Satya Sai Baba Nag Champa
A relação do incenso com a cultura indiana é extremamente forte, visto que tanto os aromas – e não só através da aromaterapia, mas da gastronomia – quanto os rituais voltados à espiritualidade estão presentes no cotidiano da população.
Mas quando buscamos fragrâncias e efeitos poderosos é, sem dúvida, o Satya Sai Baba Nag Champa a primeira indicação.
A fragrância Nag Champa apresenta um perfume floral marcante e é obtida a partir de três espécies ornamentais: Mesua Ferrea, Magnolia Champaca e Plumeria Rubra.
A Mesua Ferrea, por exemplo, é uma árvore ripícola do Sul e Sudeste Asiático que possui muitos benefícios fitoterápicos, mas são suas conspícuas e perfumadasflores brancas com filamentos amarelos as matérias-primas do Nag Champa.
A Magnólia Champaca (magnólia amarela), por sua vez, é uma árvore nativa da Ásia Meridional e Sudeste Asiático. Possui flores profundamente aromáticascom estames e pétalas recurvadas, cujas tonalidades variam entre branco e amarelo.
Já a Plumeria Rubra (frangipani), é uma planta tropical presente na Ásia Oriental, conhecida pelas flores tubulares de cinco pétalas em tons rosas ou vermelhos com fragrâncias intensas.
O Satya Sai Baba Nag Champa é manufaturado pela Shrinivas Sugandhalaya com a técnica de masala (ou flora), que consiste na mistura de ingredientes crus para formar uma pasta seca espessa composta por 8 a 10 ervas aromáticas, essência nag champa, sândalo, pó de carvão e resina halmaddi.
Darbar e champa masala são duas variantes deste método artesanal, contudo a segunda é a mais utilizada comercialmente, uma vez que faz o incenso ter mais durabilidade.
Ela consiste na incorporação da pasta seca à varetas de bambu, enroladas à mão com movimentos circulares, sob uma bancada pulverizada com jigat (pó de madeira), que outorga acabamento empoeirado.
A excelência do incenso não só é garantida pela cuidadosa seleção de matérias-primas, mas também pela mão de obra especializada, que trabalha com equipamentos adequados e remuneração justa. Por isso é imprescindível valorizar o incenso artesanal e se questionar sobre o que consome e financia.
É importante evidenciar o comprometimento com a responsabilidade social e a equidade de gênero na fabricação manual dos incensos Satya, que além de garantir subsistência à população rural indiana, majoritária entre os funcionários, apresenta uma base de artesãos com predominância feminina.
A depuração com incenso remete às raízes espirituais indianas, à crença do poder purificador e direcionador de intenções da fumaça aromática. E o Nag Champa, em especial, auxilia o desenvolvimento consciencial e transmuta a negatividade do ambiente com a energia potencial dos ingredientes naturais, deixando-o agradavelmente perfumado.
Seu perfume floral com toque almiscarado desperta os sentidos, equilibra a tríade corpo, mente e espírito, proporciona relaxamento profundo e sensação de bem-estar, e estimula o estado de presença durante a meditação ou prática de yoga.
Se ainda não incluiu um espaço zen na decoração de interiores, mas deseja usufruir no dia a dia os benefícios do Nag Champa, eleja um incensário cheio de estilo, que possua design harmônico à essência do ambiente e faça as vezes de arte decorativa.
Em nossa loja virtual encontrará incensários, esculturas de buddhas, mandalas, velas e outros artesanatos zen para potencializar a energia poderosa desse aroma.
Namastê!
Milene Sousa – Arte & Sintonia
Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2018/10/02/satya-sai-baba-nag-champa/
Comentários
Postar um comentário