo de tempo na tradição Kalachakra, Acredita-se que Buda morreu por volta de 833 AEC. [34] Mais recentemente, sua morte foi datada mais tarde, entre 411 e 400 aC, enquanto em um simpósio sobre esta questão realizado em 1988, [35] [36] [37] a maioria dos que apresentaram opiniões definitivas deram datas dentro de 20 anos ambos os lados de 400 aC para a morte do Buda. [1][38] [nota 4] Essas cronologias alternativas, no entanto, não foram aceitas por todos os historiadores. [44] [45] [nota 6]

Contexto histórico

Ancient kingdoms and cities of India during the time of the Buddha (circa 500 BCE)
Antigos reinos e cidades da Índia durante a época do Buda (cerca de 500 a.C.)

De acordo com a tradição budista, Gautama nasceu em Lumbini , hoje no Nepal moderno, e foi criado em Kapilvastu, que pode ter sido no que é hoje Tilaurakot , no Nepal, ou Piprahwa , na Índia. [nota 1] De acordo com a tradição budista, ele obteve sua iluminação em Bodh Gaya , deu seu primeiro sermão em Sarnath e morreu em Kushinagar .

Um dos nomes usuais de Gautama era "Sakamuni" ou "Sakyamunī" ("Sábio dos Shakyas"). Isso e as evidências dos primeiros textos sugerem que ele nasceu no clã Shakya , uma comunidade que estava na periferia, tanto geográfica quanto culturalmente, do subcontinente indiano oriental no século 5 aC. [66] A comunidade era uma pequena república ou uma oligarquia . Seu pai era um chefe eleito, ou oligarca. [66] Bronkhorst chama essa cultura oriental de Grande Magadha e observa que "o budismo e o jainismo surgiram em uma cultura que era reconhecida como não-védica". [67]

Os Shakyas eram um grupo étnico sub-Himalaia oriental que era considerado fora do Āryāvarta e de 'origem mista' ( saṃkīrṇa-yonayaḥ , possivelmente parte ariana e parte indígena). As leis de Manu os tratam como não arianos . Conforme observado por Levman, "O Baudhāyana-dharmaśāstra (1.1.2.13-4) lista todas as tribos de Magadha como estando fora dos limites do Āryāvarta; e apenas visitá-los exigia um sacrifício purificador como expiação" (In Manu 10.11, 22) . [68] Isso é confirmado pelo Ambaṭṭha ​​Sutta, onde os Sakyas são considerados "rudes", "de origem servil" e criticados porque "eles não honram, respeitam, estimam, reverenciam ou prestam homenagem aos brâmanes." [69] Algumas das práticas não-védicas desta tribo incluíam o incesto (casamento de suas irmãs), a adoração de árvores, espíritos das árvores e nagas. [70] De acordo com Levman, "embora a linguagem áspera dos Sakyas e os ancestrais Munda não provem que eles falavam uma língua não indo-ariana, há muitas outras evidências sugerindo que eles eram de fato uma etnia separada (e provavelmente linguística) grupo." [71] Christopher I. Beckwith identifica os Shakyas como citas . [72]

Além dos brâmanes védicos , a vida do Buda coincidiu com o florescimento das influentes escolas de pensamento Śramaṇa como Ājīvika , Cārvāka , Jainismo e Ajñana . [73] Brahmajala Sutta registra sessenta e duas escolas de pensamento. Nesse contexto, um śramaṇa se refere a alguém que trabalha, labuta ou se esforça (por algum propósito religioso ou superior). Foi também a era de pensadores influentes como Mahavira , [74] Pūraṇa Kassapa , Makkhali Gosāla , Ajita Kesakambalī , Pakudha Kaccāyana e Sañjaya Belaṭṭhaputta , conforme registrado no Samaññaphala Sutta , cujos pontos de vista o Buda certamente deve ter conhecido. [75] [76] [nota 8] De fato, Sariputta e Moggallāna , dois dos principais discípulos do Buda, foram anteriormente os principais discípulos de Sañjaya Belaṭṭhaputta, o cético; [78] e o cânone Pali freqüentemente retrata Buda se envolvendo em debates com adeptos de escolas de pensamento rivais. Também há evidências filológicas que sugerem que os dois mestres, Alara Kalama e Uddaka Ramaputta, eram de fato figuras históricas e muito provavelmente ensinaram a Buda duas formas diferentes de técnicas meditativas. [79] Assim, Buda foi apenas um dos muitos filósofos śramaṇa daquela época. [80] Em uma era onde a santidade da pessoa era julgada por seu nível de ascetismo, [81] Buda foi um reformista dentro do movimento śramaṇa, ao invés de um reacionário contra o brahminismo védico. [82]

Historicamente, a vida do Buda também coincidiu com a conquista aquemênida do vale do Indo durante o governo de Dario I por volta de 517/516 aC. [83] Esta ocupação aquemênida das áreas de Gandhara e Sindh , que durou cerca de dois séculos, foi acompanhada pela introdução de religiões aquemênidas, o mazdaísmo reformado ou o zoroastrismo inicial , ao qual o budismo poderia ter reagido em parte. [83] Em particular, as idéias do Buda podem ter consistido parcialmente em uma rejeição das idéias "absolutistas" ou "perfeccionistas" contidas nessas religiões aquemênidas. [83]

Fontes mais antigas

The words "Bu-dhe" (𑀩𑀼𑀥𑁂, the Buddha) and "Sa-kya-mu-nī " ( 𑀲𑀓𑁆𑀬𑀫𑀼𑀦𑀻, "Sage of the Shakyas") in Brahmi script, on Ashoka's Lumbini pillar inscription (circa 250 BCE)
As palavras " Bu-dhe " (𑀩𑀼𑀥𑁂, o Buda ) e " Sa-kya - mu-ni " ( 𑀲𑀓𑁆𑀬𑀫𑀼𑀦𑀻 , "Sábio do Shakyas ") em Brahmi roteiro , em Ashoka 's Lumbini pilar inscrição (circa 250 aC)

Nenhum registro escrito sobre Gautama foi encontrado de sua vida ou de um ou dois séculos depois. Mas a partir de meados do século 3 aC, vários Editos de Ashoka (reinou por volta de 269-232 aC) mencionam o Buda, e particularmente inscrição do pilar Lumbini de Ashoka comemora a peregrinação do imperador a Lumbini como o local de nascimento do Buda, chamando-o de Buda Shakyamuni ( escrita Brahmi : 𑀩𑀼𑀥 𑀲𑀓𑁆𑀬𑀫𑀼𑀦𑀻 Bu-dha Sa-kya-mu-nī , "Buda, Sábio dos Shakyas "). [84] Outro de seus editos ( Minor Rock Edict No. 3 ) menciona os títulos de vários Textos do Dhamma , estabelecendo a existência de uma tradição budista escrita pelo menos na época da era Maurya . Esses textos podem ser os precursores do Cânon Pāli . [85] [86] [nota 9]

Bharhut inscription: Bhagavato Sakamunino Bodho (𑀪𑀕𑀯𑀢𑁄 𑀲𑀓𑀫𑀼𑀦𑀺𑀦𑁄 𑀩𑁄𑀥𑁄 "The illumination of the Blessed Sakamuni"), circa 100 BCE.[87]
Inscrição de Bharhut : Bhagavato Sakamunino Bodho (𑀪𑀕𑀯𑀢𑁄 𑀲𑀓𑀫𑀼𑀦𑀺𑀦𑁄 𑀩𑁄𑀥𑁄 "A iluminação do Abençoado Sakamuni"), cerca de 100 aC. [87]

"Sakamuni" também é mencionado nos relevos de Bharhut , datados de cerca de 100 aC, em relação com sua iluminação e a árvore Bodhi , com a inscrição Bhagavato Sakamunino Bodho ("A iluminação do Abençoado Sakamuni"). [87]

Os manuscritos budistas mais antigos que sobreviveram são os textos budistas de Gandhāran , encontrados no Afeganistão e escritos em Gāndhārī , datam do primeiro século AEC ao terceiro século dC. [88]

Com base em evidências filológicas , o indologista e especialista em Pali Oskar von Hinüber diz que alguns dos suttas em Pali mantiveram nomes de lugares, sintaxe e dados históricos muito arcaicos desde a época de Buda, incluindo o Mahāparinibbāṇa Sutta, que contém um relato detalhado dos últimos dias do Buda. Hinüber propõe uma data de composição não posterior a 350–320 AEC para este texto, o que permitiria uma "verdadeira memória histórica" ​​dos eventos de aproximadamente 60 anos antes se a Cronologia Curta para a vida do Buda fosse aceita (mas ele também aponta que tal texto foi originalmente concebido mais como hagiografia do que como um registro histórico exato de eventos). [89] [90]

John S. Strong vê certos fragmentos biográficos nos textos canônicos preservados em Pali, bem como em chinês, tibetano e sânscrito como o material mais antigo. Isso inclui textos como o “Discurso sobre a busca nobre” (Pali: Ariyapariyesana-sutta ) e seus paralelos em outras línguas. [91]

Biografias tradicionais

Uma das primeiras representações antropomórficas do Buda, aqui cercada por Brahma (à esquerda) e Śakra (à direita).  Bimaran Casket, meados do século I dC, Museu Britânico. [92] [93]
Uma das primeiras representações antropomórficas do Buda, aqui cercada por Brahma (à esquerda) e Śakra (à direita). Bimaran Casket , meados do século I dC, Museu Britânico . [92] [93]

Fontes biográficas

As fontes que apresentam uma imagem completa e completa da vida de Siddhārtha Gautama são uma variedade de biografias tradicionais diferentes e, às vezes, conflitantes. Estes incluem o Buddhacarita , Lalitavistara Sūtra , Mahāvastu e o Nidānakathā . [94] Destes, o Buddhacarita [95] [96] [97] é a biografia completa mais antiga, um poema épico escrito pelo poeta Aśvaghoṣa no primeiro século EC. [98] O Lalitavistara Sūtra é a próxima biografia mais antiga, uma biografia Mahāyāna / Sarvāstivāda datada do século III dC.[99] O Mahāvastu datradição Mahāsāṃghika Lokottaravāda é outra biografia importante, composta gradualmente até talvez o século 4 EC. [99] Abiografia de Dharmaguptaka do Buda é a mais exaustiva e é intitulada Abhiniṣkramaṇa Sūtra , [100] e várias traduções chinesas desta data entre os séculos III e VI dC. O Nidānakathā é datradição Theravada no Sri Lanka e foi composto no século 5 por Buddhaghoṣa . [101]

As fontes canônicas anteriores incluem o Ariyapariyesana Sutta ( MN 26), o Mahāparinibbāṇa Sutta ( DN 16), o Mahāsaccaka-sutta (MN 36), o Mahapadana Sutta (DN 14) e o Achariyabhuta Sutta (MN 123), que incluem relatos que podem ser mais antigos, mas não são biografias completas. Os contos Jātaka recontam vidas anteriores de Gautama como um bodhisattva , e a primeira coleção deles pode ser datada entre os primeiros textos budistas. [102] O Mahāpadāna Sutta e o Achariyabhuta Suttaambos relatam eventos milagrosos em torno do nascimento de Gautama, como a descida do bodhisattva do Céu Tuṣita ao útero de sua mãe.

Natureza das representações tradicionais

Māyā milagrosamente dando à luz a Siddhārtha.  Sânscrito, manuscrito em folha de palmeira.  Nālandā, Bihar, Índia.  Período Pāla
Māyā milagrosamente dando à luz a Siddhārtha. Sânscrito , manuscrito em folha de palmeira . Nālandā , Bihar , Índia. Período Pāla

Nos primeiros textos budistas, os nikāyas e āgamas , o Buda não é descrito como possuidor de onisciência ( sabbaññu ) [103] nem como um ser transcendente eterno ( lokottara ). De acordo com Bhikkhu Analayo , as idéias da onisciência do Buda (junto com uma tendência crescente de deificá-lo e à sua biografia) são encontradas somente mais tarde, nos sutras Mahayana e comentários pali posteriores ou textos como o Mahāvastu . [103] No Sandaka Sutta , o discípulo do Buda Anandadescreve um argumento contra as alegações de professores que dizem que todos sabem [104], enquanto no Tevijjavacchagotta Sutta o próprio Buda afirma que nunca afirmou ser onisciente, em vez disso, afirmou ter os "conhecimentos superiores" ( abhijñā ) . [105] O material biográfico mais antigo do Pali Nikayas enfoca a vida do Buda como um śramaṇa , sua busca pela iluminação com vários professores, como Alara Kalama, e sua carreira de quarenta e cinco anos como professor. [106]

As biografias tradicionais de Gautama geralmente incluem vários milagres, presságios e eventos sobrenaturais. O caráter do Buda nessas biografias tradicionais é freqüentemente o de um ser totalmente transcendente (sânsc. Lokottara ) e perfeito que não é sobrecarregado pelo mundo mundano. No Mahāvastu , ao longo de muitas vidas, Gautama disse ter desenvolvido habilidades supramundanas, incluindo: um nascimento sem dor concebido sem relação sexual; não há necessidade de sono, comida, remédios ou banho, embora se envolva nisso "em conformidade com o mundo"; onisciência e capacidade de "suprimir carma". [107]Conforme observado por Andrew Skilton, o Buda foi frequentemente descrito como sendo sobre-humano, incluindo descrições dele tendo as 32 marcas maiores e 80 menores de um "grande homem", e a ideia de que o Buda poderia viver por tanto tempo quanto um aeon se ele desejado (ver DN 16). [108]

Os antigos índios geralmente não se preocupavam com cronologias, sendo mais focados na filosofia. Os textos budistas refletem essa tendência, fornecendo uma imagem mais clara do que Gautama pode ter ensinado do que das datas dos eventos em sua vida. Esses textos contêm descrições da cultura e da vida diária da Índia antiga que podem ser corroboradas pelas escrituras Jain , e fazem da época do Buda o período mais antigo da história indiana para o qual existem relatos significativos. [109] A autora britânica Karen Armstrong escreve que embora haja muito pouca informação que possa ser considerada historicamente sólida, podemos estar razoavelmente confiantes de que Siddhārtha Gautama existiu como uma figura histórica. [110]Michael Carrithers vai um pouco além ao afirmar que o esboço mais geral de "nascimento, maturidade, renúncia, busca, despertar e liberação, ensino, morte" deve ser verdadeiro. [111]

Vidas anteriores

As lendárias coleções Jataka retratam o futuro Buda em uma vida anterior prostrando-se diante do passado Buda Dipankara, decidindo ser um Buda e recebendo uma previsão do futuro estado de Buda.
As lendárias coleções Jataka retratam o futuro Buda em uma vida anterior prostrando-se diante do passado Buda Dipankara , decidindo ser um Buda e recebendo uma previsão do futuro estado de Buda.

Biografias lendárias como o Pali Buddhavaṃsa e o Sânscrito Jātakamālā retratam a carreira de Buda (referido como " bodhisattva " antes de seu despertar) como se estendendo por centenas de vidas antes de seu último nascimento como Gautama. Muitas histórias dessas vidas anteriores são retratadas nos Jatakas . [112] O formato de um Jataka normalmente começa contando uma história no presente que é então explicada por uma história da vida anterior de alguém. [113]

Além de imbuir o passado pré-budista com uma história cármica profunda, os Jatakas também servem para explicar o caminho do bodhisattva (o futuro Buda) para o estado de Buda. [114] Em biografias como a de Buddhavaṃsa , esse caminho é descrito como longo e árduo, levando "quatro eras incalculáveis" ( asamkheyyas ). [115]

Nessas biografias lendárias, o bodhisattva passa por muitos nascimentos diferentes (animal e humano), é inspirado por seu encontro com Budas anteriores e, então, faz uma série de resoluções ou votos ( pranidhana ) para se tornar um Buda. Então ele começa a receber previsões de Budas anteriores. [116] Uma das histórias mais populares é seu encontro com o Buda Dipankara , que dá ao bodhisattva uma previsão do futuro estado de Buda. [117]

Outro tema encontrado no Pali Jataka Commentary ( Jātakaṭṭhakathā ) e no Sânscrito Jātakamālā é como o futuro Buda teve que praticar várias "perfeições" ( pāramitā ) para atingir o estado de Buda. [118] Os Jatakas às vezes também descrevem ações negativas feitas em vidas anteriores pelo bodhisattva, o que explica as dificuldades que ele experimentou em sua vida final como Gautama. [119]

Biografia

Nascimento e infância

Mapa mostrando Lumbini e outros locais budistas importantes na Índia.  Lumbini (atual Nepal) é o local de nascimento do Buda, [nota 1] [120] e é um lugar sagrado também para muitos não-budistas. [Nota 10]
Mapa mostrando Lumbini e outros locais budistas importantes na Índia. Lumbini (atual Nepal), é o local de nascimento do Buda, [nota 1] [120] e é um lugar sagrado também para muitos não-budistas. [nota 10]
O pilar Lumbini contém uma inscrição afirmando que este é o local de nascimento do Buda
pilar Lumbini contém uma inscrição afirmando que este é o local de nascimento do Buda

A tradição budista considera Lumbini , no atual Nepal, o local de nascimento do Buda. [121] [nota 1] Ele cresceu em Kapilavastu . [nota 1] O local exato do antigo Kapilavastu é desconhecido. [122] Pode ter sido Piprahwa , Uttar Pradesh , na Índia atual, [61] ou Tilaurakot , no atual Nepal. [123] Ambos os lugares pertenciam ao território Sakya e estão localizados a apenas 15 milhas (24 km) um do outro. [123]

As primeiras fontes budistas afirmam que o Buda nasceu em uma família aristocrática Kshatriya (Pali: khattiya ) chamada Gotama (Sânscrito: Gautama), que fazia parte dos Shakyas , uma tribo de produtores de arroz que viviam perto da fronteira moderna da Índia e do Nepal . [124] [125] [126] [nota 11] o filho de Śuddhodana , "um chefe eleito do clã Shakya ", [7] cuja capital era Kapilavastu, e que mais tarde foram anexados ao crescente Reino de Kosala durante o Buda tempo de vida. Gautama era o nome da família . De acordo com biografias posteriores, como o Mahavastue o Lalitavistara , sua mãe, Maya (Māyādevī), esposa de Suddhodana, era uma princesa Koliyan . Diz a lenda que, na noite em que Siddhartha foi concebido, a Rainha Maya sonhou que um elefante branco com seis presas brancas entrou em seu lado direito, [128] [129] e dez meses depois [130] Siddhartha nasceu. Como era a tradição Shakya, quando sua mãe, a rainha Maya, engravidou, ela deixou Kapilavastu para que o reino de seu pai desse à luz. No entanto, seu filho teria nascido no caminho, em Lumbini, em um jardim sob uma árvore de sal .

Os primeiros textos budistas contêm muito pouca informação sobre o nascimento e a juventude de Buda Gautama. [131] [132] Biografias posteriores desenvolveram uma narrativa dramática sobre a vida do jovem Gautama como um príncipe e seus problemas existenciais. [133] Eles também descrevem seu pai Śuddhodana como um monarca hereditário da Suryavansha (dinastia solar) de Ikṣvāku (Pāli: Okkāka). No entanto, isso é improvável, já que muitos estudiosos pensam que Śuddhodana era apenas um aristocrata Shakya ( khattiya ) e que a república Shakya não era uma monarquia hereditária. [134] [135] [136] Na verdade, a gana-sangha mais igualitáriaforma de governo, como uma alternativa política às monarquias indianas, pode ter influenciado o desenvolvimento dos sanghas jainistas e budistas śramanic , onde as monarquias tendiam para o bramanismo védico . [137]

O dia do nascimento do Buda é amplamente celebrado nos países Theravada como Vesak . [138] O aniversário de Buda é chamado de Buda Purnima no Nepal, Bangladesh e Índia, pois acredita-se que ele tenha nascido em um dia de lua cheia.

De acordo com lendas biográficas posteriores, durante as celebrações do nascimento, o vidente eremita Asita viajou de sua morada na montanha, analisou a criança pelas "32 marcas de um grande homem" e então anunciou que ele se tornaria um grande rei ( chakravartin ) ou um grande líder religioso. [139] [140] Suddhodana realizou uma cerimônia de nomeação no quinto dia e convidou oito eruditos brâmanes para ler o futuro. Todos deram previsões semelhantes. [139] Kondañña , o mais jovem, e mais tarde o primeiro arhat além do Buda, tinha a reputação de ser o único que inequivocamente previu que Siddhartha se tornaria um Buda .[141]

Os primeiros textos sugerem que Gautama não estava familiarizado com os ensinamentos religiosos dominantes de seu tempo até que ele partiu em sua busca religiosa, que teria sido motivada pela preocupação existencial com a condição humana. [142] De acordo com os primeiros textos budistas de várias escolas e vários relatos pós-canônicos , Gotama tinha uma esposa, Yasodhara , e um filho, chamado Rāhula . [143] Além disso, o Buda nos primeiros textos relata que "'Eu vivi uma vida estragada, uma vida muito estragada, monges (na casa dos meus pais)." [144]

As biografias lendárias como a Lalitavistara também contam histórias da grande habilidade marcial do jovem Gautama, que foi posta à prova em várias competições contra outros jovens Shakyan. [145]

Renúncia

A "Grande Partida" de Siddhartha Gautama, rodeado por um halo, ele é acompanhado por numerosos guardas e devatas que vieram prestar homenagem;  Gandhara, período Kushan
A "Grande Partida" de Siddhartha Gautama, rodeado por uma auréola , é acompanhado por numerosos guardas e devatas que vieram prestar homenagem; Gandhara , período Kushan

Enquanto as primeiras fontes meramente retratam Gautama buscando um objetivo espiritual superior e se tornando um asceta ou sramana após se desiludir com a vida leiga, as biografias lendárias posteriores contam uma história dramática mais elaborada sobre como ele se tornou um mendicante. [133] [146]

Os primeiros relatos da busca espiritual do Buda são encontrados em textos como o Pali Ariyapariyesanā-sutta ("O discurso sobre a busca nobre", MN 26) e seu paralelo chinês em  204. [147] Esses textos relatam que o que levou a A renúncia de Gautama foi o pensamento de que sua vida estava sujeita à velhice, doença e morte e que poderia haver algo melhor (isto é, libertação, nirvana). [148] Os primeiros textos também descrevem a explicação do Buda para se tornar um sramana da seguinte forma: "A vida doméstica, este lugar de impureza, é estreita - a vida samana é o ar livre. Não é fácil para um chefe de família liderar o vida santa perfeita, totalmente pura e perfeita. " [149]MN 26, MĀ 204, o Dharmaguptaka Vinaya e o Mahāvastu todos concordam que sua mãe e seu pai se opuseram à sua decisão e "choraram com rostos chorosos" quando ele decidiu partir. [150] [151]

O príncipe Siddhartha raspa o cabelo e se torna um sramana.  Borobudur, século 8
O príncipe Siddhartha raspa o cabelo e se torna um sramana . Borobudur , século 8

Biografias lendárias também contam a história de como Gautama deixou seu palácio para ver o mundo exterior pela primeira vez e como ele ficou chocado com seu encontro com o sofrimento humano. [152] [153] As lendárias biografias retratam o pai de Gautama como um escudo para ele dos ensinamentos religiosos e do conhecimento do sofrimento humano , de modo que ele se tornaria um grande rei em vez de um grande líder religioso. [154] No Nidanakatha (século V EC), Gautama disse ter visto um homem idoso. Quando seu cocheiro Chandaka explicou a ele que todas as pessoas envelheciam, o príncipe fez mais viagens além do palácio. Nelas ele encontrou um homem doente, um cadáver em decomposição e um ascetaisso o inspirou. [155] [156] [157] Esta história das " quatro vistas " parece ter sido adaptada de um relato anterior no Digha Nikaya (DN 14.2) que, em vez disso, retrata a jovem vida de um Buda anterior, Vipassi . [157]

As lendárias biografias retratam a partida de Gautama de seu palácio da seguinte maneira. Pouco depois de ver os quatro pontos turísticos, Gautama acordou à noite e viu suas servas deitadas em poses nada atraentes, como cadáveres, o que o chocou. [158] Portanto, ele descobriu o que mais tarde entenderia mais profundamente durante sua iluminação : o sofrimento e o fim do sofrimento. [159] Comovido por todas as experiências que vivenciou, decidiu deixar o palácio no meio da noite contra a vontade do pai, para viver a vida de um asceta errante. [155] Acompanhado por Chandaka e montado em seu cavalo Kanthaka , Gautama deixa o palácio, deixando para trás seu filho RahulaYaśodhara . [160] Ele viajou até o rio Anomiya e cortou seu cabelo. Deixando seu servo e cavalo para trás, ele viajou para a floresta e vestiu as vestes de monge lá, [161] embora em algumas outras versões da história, ele tenha recebido as vestes de uma divindade Brahma em Anomiya. [162]

De acordo com as biografias lendárias, quando o asceta Gautama foi pela primeira vez a Rajagaha (atual Rajgir ) para pedir esmolas nas ruas, o rei Bimbisara de Magadha soube de sua busca e ofereceu-lhe uma parte de seu reino. Gautama rejeitou a oferta, mas prometeu visitar seu reino primeiro, ao atingir a iluminação. [163] [164]

Vida ascética e despertar

Todas as fontes concordam que o asceta Gautama praticava com dois professores de meditação yogue . [165] [166] [167] De acordo com o MN 26 e seu paralelo chinês no MĀ 204, depois de ter dominado o ensino de Ārāḍa Kālāma ( Pali : Alara Kalama ), que ensinou uma realização de meditação chamada "a esfera do nada", ele foi convidado por Ārāḍa para se tornar um líder igual de sua comunidade espiritual. [168] [169] No entanto, Gautama se sentiu insatisfeito com a prática porque "não leva à repulsa, ao desapego, à cessação, à calma, ao conhecimento, ao despertar, ao Nibbana", e passou a se tornar um estudante de Udraka Rāmaputra (Pali : Udaka Ramaputta ). [170] [171] Com ele, ele alcançou altos níveis de consciência meditativa (chamado de "A Esfera de Nem Percepção nem Não-Percepção") e foi novamente convidado a se juntar a seu professor. Mas, mais uma vez, ele não estava satisfeito pelos mesmos motivos de antes e seguiu em frente. [172]

Majjhima Nikaya 4 também menciona que Gautama viveu em "florestas remotas" durante seus anos de esforço espiritual e teve que superar o medo que sentiu enquanto vivia nas florestas. [173]

A "estátua do Buda Emaciado" dourada em um Ubosoth em Bangkok representando o estágio de seu ascetismo
A "estátua do Buda Emaciado " dourada em um Ubosoth em Bangkok representando o estágio de seu ascetismo

Depois de deixar seus professores de meditação, Gotama então praticou técnicas ascéticas. [174] Um relato dessas práticas pode ser visto no Mahāsaccaka-sutta (MN 36) e seus vários paralelos (que de acordo com Analayo incluem alguns fragmentos de sânscrito, uma tradução chinesa individual, um sutra do Ekottarika-āgama , bem como seções do Lalitavistara e do Mahāvastu ). [175] As técnicas ascéticas descritas nos primeiros textos incluem ingestão mínima de alimentos, diferentes formas de controle da respiração e controle mental vigoroso. Os textos relatam que ele ficou tão emaciado que seus ossos se tornaram visíveis através de sua pele. [176]

De acordo com outros textos budistas antigos, [177] depois de perceber que dhyana meditativa era o caminho certo para o despertar, Gautama descobriu "o Caminho do Meio " - um caminho de moderação longe dos extremos de autoindulgência e auto mortificação, ou o Nobre Caminho óctuplo . [177] Sua ruptura com o ascetismo teria levado seus cinco companheiros a abandoná-lo, pois acreditavam que ele havia abandonado sua busca e se tornado indisciplinado. Uma história popular conta como ele aceitou leite e arroz doce de uma garota da aldeia chamada Sujata . [178]

A árvore Mahabodhi no Templo Sri Mahabodhi em Bodh Gaya
A árvore Mahabodhi no Templo Sri Mahabodhi em Bodh Gaya

Seguindo sua decisão de interromper as práticas ascéticas extremas, o MĀ 204 e outros textos paralelos anteriores relatam que Gautama se sentou para meditar com a determinação de não se levantar até que o despertar completo ( sammā-sambodhi ) fosse alcançado. [179] Diz-se que este evento ocorreu sob uma árvore pipal - conhecida como "a árvore Bodhi " - em Bodh Gaya , Bihar . [180]

Da mesma forma, o Mahāsaccaka-sutta e muitos de seus paralelos concordam que, após levar o ascetismo a seus extremos, o Buda percebeu que isso não o ajudou a alcançar o despertar. Nesse ponto, ele se lembrou de uma experiência meditativa anterior que teve quando criança, sentado sob uma árvore, enquanto seu pai trabalhava. [181] Essa memória o leva a compreender que dhyana (meditação) é o caminho para o despertar, e os textos então retratam o Buda alcançando todos os quatro dhyanas, seguidos pelos "três conhecimentos superiores" ( tevijja ) culminando no despertar. [182]

Cena da batalha com Mara
Cena da batalha com Mara
Milagre do Buda caminhando sobre o rio Nairañjanā.  O Buda não é visível (aniconismo), apenas representado por um caminho na água e seu trono vazio em baixo à direita. [183]  Sanchi.
Milagre do Buda caminhando sobre o rio Nairañjanā. O Buda não é visível ( aniconismo ), apenas representado por um caminho na água, e seu trono vazio em baixo à direita. [183] Sanchi .

Gautama ficou conhecido como o Buda ou "O Desperto". O título indica que, ao contrário da maioria das pessoas que estão "adormecidas", um Buda é entendido como tendo "acordado" para a verdadeira natureza da realidade e vê o mundo 'como ele é' ( yatha-bhutam ). [13] Um Buda alcançou a liberação ( vimutti ), também chamada Nirvana, que é vista como a extinção dos "fogos" do desejo, ódio e ignorância, que mantêm o ciclo de sofrimento e renascimento. [184] De acordo com vários textos antigos, como o Mahāsaccaka-sutta e o Samaññaphala Sutta ,um Buda alcançou três conhecimentos superiores: Lembrar-se de suas moradas anteriores (ou seja, de vidas passadas), o "olho Divino" ( dibba-cakkhu ), que permite o conhecimento dos destinos cármicos de outros e a "extinção de intoxicantes mentais" ( āsavakkhaya ). [176] [185]

De acordo com alguns textos do cânone em Pali, no momento de seu despertar ele teve uma visão completa das Quatro Nobres Verdades , alcançando assim a liberação do samsara , o ciclo infinito de renascimento. [186] [187] [188] [nota 12]

Conforme relatado por vários textos do Cânon Pali, o Buda sentou-se por sete dias sob a árvore bodhi "sentindo a bem-aventurança da libertação". [189] Os textos em Pali também relatam que ele continuou a meditar e contemplou vários aspectos do Dharma enquanto vivia às margens do rio Nairañjanā , como a Origem Dependente , as Cinco Faculdades Espirituais e o Sofrimento. [190]

As biografias lendárias como o Mahavastu e o Lalitavistara retratam uma tentativa de Mara , o Senhor do reino do desejo, de impedir o nirvana do Buda. Ele o faz enviando suas filhas para seduzir o Buda, afirmando sua superioridade e atacando-o com exércitos de monstros. [191] No entanto, o Buda não se intimida e chama a terra (ou em algumas versões da lenda, a deusa da terra ) como testemunha de sua superioridade, tocando o solo antes de entrar em meditação. [192] Outros milagres e eventos mágicos também são descritos.

Primeiro sermão e formação do sagha

Dhamek Stupa em Sarnath, Índia, local do primeiro ensinamento do Buda no qual ele ensinou as Quatro Nobres Verdades aos seus primeiros cinco discípulos
Dhamek Stupa em Sarnath , Índia, local do primeiro ensinamento do Buda no qual ele ensinou as Quatro Nobres Verdades aos seus primeiros cinco discípulos

De acordo com o MN 26, imediatamente após seu despertar, o Buda hesitou se deveria ou não ensinar o Dharma aos outros. Ele estava preocupado com o fato de os humanos serem tão dominados pela ignorância, ganância e ódio que nunca puderam reconhecer o caminho, que é "sutil, profundo e difícil de entender". No entanto, o deus Brahmā Sahampati o convenceu, argumentando que pelo menos alguns "com pouca poeira nos olhos" entenderiam. O Buda cedeu e concordou em ensinar. De acordo com Analayo, o paralelo chinês ao MN 26, MĀ 204, não contém essa história, mas esse evento aparece em outros textos paralelos, como em um discurso de Ekottarika-āgama , no Catusparisat-sūtra e no Lalitavistara .[179]

De acordo com o MN 26 e o ​​MĀ 204, depois de decidir ensinar, o Buda inicialmente pretendia visitar seus antigos professores, Alara Kalama e Udaka Ramaputta , para lhes ensinar suas idéias, mas eles já haviam morrido, então ele decidiu visitar seus cinco ex-companheiros . [193] MN 26 e MĀ 204 relatam que em seu caminho para Vārānasī (Benares), ele conheceu outro andarilho, chamado Ājīvika Upaka em MN 26. O Buda proclamou que havia alcançado o despertar completo, mas Upaka não estava convencido e "aceitou um caminho diferente ". [194]

MN 26 e MĀ 204 continuam com Buda alcançando o Deer Park (Sarnath) ( Mrigadāva , também chamado de Rishipatana , "local onde as cinzas dos ascetas caíram") [195] perto de Vārānasī, onde ele encontrou o grupo de cinco ascetas e foi capaz de convencê-los de que ele realmente havia alcançado o despertar completo. [196] De acordo com o MĀ 204 (mas não o MN 26), bem como o Theravāda Vinaya, um texto Ekottarika-āgama , o Dharmaguptaka Vinaya, o Mahīśāsaka Vinaya e o Mahāvastu , o Buda então lhes ensinou o "primeiro sermão", também conhecido como o "sermão de Benares" [195], ou seja, o ensino do "nobre caminho óctuplo como o caminho do meio, distante dos dois extremos da indulgência sensual e da automortificação". [196] O texto em Pali relata que após o primeiro sermão, o asceta Koṇḍañña (Kaundinya) se tornou o primeiro arahant (ser liberado) e o primeiro bhikkhu budista ou monástico. [197] O Buda então continuou a ensinar os outros ascetas e eles formaram o primeiro saṅgha : a companhia de monges budistas.

Várias fontes, como o Mahāvastu, o Mahākhandhaka do Theravāda Vinaya e o Catusparisat-sūtra também mencionam que o Buda lhes ensinou seu segundo discurso, sobre a característica do "não-eu" ( Anātmalakṣaṇa Sūtra ), nessa época [198] ou cinco dias depois. [195] Depois de ouvir este segundo sermão, os quatro ascetas restantes também alcançaram o status de arahant. [195]

Gayasisa ou Monte Brahmayoni, é onde Buda ensinou o Sermão do Fogo.
Gayasisa ou Monte Brahmayoni, é onde Buda ensinou o Sermão do Fogo.

O Theravāda Vinaya e o Catusparisat-sūtra também falam da conversão de Yasa , um mestre de guilda local, e seus amigos e família, que foram alguns dos primeiros leigos a se converterem e a entrarem na comunidade budista. [199] [195] Seguiu-se a conversão de três irmãos chamados Kassapa, que trouxeram com eles quinhentos convertidos que haviam sido anteriormente "ascetas de cabelo emaranhado" e cuja prática espiritual estava relacionada a sacrifícios de fogo. [200] [201] De acordo com o Theravāda Vinaya, o Buda então parou na colina Gayasisa perto de Gaya e fez seu terceiro discurso, o Ādittapariyāya Sutta (O Discurso sobre o Fogo), [202]em que ele ensinou que tudo no mundo é inflamado por paixões e apenas aqueles que seguem o caminho óctuplo podem ser liberados. [195]

No final da estação das chuvas, quando a comunidade do Buda havia crescido para cerca de sessenta monges despertos, ele os instruiu a vagar por conta própria, ensinar e ordenar pessoas na comunidade, para o "bem-estar e benefício" do mundo. [203] [195]

O crescimento do saṅgha

Pelos restantes 40 ou 45 anos de sua vida, o Buda teria viajado na Planície Gangética , no que hoje é Uttar Pradesh , Bihar e no sul do Nepal, ensinando uma grande variedade de pessoas: de nobres a servos, ascetas e chefes de família, assassinos como Angulimala e canibais como Alavaka. [204] [146] [11] De acordo com Schumann, as andanças do Buda variaram de " Kosambi no Yamuna (25 km a sudoeste de Allahabad )", a Campa (40 km a leste de Bhagalpur ) "e de" Kapilavatthu (95 km a noroeste de Gorakhpur) para Uruvela (ao sul de Gaya). "Isso cobre uma área de 600 por 300 km. [205] Sua sangha gozava do patrocínio dos reis de Kosala e Magadha e, portanto, ele passou muito tempo em suas respectivas capitais, Savatthi e Rajagaha . [205]

Embora a língua do Buda permaneça desconhecida, é provável que ele tenha ensinado em um ou mais de uma variedade de dialetos indo-arianos medianos intimamente relacionados , dos quais o pali pode ser uma padronização.

A sangha viajou pelo subcontinente, expondo o Dharma. Isso continuou ao longo do ano, exceto durante os quatro meses da estação chuvosa de Vassa , quando ascetas de todas as religiões raramente viajavam. Um dos motivos era que era mais difícil fazer isso sem causar danos à flora e à vida animal. [206] A saúde dos ascetas também pode ter sido uma preocupação. [207] Nesta época do ano, a sangha se retirava para mosteiros, parques públicos ou florestas, onde as pessoas iam até eles.

Os principais discípulos do Buda, Mogallana (chefe do poder psíquico) e Sariputta (chefe da sabedoria).
Os principais discípulos do Buda, Mogallana (chefe do poder psíquico) e Sariputta (chefe da sabedoria).

A primeira vassana foi passada em Varanasi quando a sangha foi formada. De acordo com os textos em Pali, logo após a formação da sangha, o Buda viajou para Rajagaha , capital de Magadha , e se encontrou com o rei Bimbisara , que presenteou a sangha com um parque de bambu. [208]

A sangha do Buda continuou a crescer durante suas viagens iniciais ao norte da Índia. Os primeiros textos contam a história de como os principais discípulos do Buda Sāriputta e Mahāmoggallāna , que foram ambos alunos do cético sramana Sañjaya Belaṭṭhiputta , foram convertidos por Assaji . [209] [210] Eles também contam como o filho do Buda, Rahula , juntou-se a seu pai como bhikkhu quando o Buda visitou sua antiga casa, Kapilavastu. [211] Com o tempo, outros Shakyans se juntaram à ordem como bhikkhus, como o primo de Buda Ananda , Anuruddha , Upalio barbeiro, o meio-irmão do Buda, Nanda e Devadatta . [212] [213] Enquanto isso, o pai de Buda, Suddhodana, ouviu os ensinamentos de seu filho, converteu-se ao budismo e tornou-se um criador da corrente .

Os restos mortais de uma seção do Mosteiro Jetavana, nos arredores da antiga Savatthi, em Uttar Pradesh.
Os restos de uma seção do Mosteiro de Jetavana , nos arredores da antiga Savatthi , em Uttar Pradesh .

Os primeiros textos também mencionam um importante discípulo leigo, o comerciante Anāthapiṇḍika , que logo se tornou um forte defensor leigo do Buda. Diz-se que ele presenteou o bosque de Jeta ( Jetavana ) à sangha com grande custo (o Theravada Vinaya fala de milhares de moedas de ouro). [214] [215]

Formação da ordem bhikkhunī

Mahāprajāpatī, a primeira bhikkuni e madrasta de Buda, ordena
Mahāprajāpatī, a primeira bhikkuni e madrasta de Buda, ordena

A formação de uma ordem paralela de mulheres monásticas ( bhikkhunī ) foi outra parte importante do crescimento da comunidade de Buda. Conforme observado pelo estudo comparativo de Analayo sobre esse tópico, existem várias versões desse evento retratadas nos diferentes textos budistas primitivos. [216]

De acordo com todas as versões principais pesquisadas por Analayo, Mahāprajāpatī Gautamī , a madrasta de Buda, é inicialmente rejeitada pelo Buda após solicitar a ordenação para ela e algumas outras mulheres. Mahāprajāpatī e seus seguidores então raspam os cabelos, vestem túnicas e começam a seguir o Buda em suas viagens. O Buda é finalmente convencido por Ānanda a conceder a ordenação a Mahāprajāpatī em sua aceitação de oito condições chamadas gurudharmas, que se concentram na relação entre a nova ordem de monjas e os monges. [217]

De acordo com Analayo, o único argumento comum a todas as versões que Ananda usa para convencer o Buda é que as mulheres têm a mesma capacidade de atingir todos os estágios do despertar. [218] Analayo também observa que alguns estudiosos modernos questionaram a autenticidade dos oito gurudharmas em sua forma atual devido a várias inconsistências. Ele sustenta que a historicidade das listas atuais de oito é duvidosa, mas que podem ter sido baseadas em injunções anteriores do Buda. [219] [220]Analayo também observa que várias passagens indicam que a razão para a hesitação do Buda em ordenar mulheres foi o perigo que a vida de um sramana errante representava para mulheres que não estavam sob a proteção de seus familiares masculinos (como perigos de agressão sexual e rapto ) Devido a isso, as injunções do gurudharma podem ter sido uma maneira de colocar "a ordem recém-fundada de freiras em um relacionamento com suas contrapartes masculinas que se assemelha tanto quanto possível à proteção que uma leiga poderia esperar de seus parentes homens". [221]

Anos depois

Procissão do Rei Prasenajit de Kosala deixando Sravasti para encontrar o Buda.  Sanchi [222]
Procissão do Rei Prasenajit de Kosala deixando Sravasti para encontrar o Buda. Sanchi [222]
Ajatasattu adora Buda, alívio da Bharhut Stupa no Museu Indiano de Calcutá
Ajatasattu adora Buda, alívio da Bharhut Stupa no Museu Indiano de Calcutá

De acordo com JS Strong, após os primeiros 20 anos de sua carreira de professor, o Buda parece ter se estabelecido lentamente em Sravasti, a capital do Reino de Kosala, passando a maior parte de seus últimos anos nesta cidade. [215]

À medida que a sangha crescia em tamanho, surgiu a necessidade de um conjunto padronizado de regras monásticas e o Buda parece ter desenvolvido um conjunto de regras para a sangha. Estes são preservados em vários textos chamados " Pratimoksa " que eram recitados pela comunidade a cada quinze dias. O Pratimoksa inclui preceitos éticos gerais, bem como regras relativas ao essencial da vida monástica, como tigelas e mantos. [223]

Em seus últimos anos, a fama do Buda cresceu e ele foi convidado para eventos reais importantes, como a inauguração do novo salão do conselho dos Shakyans (como visto no MN 53) e a inauguração de um novo palácio pelo Príncipe Bodhi (como retratado em MN 85). [224] Os primeiros textos também falam de como, durante a velhice do Buda, o reino de Magadha foi usurpado por um novo rei, Ajatasattu , que derrubou seu pai Bimbisara . De acordo com o Samaññaphala Sutta, o novo rei conversou com diferentes mestres ascetas e eventualmente refugiou-se no Buda. [225] No entanto, fontes jainistas também afirmam sua lealdade, e é provável que ele apoiasse vários grupos religiosos, não apenas a sangha do Buda exclusivamente. [226]

Conforme o Buda continuou a viajar e a ensinar, ele também entrou em contato com membros de outras seitas śrāmana. Há evidências nos primeiros textos de que o Buda encontrou algumas dessas figuras e criticou suas doutrinas. Samaññaphala Sutta identifica seis dessas seitas. [227]

Os primeiros textos também mostram o velho Buda sofrendo de dores nas costas. Vários textos o descrevem delegando ensinamentos a seus principais discípulos, visto que seu corpo agora precisava de mais descanso. [228] No entanto, o Buda continuou ensinando até sua velhice.

Um dos eventos mais perturbadores durante a velhice do Buda foi o cisma de Devadatta . As primeiras fontes falam de como o primo do Buda, Devadatta, tentou assumir a liderança da ordem e depois deixou a sangha com vários monges budistas e formou uma seita rival. Diz-se que essa seita também foi apoiada pelo Rei Ajatasattu. [229] [230] Os textos em Pali também descrevem Devadatta como conspirando para matar o Buda, mas todos esses planos falham. [231] Eles também descrevem o Buda enviando seus dois principais discípulos (Sariputta e Moggallana) a esta comunidade cismática a fim de convencer os monges que partiram com Devadatta a retornar. [232]

Todos os principais textos budistas do Vinaya retratam Devadatta como uma figura divisora ​​que tentou dividir a comunidade budista, mas discordam sobre as questões em que ele discordava do Buda. Os textos de Sthavira geralmente se concentram em "cinco pontos" que são vistos como práticas ascéticas excessivas, enquanto o Mahāsaṅghika Vinaya fala de uma discordância mais abrangente, que faz Devadatta alterar os discursos, bem como a disciplina monástica. [233]

Mais ou menos na mesma época do cisma de Devadatta, também houve guerra entre o reino de Magadha de Ajatasattu e Kosala, liderada por um rei idoso Pasenadi. [234] Ajatasattu parece ter saído vitorioso, uma reviravolta de que Buda se arrependeu. [235]

Últimos dias e parinirvana

Este alívio javanês oriental retrata o Buda em seus últimos dias, e Ananda, seu principal assistente.
Este alívio javanês oriental retrata o Buda em seus últimos dias, e Ananda , seu principal assistente.

A narrativa principal dos últimos dias do Buda, a morte e os eventos que se seguiram à sua morte estão contidos no Mahaparinibbana Sutta (DN 16) e seus vários paralelos em sânscrito, chinês e tibetano. [236] De acordo com Analayo, estes incluem o chinês Dirgha Agama 2, "fragmentos sânscritos do Mahaparinirvanasutra" e "três discursos preservados como traduções individuais em chinês". [237]

sutta Mahaparinibbana descreve o último ano do Buda como uma época de guerra. Começa com a decisão de Ajatasattu de fazer guerra à federação Vajjiana , levando-o a enviar um ministro para pedir conselhos ao Buda. [238]O Buda responde dizendo que se espera que os Vajjians prosperem contanto que façam sete coisas, e ele então aplica esses sete princípios à Sangha budista, mostrando que está preocupado com seu bem-estar futuro. O Buda diz que a Sangha irá prosperar enquanto eles "realizarem assembléias regulares e frequentes, se reunirem em harmonia, não mudarem as regras de treinamento, honrarem seus superiores que foram ordenados antes deles, não serem vítimas dos desejos mundanos, permanecerem devotados para eremitérios da floresta, e preservar sua plena consciência pessoal. " Ele então dá outras listas de virtudes importantes a serem defendidas pela Sangha. [239]

Os primeiros textos também descrevem como os dois principais discípulos do Buda, Sariputta e Moggallana, morreram pouco antes da morte do Buda. [240] O Mahaparinibbana descreve o Buda passando por uma doença durante os últimos meses de sua vida, mas inicialmente se recuperando. Também o retrata afirmando que não pode promover ninguém para ser seu sucessor. Quando Ananda solicitou isso, o Mahaparinibbana registrou sua resposta da seguinte forma: [241]

Ananda, por que a Ordem dos monges espera isso de mim? Eu ensinei o Dhamma, não fazendo distinção entre “interno” e “externo”: o Tathagata não tem “punho de mestre” (no qual certas verdades são contidas). Se houver alguém que pense: “Eu devo assumir o comando da Ordem”, ou “a Ordem está sob minha liderança”, tal pessoa teria que fazer arranjos sobre a Ordem. O Tathagata não pensa nesses termos. Por que o Tathagata deveria fazer arranjos para a Ordem? Agora estou velho, esgotado. Cheguei ao fim da vida, estou fazendo oitenta anos. Assim como uma velha carroça é feita para ir sendo presa com correias, o corpo do Tathagata é mantido em movimento sendo enfaixado. Portanto, Ananda, você deve viver como ilhas para si mesmo, sendo seu próprio refúgio, não buscando nenhum outro refúgio; com o Dhamma como uma ilha, com o Dhamma como seu refúgio, não buscando nenhum outro refúgio. Aqueles monges que em minha época ou depois viveram assim, buscando uma ilha e um refúgio em si mesmos e no Dhamma e em nenhum outro lugar, esses zelosos são verdadeiramente meus monges e irão superar as trevas (do renascimento).

Mahaparinirvana, Gandhara, século III ou IV dC, xisto cinzento
Mahaparinirvana , Gandhara, século III ou IV dC, xisto cinzento
Cena Mahaparinibbana, das cavernas de Ajanta
Cena Mahaparinibbana, das cavernas de Ajanta

Depois de viajar e ensinar um pouco mais, o Buda comeu sua última refeição, que recebeu como oferenda de um ferreiro chamado Cunda . Ficando violentamente doente, Buda instruiu seu assistente Ananda a convencer Cunda de que a refeição feita em sua casa não tinha nada a ver com sua morte e que sua refeição seria uma fonte do maior mérito, pois fornecia a última refeição para um Buda. [242] Mettanando e von Hinüber argumentam que o Buda morreu de infarto mesentérico , um sintoma da velhice, em vez de intoxicação alimentar. [243] [244]

O conteúdo preciso da refeição final do Buda não é claro, devido às tradições escriturais variantes e à ambigüidade sobre a tradução de certos termos significativos. tradição Theravada geralmente acredita que foi oferecido ao Buda algum tipo de porco, enquanto a tradição Mahayana acredita que o Buda consumiu algum tipo de trufa ou outro cogumelo. Isso pode refletir as diferentes visões tradicionais sobre o vegetarianismo budista e os preceitos para monges e freiras. [245] Estudiosos modernos também discordam neste tópico, defendendo a carne de porco ou algum tipo de planta ou cogumelo que os porcos gostam de comer. [nota 13]Seja qual for o caso, nenhuma das fontes que mencionam a última refeição atribuem a doença do Buda à própria refeição. [246]

De acordo com o sutta Mahaparinibbana, após a refeição com Cunda, o Buda e seus companheiros continuaram viajando até que ele ficou muito fraco para continuar e teve que parar em Kushinagar , onde Ananda tinha um local de descanso preparado em um bosque de árvores Sala. [247] [248] Depois de anunciar à sangha em geral que ele logo passaria para o Nirvana final, o Buda ordenou pessoalmente um último noviço na ordem, seu nome era Subhadda. [247] Ele então repetiu suas instruções finais para a sangha, que era que o Dhamma e o Vinaya seriam seus professores após sua morte. Então ele perguntou se alguém tinha dúvidas sobre o ensino, mas ninguém teve. [249]Diz- se que as palavras finais do Buda foram: "Todos os saṅkhāras decaem. Lute pelo objetivo com diligência ( appamāda )" (Pali: 'vayadhammā saṅkhārā appamādena sampādethā'). [250] [251]

Ele então entrou em sua meditação final e morreu, alcançando o que é conhecido como parinirvana (nirvana final, o fim do renascimento e do sofrimento alcançado após a morte do corpo). Mahaparinibbana relata que em sua meditação final ele entrou nos quatro dhyanas consecutivamente, depois nas quatro realizações imateriais e finalmente na morada meditativa conhecida como nirodha-samāpatti, antes de retornar ao quarto dhyana exatamente no momento da morte. [252] [248]

Stupa de cremação de Buda, Kushinagar (Kushinara).
Stupa de cremação de Buda, Kushinagar (Kushinara).
Vaso Piprahwa com relíquias do Buda.  A inscrição diz: ... salilanidhane Budhasa Bhagavate ... (escrita Brahmi: ... 𑀲𑀮𑀺𑀮𑀦𑀺𑀥𑀸𑀦𑁂 𑀩𑀼𑀥𑀲 𑀪𑀕𑀯𑀢𑁂 ...]) "Relíquias do Senhor Buda".
Vaso Piprahwa com relíquias do Buda. A inscrição diz: ... salilanidhane Budhasa Bhagavate ... ( escrita Brahmi : ... 𑀲𑀮𑀺𑀮𑀦𑀺𑀥𑀸𑀦𑁂 𑀩𑀼𑀥𑀲 𑀪𑀕𑀯𑀢𑁂 ...]) "Relíquias do Senhor Buda".

Eventos póstumos

De acordo com o sutta Mahaparinibbana, os Mallians de Kushinagar passaram os dias após a morte do Buda honrando seu corpo com flores, música e aromas. [253] A sangha esperou até que o eminente ancião Mahākassapa chegasse para prestar sua homenagem antes de cremar o corpo. [254]

O corpo do Buda foi então cremado e os restos mortais, incluindo seus ossos, foram mantidos como relíquias e foram distribuídos entre vários reinos do norte da Índia como Magadha, Shakya e Koliya . [255] Essas relíquias foram colocadas em monumentos ou montes chamados de stupas , uma prática funerária comum na época. Séculos depois, eles seriam exumados e consagrados por Ashoka em muitos novos estupas ao redor do reino Maurya . [256] [257] Muitas lendas sobrenaturais cercam a história das alegadas relíquias, pois elas acompanharam a disseminação do budismo e deram legitimidade aos governantes.

De acordo com várias fontes budistas, o Primeiro Conselho Budista foi realizado logo após a morte do Buda para coletar, recitar e memorizar os ensinamentos. Mahākassapa foi escolhido pela sangha para ser o presidente do conselho. No entanto, a historicidade dos relatos tradicionais do primeiro concílio é contestada por estudiosos modernos. [258]

Ensinamentos

Rastreando os ensinamentos mais antigos

Um método para obter informações sobre o núcleo mais antigo do budismo é comparar as versões mais antigas do Cânon Pali e outros textos, como as partes remanescentes de Sarvastivada , Mulasarvastivada , Mahisasaka , Dharmaguptaka , [259] [260] e os Agamas chineses [261] [262] A confiabilidade dessas fontes, e a possibilidade de extrair um núcleo dos ensinamentos mais antigos, é uma questão de disputa. [263] [264] [265] [266] De acordo com Tilmann Vetter, as inconsistências permanecem e outros métodos devem ser aplicados para resolver essas inconsistências.[259] [nota 14]

De acordo com Lambert Schmithausen , existem três posições ocupadas por estudiosos modernos do Budismo: [269]

  1. "Enfatize a homogeneidade fundamental e a autenticidade substancial de pelo menos uma parte considerável dos materiais Nikayic." [nota 15]
  2. "Ceticismo em relação à possibilidade de recuperar a doutrina do budismo primitivo." [nota 16] [nota 17]
  3. "Otimismo cauteloso a esse respeito." [nota 18]

Com relação à sua atribuição ao Buda histórico Gautama "Sakyamuni", estudiosos como Richard Gombrich , Akira Hirakawa, Alexander Wynne e AK Warder sustentam que esses primeiros textos budistas contêm material que pode possivelmente ser atribuído a essa figura. [274] [275] [148]

Influências

O Bodhisattva encontra-se com Alara Kalama, relevo de Borobudur.
O Bodhisattva encontra-se com Alara Kalama , relevo de Borobudur .

De acordo com estudiosos da Indologia como Richard Gombrich, os ensinamentos do Buda sobre Karma e Renascimento são um desenvolvimento de temas pré-budistas que podem ser encontrados em fontes jainistas e bramânicas , como o Brihadaranyaka Upanishad .[276] Da mesma forma, samsara , a ideia de que estamos presos em um ciclo de renascimento e que devemos buscar a libertação disso por meio depráticas espirituais enão prejudiciais ( ahimsa ), é anterior ao Buda e provavelmente foi ensinada no início do jainismo. [277]

Em vários textos, o Buda é descrito como tendo estudado com dois professores nomeados, Āḷāra Kālāma e Uddaka Rāmaputta . De acordo com Alexander Wynne, esses eram iogues que ensinavam doutrinas e práticas semelhantes às dos Upanishads . [278]

A tribo de origem do Buda, os Shakyas, também parece ter tido práticas religiosas não-védicas que influenciaram o budismo, como a veneração de árvores e bosques sagrados e a adoração de espíritos de árvores (yakkhas) e seres serpentes (nagas). Eles também parecem ter construído túmulos chamados stupas. [279]

A veneração de árvores continua importante no budismo hoje, particularmente na prática de venerar árvores Bodhi. Da mesma forma, yakkas e nagas permaneceram figuras importantes nas práticas religiosas budistas e na mitologia. [279]

Nos primeiros textos budistas, o Buda também faz referência a dispositivos bramânicos. Por exemplo, em Samyutta Nikaya 111, Majjhima Nikaya 92 e Vinaya i 246 do Pali Canon , o Buda elogia o Agnihotra como o sacrifício principal e o mantra Gayatri como o medidor principal. [nota 19]

O ensinamento budista das três marcas da existência [nota 20] também pode refletir influências Upanishads ou outras influências, de acordo com KR Norman. [281]

De acordo com Johannes Bronkhorst, a "meditação sem respiração e ingestão reduzida de alimentos" que o Buda praticava antes de seu despertar são formas de ascetismo semelhantes às práticas jainistas. [282]

A prática budista chamada Brahma-vihara também pode ter se originado de um termo Brahmanic; [283] mas seu uso pode ter sido comum nas tradições sramana. [263]

Ensinamentos preservados nos primeiros textos budistas

Fragmentos de rolo de casca de bétula budista Gandharan
Fragmentos de rolo de casca de bétula budista Gandharan

Os primeiros textos budistas apresentam muitos ensinamentos e práticas que podem ter sido ensinados pelo Buda histórico. Isso inclui doutrinas básicas como a Origem Dependente , o Caminho do Meio , os Cinco Agregados , as Três Raízes doentias , as Quatro Nobres Verdades e o Caminho Óctuplo . De acordo com N. Ross Reat, todas essas doutrinas são compartilhadas pelos textos Theravada Pali e pelo Śālistamba Sūtra da escola Mahasamghika . [284]

Um estudo recente de Bhikkhu Analayo concluiu que o Theravada Majjhima Nikaya e o Sarvastivada Madhyama Agama contêm principalmente as mesmas doutrinas principais. [285] Da mesma forma, Richard Salomon escreveu que as doutrinas encontradas nos Manuscritos Gandharan são "consistentes com o Budismo não Mahayana, que sobrevive hoje na escola Theravada do Sri Lanka e sudeste da Ásia, mas que nos tempos antigos era representado por dezoito pessoas separadas escolas." [286]

Esses ensinamentos básicos, como as Quatro Nobres Verdades, tendem a ser amplamente aceitos como doutrinas básicas em todas as principais escolas do Budismo , conforme visto em documentos ecumênicos, como os Pontos Básicos unificando Theravada e Mahayana.

Crítica do Bramanismo

Buda encontra um brâmane, no Museu Indiano, Calcutá
Buda encontra um brâmane, no Museu do Índio, Calcutá

Nos primeiros textos budistas, o Buda critica a religião bramânica e o sistema social em certos pontos-chave.

casta brahmin afirmava que os Vedas eram textos eternos revelados ( sruti ). O Buda, por outro lado, não aceitava que esses textos tivessem qualquer autoridade ou valor divino.[287]

O Buda também não via os ritos e práticas bramânicas como úteis para o avanço espiritual. Por exemplo, no Udāna , o Buda aponta que o banho ritual não leva à pureza, apenas "verdade e moralidade" conduzem à pureza. [nota 21] Ele criticava especialmente o sacrifício de animais conforme ensinado nos Vedas. [287] O Buda contrastou seus ensinamentos, que foram ensinados abertamente a todas as pessoas, com os dos Brahmins, que mantinham seus mantras em segredo.[nota 22]

Ele também criticou numerosas outras práticas bramânicas, como astrologia , adivinhação , leitura da sorte e assim por diante (como visto no Tevijja sutta e no Kutadanta sutta ).[289]

O Buda também atacou as alegações dos brâmanes de nascimento superior e a ideia de que diferentes castas e linhagens eram inerentemente puras ou impuras, nobres ou ignóbeis.[287]

No sutta Vasettha, o Buda argumenta que a principal diferença entre os humanos não é o nascimento, mas suas ações e ocupações. [290] De acordo com o Buda, alguém é um "brâmane" (isto é, divino, como brahma ) apenas na medida em que cultivou a virtude. [nota 23] Por causa disso, os primeiros textos relatam que ele proclamou: "Não por nascimento alguém é um brahman, não por nascimento alguém é um não-brahman; - por ação moral alguém é um brahman" [287]

Aggañña Sutta explica que todas as classes ou varnas podem ser boas ou más e dá uma explicação sociológica de como surgiram, contra a ideia bramânica de que são divinamente ordenados. [291] De acordo com Kancha Ilaiah , o Buda apresentou a primeira teoria do contrato da sociedade. [292] O ensino do Buda, então, é uma única lei moral universal, um Dharma válido para todos, que se opõe à ética brâmane fundada no “próprio dever” ( svadharma ) que depende da casta. [287]Por causa disso, todas as castas, incluindo os intocáveis, eram bem-vindas na ordem budista e, quando alguém se unia, renunciava a toda afiliação de casta. [293] [294]

Análise de existência

Os primeiros textos budistas apresentam a visão de mundo do Buda como focada na compreensão da natureza de dukkha , que é vista como o problema fundamental da vida. [295] Dukkha se refere a todos os tipos de sofrimento, mal-estar, frustração e insatisfação que os seres sencientes experimentam. [296] [297] No cerne da análise do Buda sobre dukkha está o fato de que tudo o que experimentamos é impermanente, instável e, portanto, não confiável. [298]

Uma apresentação comum da estrutura central dos ensinamentos de Buda encontrada nos primeiros textos é a das Quatro Nobres Verdades . [299] Este ensinamento é apresentado de forma mais famosa no Dhammacakkappavattana Sutta ("O discurso sobre o giro da roda do Dharma") e seus muitos paralelos. [300] O esboço básico das quatro verdades é o seguinte: [299] [296]

  • Existe dukkha.
  • Existem causas e condições para o surgimento de dukkha. Várias condições são descritas nos primeiros textos, como desejo ( taṇhā ) , mas as três mais básicas são ganância, aversão e ilusão . [301]
  • Se as condições para dukkha cessam, dukkha também cessa. Isso é " Nirvana " (literalmente 'apagando' ou 'apagando'). [302]
  • Há um caminho a seguir que leva ao Nirvana.

De acordo com Bhikkhu Analayo , o esquema das quatro verdades parece ser baseado "em uma analogia com o diagnóstico médico indiano " (com a forma: "doença, patógeno, saúde, cura") e esta comparação é "feita explicitamente em vários textos budistas antigos" . [300]

Em outro sutta Pali, o Buda descreve como "oito condições mundanas", "mantêm o mundo girando ... Ganho e perda, fama e descrédito, louvor e culpa, prazer e dor." Ele então explica como a diferença entre uma pessoa nobre ( arya ) e um mundano não instruído é que uma pessoa nobre reflete sobre e compreende a impermanência dessas condições.[303]

A análise da existência do Buda inclui a compreensão de que o carma e o renascimento fazem parte da vida. De acordo com o Buda, o ciclo constante de morrer e renascer (isto é, saṃsāra) de acordo com o karma de alguém é apenas dukkha e o objetivo espiritual final deve ser a liberação desse ciclo. [304] De acordo com os suttas em Pali, o Buda declarou que "este saṃsāra não tem começo detectável. Um primeiro ponto não é discernido de seres vagando e vagando impedidos pela ignorância e acorrentados pelo desejo." [305]

O ensinamento do Buda sobre o carma diferia daquele dos jainistas e brâmanes, pois, em sua opinião, o carma é principalmente intenção mental (em oposição à ação principalmente física ou atos rituais). [296] É relatado que Buda disse "Por karma, quero dizer intenção." [306] Richard Gombrich resume a visão do Buda sobre o karma da seguinte maneira: "todos os pensamentos, palavras e ações derivam seu valor moral, positivo ou negativo, da intenção por trás deles." [307]

Para o Buda, nossos atos cármicos também afetaram o processo de renascimento de uma forma positiva ou negativa. Isso era visto como uma lei natural impessoal semelhante a como certas sementes produzem certas plantas e frutos (na verdade, o resultado de um ato cármico foi chamado de "fruto" pelo Buda). [308] No entanto, é importante notar que o Buda não sustentava que tudo o que acontece é o resultado apenas do carma. Na verdade, quando o Buda foi solicitado a declarar as causas da dor e do prazer, ele listou várias causas físicas e ambientais ao lado do carma. [309]

Origem Dependente

A estátua do Buda de xisto com o famoso Ye Dharma Hetu dhāraṇī ao redor da cabeça, que era usado como um resumo comum da Origem Dependente.  Ele declara: "Das experiências que surgem de uma causa, o Tathāgata disse: 'esta é a causa deles, E esta é a sua cessação': Isso é o que o Grande Śramaṇa ensina."
Estátua do Buda de xisto com o famoso Ye Dharma Hetu dhāraṇī ao redor da cabeça, que era usado como um resumo comum da Origem Dependente. Ele declara: "Das experiências que surgem de uma causa, o Tathāgata disse: 'esta é a causa deles, E esta é a sua cessação': Isso é o que o Grande Śramaṇa ensina."

Nos primeiros textos, o processo de surgimento de dukkha é mais completamente explicado pelo Buda por meio do ensino da Origem Dependente . [296] Em seu nível mais básico, a Origem Dependente é um ensino empírico sobre a natureza dos fenômenos que diz que nada é experimentado independentemente de suas condições. [310]

A formulação mais básica da Origem Dependente é dada nos primeiros textos como: 'Sendo assim, isso acontece' (Pali: evam sati idam hoti ). [311] Isso pode ser entendido como significando que certos fenômenos só surgem quando há outros fenômenos presentes (exemplo: quando há desejo, surge o sofrimento), e assim, pode-se dizer que seu surgimento é "dependente" de outros fenômenos. Em outras palavras, nada na experiência existe sem uma causa. [311]

Em vários textos antigos, esse princípio básico é expandido com uma lista de fenômenos que são considerados condicionalmente dependentes. [312] [nota 24] Esses fenômenos devem fornecer uma análise do ciclo de dukkha vivenciado pelos seres sencientes. O filósofo Mark Siderits delineou a ideia básica do ensinamento do Buda sobre a Origem Dependente de dukkha da seguinte forma:

dada a existência de um conjunto de elementos psicofísicos em pleno funcionamento (as partes que constituem um ser senciente), a ignorância a respeito das três características da existência senciente - sofrimento, impermanência e não-eu - levará, no curso das interações normais com o meio, para a apropriação (a identificação de certos elementos como 'eu' e 'meu'). Isso leva, por sua vez, à formação de apegos, na forma de desejo e aversão, e ao fortalecimento da ignorância a respeito da verdadeira natureza da existência senciente. Isso garante renascimento futuro e, portanto, instâncias futuras de velhice, doença e morte, em um ciclo potencialmente interminável. [296]

O Buda viu sua análise da Origem Dependente como um "Caminho do Meio" entre o "eternalismo" ( sassatavada , a ideia de que alguma essência existe eternamente) e o "aniquilacionismo" ( ucchedavada , a ideia de que deixamos de existir completamente na morte). [296] [311] Este meio-termo é basicamente a visão de que, convencionalmente falando, as pessoas são apenas uma série causal de elementos psicofísicos impermanentes. [296]

Metafísica e identidade pessoal

Intimamente conectado à ideia de que a experiência é originada de forma dependente está o ensinamento do Buda de que não existe um eu independente ou permanente (Sânscrito: atman , Pali: atta ). [310]

Devido a essa visão (denominada anatta ), os ensinamentos do Buda se opunham a todas as teorias da alma de seu tempo, incluindo a teoria Jain de uma jiva " ("mônada vital") e as teorias bramânicas de atman e purusha . Todas essas teorias afirmavam que havia uma essência imutável eterna para uma pessoa que transmigrou de uma vida para outra. [313] [314] [296]

Enquanto os mestres bramânicos afirmavam as teorias de atman em uma tentativa de responder à questão do que realmente existe em última instância, o Buda viu essa questão como inútil, como ilustrado na parábola da flecha envenenada . [315]

Para os contemporâneos do Buda, o atman também era visto como a constante imutável que estava separada de todas as experiências de mudança e o controlador interno na pessoa. [316] O Buda, em vez disso, sustentou que todas as coisas no mundo de nossa experiência são transitórias e que não existe nenhuma parte imutável para uma pessoa. [317] De acordo com Richard Gombrich, a posição do Buda é simplesmente que "tudo é processo". [318] No entanto, esta visão antiessencialista ainda inclui uma compreensão da continuidade através do renascimento, é apenas o renascimento de um processo (karma), não uma essência como o atman. [319]

Talvez a maneira mais importante pela qual Buda analisou a experiência individual nos primeiros textos foi por meio dos cinco 'agregados' ou 'grupos' ( khandha ) de processos físicos e mentais.[320] [321] Os argumentos do Buda contra um eu imutável contam com esses cinco esquemas agregados, como pode ser visto no Pali Anattalakkhaṇa Sutta (e seus paralelos em Gandhari e chinês) . [322] [323] [324]

De acordo com os primeiros textos, o Buda argumentou que, porque não temos controle final sobre nenhum dos processos psicofísicos que constituem uma pessoa, não pode haver um "controlador interno" com comando sobre eles. Além disso, uma vez que são todos impermanentes, não se pode considerar qualquer um dos processos psicofísicos como um eu imutável. [325] [296] Mesmo processos mentais como consciência e vontade ( cetana ) são vistos como sendo originados de forma dependente e impermanentes e, portanto, não se qualificam como um self ( atman ). [296]

Conforme observado por Gombrich, nos primeiros textos o Buda ensina que todos os cinco agregados, incluindo a consciência ( viññana , considerada eterna pelos brâmanes), surgem dependentes de causas. [326] Ou seja, a existência é baseada em processos que estão sujeitos à origem dependente. Ele comparou a existência samsárica a um fogo, que é dinâmico e requer combustível (os khandas , literalmente: "montes") para continuar queimando. [327]

Como explica Rupert Gethin , para o Buda:

Eu sou um fluxo complexo de fenômenos físicos e mentais, mas descole esses fenômenos e olhe para trás deles e a pessoa simplesmente não encontrará um eu constante que possa chamar de seu. Meu senso de identidade é lógica e emocionalmente apenas um rótulo que imponho a esses fenômenos físicos e mentais em conseqüência de sua conexão. [328]

O Buda viu a crença em um self como decorrente de nossa compreensão e identificação com os vários fenômenos mutantes, bem como da ignorância sobre como as coisas realmente são. [329] Além disso, o Buda sustentou que experimentamos sofrimento porque nos apegamos a auto-visões errôneas. [330] [331]

Felicidade mundana

Conforme observado por Bhikkhu Bodhi , o Buda, conforme descrito nos suttas em Pali, não ensina exclusivamente um objetivo que transcende o mundo, mas também ensina aos leigos como alcançar a felicidade mundana sukha ). [332]

De acordo com Bodhi, o "mais abrangente" dos suttas que focam em como viver como um leigo é o Sigālovāda Sutta (DN 31). Este sutta descreve como um leigo se comporta em relação a seis relações sociais básicas: "pais e filhos, professor e alunos, marido e mulher, amigo e amigo, empregador e trabalhadores, seguidor leigo e guias religiosos."[333] Este texto em pali também tem paralelos em fragmentos chineses e sânscritos. [334] [335]

Em outro sutta ( Dīghajāṇu Sutta , AN 8.54), o Buda ensina dois tipos de felicidade. Primeiro, há a felicidade visível nesta vida. O Buda afirma que quatro coisas levam a essa felicidade: "A realização de esforço persistente, a realização de proteção, boa amizade e vida equilibrada." [336] Da mesma forma, em vários outros suttas, o Buda ensina como melhorar as relações familiares, particularmente sobre a importância do amor filial e da gratidão, bem como do bem-estar conjugal. [337]

Com relação à felicidade da próxima vida, o Buda (no Dīghajāṇu Sutta ) afirma que as virtudes que levam a um bom renascimento são:  (no Buda e nos ensinamentos), disciplina moral, especialmente mantendo os cinco preceitos , generosidade e sabedoria (conhecimento do surgimento e desaparecimento das coisas). [338]

De acordo com o Buda dos suttas, alcançar um bom renascimento é baseado no cultivo de carma benéfico ou hábil ( kusala ), o que leva a um bom resultado e em evitar o carma prejudicial ( akusala ). Uma lista comum de bons karmas ensinados pelo Buda é a lista de dez cursos de ação ( kammapatha ), conforme descrito no MN 41 Saleyyaka Sutta (e seu paralelo chinês em SĀ 1042). [339] [340]

Bom carma também é denominado mérito ( puñña ) , e o Buda descreve três bases de ações meritórias: doação, disciplina moral e meditação (como visto em AN 8:36). [341]

O Caminho para a Libertação

Escultura gandharana que representa o Buda na postura de meditação sentada de lótus completa, séculos II-III dC
Escultura gandharana representando o Buda em lótus completo postura de meditação sentada de , séculos II-III dC
Estátuas de Buda de Gal Vihara.  Os primeiros textos budistas também mencionam a prática da meditação em pé e deitado.
Estátuas de Buda de Gal Vihara . Os primeiros textos budistas também mencionam a prática da meditação em pé e deitado.

A libertação ( vimutti ) da ignorância e do apego que criam sofrimento não é facilmente alcançada porque todos os seres têm hábitos profundamente arraigados (denominados āsavas , muitas vezes traduzidos como "influxos" ou "contaminações") que os mantêm presos no samsara. Por causa disso, o Buda ensinou um caminho ( marga ) de treinamento para desfazer esses hábitos. [296] [342] Este caminho ensinado pelo Buda é descrito nos primeiros textos (mais famosos no Pali Dhammacakkappavattana Sutta e seus numerosos textos paralelos) como um " Caminho do Meio " entre a indulgência sensual por um lado e a mortificação do corpo por o outro. [300]

Uma das formulações mais comuns do caminho para a liberação nos primeiros textos budistas é o Nobre Caminho Óctuplo . [343] [nota 25] Há também uma formulação alternativa com dez elementos que também é muito comumente ensinada nos primeiros textos. [345]

De acordo com Gethin, outro resumo comum do caminho para o despertar sabiamente usado nos primeiros textos é "abandonar os obstáculos , a prática dos quatro estabelecimentos da atenção plena e o desenvolvimento dos fatores do despertar ". [346]

Os primeiros textos também contêm muitas apresentações diferentes do caminho de Buda para a liberação, além do Caminho Óctuplo. [347] De acordo com Rupert Gethin, nos Nikayas e Agamas, o caminho do Buda é apresentado principalmente em um processo cumulativo e gradual "passo a passo", como aquele descrito no Samaññaphala Sutta . [348] [nota 26] Os primeiros textos que descrevem o caminho graduado incluem o Cula-Hatthipadopama-sutta (MN 27, com paralelo chinês em MĀ 146) e o Tevijja Sutta (DN 13, com paralelo chinês em DĀ 26 e um sânscrito fragmentário paralelo intitulado Vāsiṣṭha-sūtra ). [347] [350] [351]Outros textos antigos, como o[352] [nota 27]Upanisa sutta (SN 12.23), apresenta o caminho como reversões do processo de Origem Dependente.

Algumas práticas comuns que são compartilhadas pela maioria dessas apresentações iniciais do caminho incluem sila (treinamento ético), contenção dos sentidos ( indriyasamvara ), atenção plena e consciência clara ( sati - sampajañña ) e a prática de jhana (absorção meditativa). [345] Desenvolvimento mental ( citta bhāvanā ) era fundamental para o caminho espiritual do Buda, conforme descrito nos primeiros textos e isso incluía práticas meditativas .

Com relação ao treinamento da visão correta e restrição dos sentidos, o Buda ensinou que era importante refletir sobre os perigos ou desvantagens ( adinava ) dos prazeres sensuais. Vários suttas discutem as diferentes desvantagens da sensualidade. No Potaliya Sutta (MN 54), os prazeres sensuais são considerados pelo Buda como uma causa de conflito para todos os seres humanos. [354] Eles são disse ser incapaz de satisfazer o desejo, como um osso sem carne limpa dado a um cão. [355] A sensualidade também é comparada a uma tocha erguida contra o vento, uma vez que queima a pessoa que a segura. [356] De acordo com o Buda, há "um deleite à parte dos prazeres sensuais, à parte dos estados prejudiciais, que ultrapassa até a bem-aventurança divina." O Buda ensinou assim que se deve ter prazer nos prazeres espirituais mais elevados em vez do prazer sensual. [357] Isso se explica com o símile do leproso, que cauteriza sua pele com fogo para se aliviar da dor da lepra, mas depois de curado, evita as mesmas chamas de que gostava antes (ver MN 75, Magandiya Sutta ) . [358]

Numerosos estudiosos, como Vetter, escreveram sobre a centralidade da prática de dhyana para os ensinamentos de Buda. [359] É o treinamento da mente, comumente traduzido como meditação , para retirar a mente das respostas automáticas às impressões dos sentidos, levando a um "estado de perfeita equanimidade e consciência ( upekkhā-sati-parisuddhi )."[360] Dhyana é precedido e apoiado por vários aspectos do caminho, como isolamento e restrição dos sentidos. [361]

Outro treinamento mental importante nos primeiros textos é a prática da atenção plena ( sati ), que foi ensinada principalmente usando os esquemas das "Quatro formas de atenção plena" ( Satipatthana , conforme ensinado no Pali Satipatthana Sutta e seus vários textos paralelos) e o dezesseis elementos de "Plenitude da Respiração" ( Anapanasati , conforme ensinado no Anapanasati Sutta e seus vários paralelos). [362]

Como fazer com que outros praticassem o caminho era o objetivo central da mensagem do Buda, os primeiros textos descrevem o Buda como se recusando a responder a certas questões metafísicas com as quais seus contemporâneos estavam preocupados (como "o mundo é eterno?"). Isso porque ele não via essas questões como úteis no caminho e como não estando "ligadas à meta".[363]

Monaquismo

Os primeiros textos budistas descrevem o Buda promovendo a vida de um sramana " celibatário e sem-teto , ou mendicante, como o modo de vida ideal para a prática do caminho. [364] Ele ensinou que os mendicantes ou "mendigos" ( bhikkhus ) deveriam desistir de todas as posses e possuir apenas uma tigela de mendigar e três mantos. [365] Como parte da disciplina monástica do Buda, eles também deveriam contar com a comunidade leiga mais ampla para as necessidades básicas (principalmente comida, roupas e alojamento). [366]

Os ensinamentos do Buda sobre a disciplina monástica foram preservados nas várias coleções do Vinaya das diferentes escolas primitivas. [365]

Os monásticos budistas, que incluíam monges e freiras, deviam mendigar por sua comida, não tinham permissão para armazenar comida ou comer depois do meio-dia e não tinham permissão para usar ouro, prata ou quaisquer objetos de valor. [367] [368]

Ensinamentos sócio-políticos

Os primeiros textos descrevem o Buda dando um relato deflacionário da importância da política para a vida humana. A política é inevitável e provavelmente até necessária e útil, mas também é uma tremenda perda de tempo e esforço, além de ser uma tentação primordial para permitir que o ego se alastre. A teoria política budista nega que as pessoas tenham o dever moral de se envolver na política, exceto em um grau mínimo (pagar os impostos, obedecer às leis, talvez votar nas eleições), e retrata ativamente o envolvimento na política e a busca do esclarecimento como sendo caminhos conflitantes na vida.[369]

No Aggañña Sutta , o Buda ensina uma história de como surgiu a monarquia que, de acordo com Matthew J. Moore, é "intimamente análoga a um contrato social". Aggañña Sutta também fornece uma explicação social de como diferentes classes surgiram, em contraste com as visões védicas sobre a casta social. [370]

Outros textos antigos, como o Cakkavatti-Sīhanāda Sutta e o Mahāsudassana Sutta, focam na figura do justo líder que gira a roda ( Cakkavatti ). Este líder ideal é aquele que promove o Dharma por meio de seu governo. Ele só pode alcançar seu status por meio da pureza moral e deve promover a moralidade e o Dharma para manter sua posição. De acordo com o Cakkavatti-Sīhanāda Sutta , os principais deveres de um Cakkavatti são: "estabelecer guarda, guarda e proteção de acordo com o Dhamma para sua própria casa, suas tropas, seus nobres e vassalos, para brâmanes e chefes de família, cidade e povo do campo , ascetas e brâmanes, para animais e pássaros. não deixe nenhum crime prevalecer em seu reino, e para aqueles que estão em necessidade, dê propriedades. " [370] o sutta explica a injunção de dar aos necessitados, contando como uma linha de monarcas que giram a roda cai porque eles falham em dar aos necessitados, e assim o reino entra em lutas internas conforme aumenta a pobreza, que então leva ao roubo e à violência. [nota 28]

No Mahāparinibbāna Sutta, o Buda descreve vários princípios que ele promoveu entre a federação tribal Vajjiana, que tinha uma forma quase republicana de governo. Ele os ensinou a “realizar assembléias regulares e frequentes”, viver em harmonia e manter suas tradições. O Buda então promoveu um tipo semelhante de estilo republicano de governo entre a Sangha budista, onde todos os monges tinham direitos iguais de participar de reuniões abertas e não haveria um único líder, uma vez que o Buda também optou por não nomear um. [370] Alguns estudiosos argumentaram que esse fato sinaliza que o Buda preferia uma forma republicana de governo, enquanto outros discordam dessa posição. [370]

Opiniões acadêmicas sobre os primeiros ensinamentos

O Buda em uma moeda de Kanishka I, c.  130 CE.
O Buda em uma moeda de Kanishka I , c.  130 CE.

Numerosos estudiosos do budismo primitivo argumentam que a maioria dos ensinamentos encontrados nos textos budistas primitivos datam do próprio Buda. Um deles é Richard Gombrich , que argumenta que, uma vez que o conteúdo dos primeiros textos “apresenta tal originalidade, inteligência, grandeza e - o mais relevante - coerência ... é difícil vê-lo como uma obra composta.” Assim, ele conclui que eles são "o trabalho de um gênio". [372]

Peter Harvey também concorda que "muito" do Cânon Pali "deve derivar de seus ensinamentos [de Buda]." [373] Da mesma forma, A. K. Warder escreveu que "não há evidências que sugiram que [o ensino compartilhado das primeiras escolas] foi formulado por alguém que não seja o Buda e seus seguidores imediatos." [374]

Além disso, Alexander Wynne argumenta que "a evidência interna da literatura budista inicial prova sua autenticidade histórica". [375]

No entanto, outros estudiosos dos estudos budistas discordam da visão geralmente positiva de que os primeiros textos budistas refletem os ensinamentos do Buda histórico. Por exemplo, Edward Conze argumentou que as tentativas dos estudiosos europeus de reconstruir os ensinamentos originais do Buda foram "apenas conjecturas". [376]

Outros estudiosos argumentam que alguns ensinamentos contidos nos primeiros textos são os ensinamentos autênticos de Buda, mas não outros. Por exemplo, de acordo com Tilmann Vetter, o núcleo mais antigo dos ensinamentos budistas é a prática meditativa de dhyana . [377] [nota 29] Vetter argumenta que o "insight libertador" se tornou uma característica essencial da tradição budista em uma data posterior. Ele postula que a Quarta Nobre Verdades, o Caminho Óctuplo e a Origem Dependente, que são comumente vistos como essenciais ao Budismo, são formulações posteriores que fazem parte da estrutura explicativa desse "insight libertador". [379]

Lambert Schmithausen similarmente argumenta que a menção das quatro nobres verdades como constituindo o "insight libertador", que é alcançado após o domínio das quatro dhyanas , é um acréscimo posterior. [267] Além disso, de acordo com Johannes Bronkhorst , as quatro verdades podem não ter sido formuladas no budismo primitivo e não serviram no budismo primitivo como uma descrição de "insight libertador". [380]

Características físicas

Nas primeiras fontes

Monges budistas do Nepal.  De acordo com as primeiras fontes, o Buda parecia um homem barbeado típico do nordeste da Índia.
Monges budistas do Nepal. De acordo com as primeiras fontes, o Buda parecia um homem barbeado típico do nordeste da Índia.

As primeiras fontes descrevem o Buda como semelhante a outros monges budistas. Vários discursos descrevem como ele "cortou o cabelo e a barba" ao renunciar ao mundo. Da mesma forma, em Digha Nikaya 3, um brâmane descreve o Buda como um homem barbeado ou careca ( mundaka ). [381] Digha Nikaya 2 também descreve como o rei Ajatasattu é incapaz de dizer qual dos monges é o Buda quando se aproxima da sangha e deve pedir a seu ministro para apontá-lo. Da mesma forma, no MN 140, um mendicante que se vê como um seguidor de Buda encontra o Buda pessoalmente, mas é incapaz de reconhecê-lo. [382]

O Buda também é descrito como sendo bonito e de pele clara (Digha I: 115; Anguttara I: 181), pelo menos em sua juventude. Na velhice, porém, ele é descrito como tendo um corpo encurvado, com membros frouxos e enrugados. [383]

Os 32 Signos

Vários textos budistas atribuem ao Buda uma série de características físicas extraordinárias, conhecidas como "os 32 Sinais do Grande Homem " (Skt. Mahāpuruṣa lakṣaṇa ).

De acordo com Analayo, quando aparecem pela primeira vez nos textos budistas, essas marcas físicas foram inicialmente consideradas imperceptíveis para a pessoa comum e exigiam um treinamento especial para serem detectadas. Mais tarde, porém, eles são descritos como sendo visíveis por pessoas comuns e inspirando fé no Buda. [384]

Estas características encontram-se descritos na Nikaya Digha 's Lakkhaṇa Sutta (D, I: 142). [385]

Gautama Buda em outras religiões

Buda retratado como o nono avatar do deus Vishnu em uma representação tradicional hindu
Buda retratado como o nono avatar do deus Vishnu em uma representação tradicional hindu
Buda como um avatar no templo Dwaraka Tirumala, Andhra Pradesh
Buda como um avatar no templo Dwaraka Tirumala , Andhra Pradesh

Alguns hindus consideram Gautama como o nono avatar de Vishnu . [nota 10] [386] [387] No entanto, os ensinamentos de Buda negam a autoridade dos Vedas e os conceitos de Brahman - Atman . [388] [389] [390] Conseqüentemente, o budismo é geralmente classificado como uma escola nāstika (heterodoxa, literalmente "Não é assim" [nota 30] ) em contraste com as seis escolas ortodoxas do hinduísmo. [393] [394] [395] Em Chaubis Avtar Sikhismo , Buda é mencionado como o 23º avatar de Vishnu no, uma composição em Dasam Granth tradicional e historicamente atribuída ao Guru Gobind Singh . [396]

estudioso sunita clássico Tabari relata que ídolos budistas foram trazidos do Afeganistão para Bagdá no século IX. Esses ídolos foram vendidos em templos budistas próximos a uma mesquita em Bukhara , mas ele não discute mais o papel de Buda. De acordo com as obras sobre o budismo de Al-Biruni (973 – depois de 1050), as opiniões sobre a identidade exata de Buda eram diversas. Conseqüentemente, alguns o consideravam como o divino encarnado, outros como um apóstolo dos anjos ou como um Ifrit e outros como um apóstolo de Deus enviado à raça humana. No século 12, al-Shahrastani chegou a comparar Buda a Khidr , descrito como um ser humano ideal.Ibn Nadim, que também estava familiarizado com osOs ensinamentos maniqueus , até mesmo identifica Buda como um profeta, que ensinou uma religião para "banir Satanás ", embora não o mencione explicitamente. No entanto, a maioria dos estudiosos clássicos descreveu Buda em termos teístas, que é diferente dos ensinamentos islâmicos. [397]

No entanto, o Buda é considerado um profeta pela seita minoritária Ahmadiyya [398] , geralmente considerada desviante e rejeitada como apóstata pelo Islã dominante. [399] [400] Alguns dos primeiros taoístas-budistas chineses pensavam que o Buda era uma reencarnação de Laozi . [401]

Os discípulos da religião Cao Đài adoram o Buda como um importante professor religioso. [402] Sua imagem pode ser encontrada tanto na Santa Sé como no altar doméstico. Ele é revelado durante a comunicação com os Seres Divinos como filho de seu Ser Supremo (Deus Pai) junto com outros professores religiosos importantes e fundadores como Jesus , Laozi e Confúcio . [403]

São Josafá cristão é baseado no Buda. O nome vem do sânscrito Bodhisattva via árabe Būdhasaf e georgiano Iodasaph . [404] A única história em que aparece São Josafá, Barlaão e Josafá , é baseada na vida do Buda. [405] Josafat foi incluído nas edições anteriores do Martirológio Romano (dia da festa, 27 de novembro) - embora não no Missal Romano - e no calendário litúrgico da Igreja Ortodoxa Oriental (26 de agosto).

Na antiga seita gnóstica do maniqueísmo , o Buda é listado entre os profetas que pregaram a palavra de Deus antes de Mani . [406]

Na Fé Bahá'í , Buda é considerado um dos Manifestantes de Deus .

Gautama Buda, templo budista, Chennai, Tamil Nadu, Índia.
Gautama Buda, templo budista, Chennai, Tamil Nadu, Índia.

Representações artísticas

Algumas das primeiras representações artísticas do Buda encontradas em Bharhut e Sanchi são anicônicas e simbólicas. Durante esse período anicônico inicial, o Buda é representado por outros objetos ou símbolos, como um trono vazio, um cavalo sem cavaleiro, pegadas, uma roda do Dharma ou uma árvore Bodhi . [407] A arte em Sanchi também retrata as narrativas Jataka do Buda em suas vidas passadas. [408]

Outros estilos de arte budista indiana retratam o Buda em forma humana, seja em pé, sentado com as pernas cruzadas (geralmente na postura do lótus ) ou deitado de lado. As representações icônicas do Buda tornaram-se particularmente populares e difundidas após o primeiro século EC. [409] Algumas dessas representações do Buda, especialmente as do budismo gandharano e do budismo da Ásia Central , foram influenciadas pela arte helenística , um estilo conhecido como arte greco-budista . [410]

Esses vários estilos indianos e da Ásia Central influenciariam a arte das imagens do Buda Budista do Leste Asiático , bem como as do Budismo Theravada do Sudeste Asiático.

Galeria com diferentes estilos de Buda


  • Um casal real visita o Buda, da grade da Bharhut Stupa, dinastia Shunga, início do século 2 a.C.
    Um casal real visita o Buda, da grade da Bharhut Stupa, dinastia Shunga, início do século 2 a.C.

Em outras mídias

Filmes
Televisão
Literatura
Música

Veja também

Notas

Referências

Fontes

Leitura adicional

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