42 benefícios do Yoga para o corpo e para a mente
Se você faz Yoga há algum tempo, já notou benefícios da prática – talvez esteja dormindo melhor, tenha ganhado flexibilidade, controlado seu peso e esteja menos estressado.
Pesquisadores estão comprovando os benefícios do Yoga
A ciência está começando a dar pistas concretas de benefícios mais sérios do Yoga, como a melhora da saúde, a diminuição de dores em geral e até a prevenção de doenças.
Autor de vários livros sobre Yoga, o médico e editor do Yoga Journal, Timothy McCall reuniu comprovações científicas mundo afora e testou ele mesmo os efeitos do Yoga para o corpo e para a mente.
42 benefícios do Yoga para a saúde
Melhora a flexibilidade
O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios do Yoga. Durante a sua primeira aula você provavelmente não vai conseguir tocar seus dedões, mas não se preocupe.
Com o tempo você vai notar uma melhora gradual, e eventualmente, poses que eram impossíveis de fazer vão ser realidade na sua vida.
Ao mesmo tempo você também vai notar que algumas dores vão desaparecer. Não é coincidência. O Yoga tem o poder de ensinar à sua mente como conectar diferentes músculos, para que seu corpo trabalhe em sinergia.
Quer um exemplo?
Quadris travados podem exigir muito da articulação do joelho, levando ao desalinhamento dos músculos da coxa e dos ossos da perna.
E daí esses problemas na coxa trazem dores na lombar, que causam dores nas costas. Está tudo conectado.
Além disso, a falta de flexibilidade em outros tecidos, como ligamentos, pode causar uma postura ruim.
Dá pra ver como uma coisa leva a outra?
- Constrói músculos fortes
Ter músculos fortes é muito mais importante do que ter uma boa aparência. Eles nos protegem de doenças como artrite e dor nas costas, além de prevenir queda em idosos, uma das grandes causas de morte nessa idade.
Quando você constrói seus músculos através da Yoga, balanceia esse ganho com o aumento de flexibilidade. Se você fizesse isso na academia provavelmente construiria músculos às custas da sua flexibilidade.
- Emagrece
Jared Molenkopf perdeu 133 quilos.
O segredo? Os benefícios indiretos do Yoga para a perda de peso.
Além de tonificar seus músculos e acelerar o metabolismo, Jared sentiu os efeitos secundários dessa atividade, como a diminuição da ansiedade, dos níveis de açúcar no sangue e a melhora do seu sono.
Tudo isso contribuiu para que ele pudesse perder peso rapidamente, quase 10 quilos por mês em 150 dias.
- Melhora a postura
Imagine sua cabeça como uma bola de boliche – redonda, grande e pesada. Quando ela está alinhada à coluna vertebral, seu pescoço e suas costas não vão ter problemas para suportá-la.
No entanto, se você se mantiver alguns centímetros para frente vai tensionar esses músculos. 12 horas ao dia segurando essa bola de boliche e você ainda se pergunta o motivo de estar cansado e dolorido…
E se isso piorar, seu corpo compensa desalinhando outros músculos e principalmente a coluna vertebral, o que pode causar mais dores e doenças incuráveis, como a artrite reumatoide.
O Yoga ajuda te dando uma maior consciência corporal e melhorando sua postura no dia a dia.
- Previne dores nas articulações
Toda vez que você pratica Yoga, leva suas articulações ao máximo do movimento que elas podem fazer.
Isso previne a artrite porque faz o liquido sinovial(que nutre a articulação) fluir, diminuindo o atrito entre cartilagens e ossos.
A cartilagem é como uma esponja: recebe nutrientes novos quando é apertada, empurrada, usada. Sem esses nutrientes, o atrito aumenta podendo chegar até os ossos…nessa hora você vai saber o que é dor de verdade.
- Protege a coluna
Se ficarem estáticos, os discos intervertebrais(os amortecedores da sua coluna), podem causar hérnias e comprimir nervos.
Por isso precisam se movimentar, pois essa é a única maneira deles conseguirem nutrientes. Se você tem uma pratica regular de Yoga, com movimentos específicos para essa área, sua coluna estará saudável.
- Melhora a saúde dos ossos
É de senso comum que os exercícios com peso fortalecem os ossos e previnem a osteoporose.
Várias posições requerem que você levante seu próprio peso, algumas delas específicas para os ossos dos braços, os mais vulneráveis a fratura por osteoporose.
Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, descobriu que dá para melhorar a densidade óssea nas vértebras com algumas semanas de Yoga. Além disso, como essa prática controla os níveis de cortisol(ver nº 12) ajuda a manter o cálcio nos ossos.
- Melhora a corrente sanguínea
O Yoga faz seu sangue fluir através dos exercícios de relaxamento, principalmente a circulação nas extremidades – mãos e pés. Oxigenadas, as células funcionam melhor.
As inversões, como paradas de mão e de ombro fazem o sangue venoso(não oxigenado) fluir das pernas e pélvis de volta ao coração mais rapidamente. Isso alivia inchaço nas pernas e pode ajudar a amenizar problemas renais.
Além disso, o Yoga turbina os níveis de hemoglobina, célula que carrega oxigênio para outros tecidos. Mais fino, o sangue flui melhor, o que previne ataques cardíacos e derrames.
- Drena a linfa e aumenta a imunidade
Quando você contrai e alonga o músculos entre as poses melhora a drenagem da linfa, um líquido que contém células que lutam contra doenças.
Como esse sistema não tem bombeamento como os vasos sanguíneos, movimentar-se ajuda o sistema linfático a lutar contra infecções, células cancerígenas e limpar as toxinas do corpo de forma mais eficiente.
- Eleva a frequência cardíaca
Quando você eleva sua frequência cardíaca constantemente diminui o risco de um ataque cardíaco e pode aliviar sintomas de depressão. Nem todos os tipos de exercícios de Yoga são aeróbicos, mas todos conseguem alguma elevação dessa frequência.
Pesquisas revelaram que praticantes de Yoga conseguem manter uma frequência mais baixa em descanso, tem maior resistência física e melhor uso de oxigênio durante o exercício. Tudo isso reflete no condicionamento físico.
Além disso, o controle da respiração permite fazer o mesmo exercício gastando menos oxigênio, o que a longo prazo combate o envelhecimento das células já que um produto da reação com oxigênio são os temidos radicais livres.
- Abaixa sua pressão arterial
Tem pressão alta? Experimente o Yoga.
Dois estudos britânicos publicados na revista The Lancet compararam pessoas hipertensas em duas situações: enquanto parte delas fazia a Savasana, a posição do cadáver(deitar de barriga para cima controlando a respiração), outras apenas deitaram em um sofá. Após 3 meses ambas as medições, diastólica e sistólica caíram drasticamente no grupo que fez Yoga.
- Regula as glândulas adrenais
A Yoga controla os níveis de cortisol. Parece pouco? Normalmente as glândulas adrenais secretam esse hormônio em resposta a crises agudas e isso aumenta a imunidade por um tempo.
No entanto, os níveis de cortisol não podem se manter altos após essas situações ou seu sistema imunológico será comprometido.
Outros estudos descobriram que cortisol em excesso pode causar depressão, osteoporose(por retirar o cálcio dos ossos), hipertensão e resistência a insulina.
Uma pesquisa com ratos provou que cortisol em excesso causa fome, não a do dia a dia, mas aquela quando você está estressado e quer descontar nas calorias.
Controlar o cortisol é sim importante!
- Faz você mais feliz
Triste? Tente uma posição de Yoga!
Estudos descobriram que a pratica constante de Yoga combate a depressãoao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo.
O professor Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, constatou que os iogues tem uma maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado a felicidade e a função imunológica.
- Te ajuda a ser mais saudável
Exercite-se mais, coma menos – esse é o mantra de quem está de dieta. E o Yoga pode ajudar.
Uma pratica constante ajuda a queimar as calorias enquanto aumenta o conhecimento sobre seu próprio corpo, te ajudando a fazer escolhas melhores, principalmente para sua alimentação.
- Diminui o açúcar no sangue
O Yoga ajuda a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o LDL, o colesterol ruim, enquanto aumenta o HDL, o colesterol bom.
Pessoas com diabetes acham no Yoga uma forma de prevenção: por abaixar os níveis de adrenalina e cortisol, auxiliar na perda de peso e na sensibilidade aos efeitos da insulina. Controlar os níveis de açúcar sanguíneo também contribui para diminuir o risco de ataque cardíaco, falha renal e até cegueira.
- Mantém você focado
Um componente importante do Yoga é manter você focado no presente. Estudos descobriram que o Yoga pode melhorar a coordenação motora, o tempo de reação, a memória e até mesmo seu QI.
Praticantes de meditação se mostraram excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informação. Provavelmente estavam menos distraídos por outros pensamentos e focados na tarefa que tinham pela frente.
- Yoga relaxa
Diminua sua respiração, foque no presente e controle seu sistema nervoso de perto.
O Yoga ativa o sistema nervoso parassimpático, o que causa uma queda na hipertensão e a melhora do fluxo sanguíneo em intestinos e órgãos genitais, o que o médico Herbert Benson denominou de resposta relaxante.
- Melhora o equilíbrio
O Yoga é capaz de aumentar sua propriocepção, que nada mais é a consciência de sentir seu corpo em relação ao espaço.
Pessoas com a postura torta e movimentos debilitados geralmente tem uma propriocepção ruim, o que pode estar atrelado a problemas no joelho e nas costas.
Mais equilíbrio = menos quedas, o que para idosos se traduz em independência de cuidados de enfermeiras ou asilos. Para as outras pessoas, isso pode ser visto nas aulas, com uma facilidade para fazer poses mais desafiadores, como a da árvore.
- Controle do sistema nervoso
Alguns iogues mais avançados conseguem controlar seus corpos de maneira extraordinária, o que acontece graças ao sistema nervoso.
Cientistas monitoraram praticantes de Yoga que podem induzir sua própria frequência cardíaca ou até mesmo gerar atividade cerebral para aumentar a temperatura das mãos!!!!
- Melhorar a tensão em seus membros
Você já se pegou usando seu celular, dirigindo ou até mesmo olhando pra tela do computador com o corpo todo tenso?
Esse hábito inconsciente pode levar a uma tensão crônica e um cansaço muscular de pulsos, braços, ombros, pescoço e até mesmo na face, o que gera um estresse muito grande. A pratica de Yoga te mostra onde você segura essa tensão e te ajuda a dissipá-la. Para músculos maiores, como quadríceps e trapézio talvez leve mais algum tempo pra isso acontecer.
- Maior qualidade do sono
Você não quer sobrecarregar seu sistema nervoso com exercícios muito intensos, certo?
O Yoga pode aliviar a correria da vida moderna. Um dos benefícios estudados do Yoga é a melhora na qualidade do sono, justamente por esse maior controle do sistema nervoso.
- Turbina seu sistema imunológico
As poses e a respiração provavelmente também ajudam a aumentar a função imunológica, mas até agora a meditação é quem tem o maior efeito sobre ela, de acordo com a ciência.
O corpo pode ou aumentar seus anticorpos, em doenças normais, ou os diminuir como em doenças autoimunes como a psoríase.
- Dá aos seus pulmões espaço para respirar
Iogues tendem a ter inspirações e expirações mais profundas. Uma pesquisa de 1998 se propôs a ensinar uma técnica conhecida como a “respiração total” para pessoas com problemas cardiorrespiratórios.
Após um mês, a taxa de respiração das pessoas caiu de 13.4 inspirações por minuto para 7.6. Ao mesmo tempo, suas capacidades físicas aumentaram bastante. O Yoga se mostrou eficiente para aumentar o volume das inspirações e a eficiência das expirações.
Ao estimular a inspiração pelo nariz, o Yoga melhora a qualidade do ar que mandamos para o pulmão pois o nariz é capaz de filtrá-lo e aquecê-lo, coisa que a boca não faz.
- Previne problemas no sistema digestório
Úlcera, síndrome do intestino irritável e constipações – tudo isso pode ser causado (ou agravado) pelo estresse. Yoga, como qualquer outra atividade física, melhora a função intestinal diminuindo o risco de câncer de colón.
Ainda não é cientificamente comprovado mas adeptos da prática já relataram que fazer poses com torções corporais estimulem o funcionamento desse sistema.
- Acalma sua mente
Quer uma mente mais calma? Yoga é a solução.
Frustrações, arrependimentos, raiva e medo estão associados ao estresse, assim como enxaquecas, insônia, lúpus, hipertensão e ataques cardíacos. Aprenda a combater isso com uma mente mais calma e viva mais e melhor.
- Melhora sua autoestima
Baixa autoestima é um problema comum. Se você não souber lidar com isso acaba caindo em vícios, ou então comendo e trabalhando demais e dormindo de menos, e aí vai pagar o preço com a sua saúde mental, física e espiritual.
No começo você vai sentir lampejos de melhora, e com o tempo sua visão dos problemas se expande, dando mais clareza às suas decisões.
Se você praticar regularmente e levar a sério(não só como exercício), você pode chegar ao que os iogues chamam de autoconhecimento e experimentar sentimentos bons como empatia, gratidão e o perdão.
- Diminui as dores
De acordo com vários estudos, a combinação de poses e meditação reduz dor em pessoas com artrite, problemas nas costas, fibromialgia, síndrome do túnel carpal ( problema na mão) e outras doenças crônicas. Quando você alivia essas dores seu humor melhora e você está menos propenso a utilizar remédios.
- Dá clareza as suas decisões
Ao mesmo tempo em que é relaxante, a Yoga também te dá uma força para enxergar a vida de outras maneiras. Você conseguirá fazer mudanças importantes em sua vida, como parar de fumar, exercitar-se mais e comer melhor sem precisar fazer tanto esforço.
- Conecta você com os professores(e outras pessoas)
Bons professores de Yoga podem fazer maravilhas por sua saúde. Eles fazem mais do que guiar suas poses – podem ajustá-las para que você as faça no máximo de sua amplitude, prevenindo lesões e ajudando você a relaxar e a curtir o Yoga de forma segura.
Existe ainda a possibilidade de fazer aulas online, mas nesse caso procure um programa que seja de confiança!
- Mantém você longe das drogas(lícitas e ilícitas)
Se sua caixa de remédios parece uma farmácia de tão cheia talvez seja a hora de fazer Yoga.
Estudos com hipertensos, diabéticos e pessoas com asma mostraram que a prática do exercício diminuiu a dosagem de remédio e em alguns casos eles até pararam de tomar. Isso significa menos gastos e menos risco de sofrer com os efeitos colaterais!
- Yoga = autoconhecimento do corpo
Pare, respire, sinta: é o Yoga entrando em sua vida e te deixando mais consciente. Assim fica mais fácil descontruir problemas e afastar emoções ruins como raiva e medo. Estudos sugerem que esses sentimentos estão ligados a distúrbios como diabetes, colesterol elevado e ataques cardíacos.
O Yoga diminui essa raiva, despertando sentimentos como compaixão e acalmando a mente e o sistema nervoso. Também aumenta a capacidade de olhar para sua própria vida sem fazer drama, e assim você pode tomar decisões firmes ou até mesmo absorver más noticias e acontecimentos ruins com a cabeça erguida.
- Beneficia seus relacionamentos
O amor não conquista tudo, mas pode ajudar a curar. Cultivar o amor de amigos, da família e da comunidade tem se mostrado muito bom para a saúde.
E uma pratica regular de Yoga pode turbinar ainda mais esse sentimento, já que é da própria filosofia iogue enfatizar o bem, não machucar as pessoas e sempre contar e verdade.
- Respirar melhor
Você sabe de qual som estou falando, certo? Aaaummmm…considere usá-lo na próxima sessão.
Os suecos do Instituto Karolinska comprovaram que usar algum som na hora da meditação ajuda a limpar os seios nasais melhorando a respiração. Legal, não?
- Guia seu corpo para a cura
O que você quer sentir? Estudos comprovaram que projetar uma imagem própria reduziu dores no pós operatório, além de dores de cabeça.
Essa é uma bela notícia para pacientes com HIV e câncer, que podem ter uma qualidade de vida maior apenas se imaginando mais felizes
- Ajuda você a servir os outros
O Karma Yoga(servir os outros) não tem esse nome a toa – faz parte dessa filosofia.
Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que idosos que eram voluntários de alguma causa por menos de uma hora por semana tinham três chances mais de estarem vivos após 7 anos do que quem não era voluntário. Servir os outros dá significado a vida e te faz ver que seus problemas não são tão grandes quanto comparados ao de outras pessoas.
- Te ajuda a cuidar de você mesmo
Na medicina convencional, a maioria dos pacientes são passivos no processo de cura. No Yoga, tudo o que você faz é decisivo. A pratica te dá ferramentas para mudar, e você talvez se sinta melhor já na primeira sessão.
Isso gera um vício do bem, o que resulta em três coisas: você se cuida mais, percebe que tem poder sobre o processo(quando está doente) e daí surge a esperança. E a esperança em si ajuda a curar.
- Melhora o tecido conjuntivo
Lendo os benefícios do Yoga, você deve ter percebido que várias coisas se repetem, e é porque muita coisa está conectada. Mude sua postura e sua respiração melhora. Melhore sua respiração e tenha o sistema nervoso em suas mãos.
Essa é uma das grandes lições do Yoga – tudo está conectado, seu osso do quadril ao da coxa, você à sua comunidade, sua comunidade ao mundo…essas conexões são vitais para entender o Yoga, e essa sinergia talvez seja a melhor explicação para os benefícios do dele para a saúde.
- Usa o efeito placebo pra provocar mudança
Acreditar em melhorar faz você melhorar. Infelizmente vários cientistas creem que se algo funciona por causa do efeito placebo é porque tem algo errado.
Mas a maioria dos pacientes quer melhorar, então se entoar algum cântico – como os que são entoados no Yoga – ajuda a curar, mesmo através desse efeito placebo, por que não fazê-lo?
- Melhora o sexo
Sexo é corpo, coração e cabeça. E o Yoga é bom para tudo isso. 12 semanas de Yoga funcionaram para homens e mulheres envolvidos em um estudo relataram um aumento do apetite sexual, performance, orgasmo, satisfação e principalmente, a confiança.
Fisicamente foi possível notar um aumento na circulação do sangue para os órgãos genitais e por isso Yoga também é indicado para combater a ejaculação precoce e a falta de ereção.
- Turbina a fertilidade
Existem alguns estudos que indicam o Yoga como um possível elevador de fertilidade, graças a diminuição do estresse.
O equilíbrio hormonal e a circulação de sangue nos órgãos gênitas seriam causas secundárias mas também importantes para quem está tentando ter um filho.
- Ameniza o estresse pós-traumático
Estresse pós traumático é uma doença de pessoas que passam por algum acontecimento marcante(e ruim) em suas vidas. Não tem cura, mas pode ser amenizado com sessões de Yoga.
Uma pesquisa norte-americana dividiu 38 mulheres em dois grupos: um fez 12 aulas de Yoga, e o outro não fez nada. Adivinha o que aconteceu?
Quem fez Yoga teve os sintomas da doença reduzidos drasticamente, o que torna essa pratica um caminho para quem não tem sucesso com terapias convencionais e remédios.
- Alivia a ressaca
“Depois de uma noite regada a bebida alcoólica, Yoga talvez seja a última coisa que passa pela sua cabeça, mas é exatamente o que você deveria fazer”, diz a professora Linda McGrath.
Para ela, Yoga é uma bela maneira de desintoxicar o organismo já que ajuda a aumentar o metabolismo, melhorar o trabalho da tireoide e a circulação do sangue.
Todos esses benefícios podem ajudar a curar ressaca bem mais rápido do que ficar só tomando água deitado na cama.
Fonte:http://minhayoga.com.br/42-beneficios-yoga/
Comentários
Postar um comentário