Mantra e devoção ao guru, por Krishna Das
Eu passei a minha vida inteira buscando. Mesmo antes de saber o que eu estava procurando, tudo o que aconteceu comigo me direcionou para a presença do amor, fosse na forma física do meu guru ou daquilo que existe no fundo do meu coração. Independentemente do que a minha vida possa parecer do lado do fora, por dentro está sempre em um processo constante de se voltar para aquele lugar, de tentar ficar cara a cara com o amor.
A BELEZA DE CANTAR MANTRAS
Dizem que o coração é igual a um espelho que reflete nosso ser mais profundo. Se o espelho estiver coberto de poeira, o reflexo não é nítido. O espelho do coração está coberto com a poeira das nossas “questões”: desejos egoístas, raiva, cobiça, vergonha, medo e apego. À medida que vamos nos libertando dessas coisas, nossa beleza interior começa a irradiar e a brilhar.
Quanto mais eu canto e compartilho a minha trajetória com pessoas que buscam a mesma coisa em países e culturas diferentes, mais eu mesmo me transformo. O meu caminho não consiste apenas em cantar mantras. Essa é a minha prática principal, mas a minha vida – e tudo o que ela contém – é o meu caminho. Eu tive a oportunidade de passar vários anos na presença do meu guru, e pude conhecer muitos santos, iogues, lamas e instrutores de diversas tradições espirituais. Sem a bênção desses professores maravilhosos e sem as minhas experiências com eles, eu não seria capaz de atravessar a escuridão e o desespero que com frequência preencheram a minha vida, para finalmente começar a aprender como fazer bem a mim mesmo.
Quando fazemos kirtan, a prática do que na Índia chamado de “cantar o Nome Divino”, nós nos libertamos das nossas “histórias” durante algumas horas e nos oferecemos ao momento presente, uma vez após a outra. Cantar mantras é uma maneira de aprofundar o momento, de aprofundar a nossa conexão com nós mesmos, com o mundo ao nosso redor e com os outros seres. Os cânticos em sânscrito que entoamos – reconhecidos há milênios como os Nomes de Deus – vêm de um lugar muito profundo dentro de cada um de nós, de modo que eles têm o poder de nos trazer de volta para dentro. Se formos fundo o bastante, chegaremos ao mesmo lugar, nosso Ser mais profundo.
A CONEXÃO COM O GURU
Cantar me leva para um espaço de amor interno que, para mim, é o meu guru, Neem Kaoli Baba. Do lado de fora, ele era um velhinho enrolado em um coberto, em cuja presença eu me sentia amado de maneira incondicional. Por dentro, não havia (e não há) nada nele que não fosse amor. Eu preciso falar sobre o meu guru porque tudo o que eu tenho como valor verdadeiro e duradouro vem da minha relação com ele. Minha intenção não é vendê-lo a você. Não é necessário entrar para nenhum grupo; nós já entramos para ele. Chama-se “raça humana”. Maharaj-ji, que estava além de qualquer crença sectária, dizia, vez após outra, que nós somos parte de uma única família e que o mesmo sangue corre por nossas veias.
“Guru” é um conceito difícil de aprender para a maior parte dos ocidentais, mas, para colocar em termos bem simples, o guru é aquela pessoa ou coisa que remove a escuridão do nosso ser. Para mim, o guru é o amor – o espaço que eu entro quando canto. Esse espaço pode receber qualquer nome: Deus, alma, presença, vastidão, consciência. Para mim, é guru.
O guru é a presença viva do nosso coração. Essa presença e este amor podem aparecer na nossa vida de várias maneiras. Sempre que aparecem, sentimos algo muito forte porque enxergamos um vislumbre da nossa própria beleza. Olhamos para nós mesmos através dos olhos do amor. Sempre que Maharaj-ji olhava para mim, eu precisava baixar os olhos; eu não aguentava tanto amor. Hoje, eu procuro aqueles olhos em todo lugar.
Para mim, mesmo após abandonar seu corpo, ele continua vivendo na forma da presença amorosa, vasta e penetrante de tudo o que existe. Ele está no céu que abrange tudo que compreende a terra, as estrelas, as nuvens e a poluição. Para mim, não existe lugar externo a Maharaj-ji.
A PRESENÇA DE DEUS
Também dá para chamar a presença dele de Deus, mas, para falar a verdade, eu não consigo estabelecer uma relação verdadeira com essa palavra. Ela me deixa muito tenso. Por ter sido criado no Ocidente, “Deus” sempre foi uma coisa fora de mim, algo distante e rígido. Eu nunca consegui me identificar com aquilo que as pessoas chamam de “Deus”. Em híndi e sânscrito, existem um milhão de nomes para Deus, e todos eles significam Deus. Mas são nomes mais suaves e mais doces; eles incorporam várias caraterísticas do amor e fornecem ao coração espaço para abraçar e ser abraçado de muitas maneiras distintas.
Ainda assim, isso não tem nada que ver com o conceito de Deus para mim. O caminho espiritual está relacionado ao amor, com fazer a conexão, com sentir aquela presença e estar exposto àquele amor. Esse é o lugar para onde eu canto. E esse lugar está sempre aqui, porque não é externo – é interno. A única coisa que eu preciso fazer é me lembrar de procura-lo e me colocar dentro dele.
A FORÇA DE HANUMAN
Dizem que nós só somos capazes de fazer oferendas pelo bem de outros se tivermos carma muito bom. Existem muitos obstáculos que precisam ser removidos primeiro, como egoísmo, cobiça e medo. Para fazer essa oferenda, precisamos de muita força, e como Hanuman é a corporificação da força e do serviço cheio de amor, assim como o removedor de obstáculos, nós o invocamos para nos ajudar. Hanuman faz com que o impossível seja possível.
Nós queremos ser bondosos. Nós queremos ajudar. Nós queremos ser boas pessoas e bons seres humanos, mas temos medo. Nós não sabemos como encontrar forças ou superar nossas dificuldades. Então invocamos o lugar mais fundo no coração, onde Hanuman vive, onde não há nada além de força, sabedoria e bondade, e então somos capazes de fazer essa oferenda. Ao fazê-la e estender a mão a outros seres, nós superamos a nossa tendência autocentrista e nos conectamos a um lugar interior mais profundo e, ao invocar esse lugar em nós mesmos, nosso coração fica mais forte e claro.
Maharaj-ji era louvado como verdadeira forma ou manifestação de Hanuman. Olhando para o nosso guru de fora, com olhos humanos normais, os outros devotos e eu víamos um velhinho querido enrolado em um coberto, que jogava fruta para os lados, dava risada, nos dava tapinhas na cabeça, conversava, tomava as providências para os festivais no templo, salvava vidas, curava doenças, distribuía bênçãos. Mas, se pudéssemos olhar com o olho divino, nós veríamos que ele estava imerso em Deus o tempo todo. As coisas externas aconteciam, as ele estava totalmente voltado para aquele amor o tempo todo.
Hanuman é assim. Hanuman tem força para nos ajudar a superar todos os obstáculos para que possamos nos postar aos pés daquele amor, à presença daquele amor. Quando nós deixamos de lado as nossas questões, ainda que por um momento, e permitimos que o amor entre e saia de nós... isso é Hanuman. Nós superamos milhões de anos de depressão, milhões de anos de nos desligar, e finalmente dizemos: ”Sim. Tudo bem”. Nada é capaz de fechar o coração de Hanuman. Ele é o estado do amor total. O desejo e o anseio por aquele amor são tão fortes que nada pode mantê-lo fora dele. Ele conhece a realidade. Ele conhece Rama. Ele tem destaque entre os gyanis, os conhecedores da verdade. Ele está em seu estado natural, que também é o nosso estado natural – um estado de invocação e dedicação em que o nosso ser interior cai aos pés do amor. Esse é o verdadeiro estado do nosso ser.
A partir desse lugar, servir é graça divina.
Fonte: Cantar Para Viver – Minha busca por um coração de ouro, de Krishna Das, Realejo Livros
SHRI HANUMAN CHALISA
Shri Guru Charan Saroj Raj
Nij Mane Mukure Sudhar
Varnao Raghuvar Vimal Jasu
Jo Dayaku Phal Char
Após a limpeza do espelho da minha mente com o pó do Lótus dos pés do Santo Guru, professo a pura, a imaculada glória de Shri Raghuvar, que concede as quatro frutos da vida (Dharma, Artha, Kama e Moksha)
Budhi Hin Tanu Janike
Sumirau Pavan Kumar
Bal Budhi Vidya Dehu Mohe
Harahu Kalesa Vikar
Plenamente consciente da limitação de minha inteligência, eu concentro minha atenção em Pawan Kumar e humildemente peço força, inteligência e conhecimento verdadeiro para aliviar-me de todas as máculas que causam dor
Jai Hanuman Gyan Gun Sagar
Jai Kapis Tihun Lok Ujagar
Salve, ó, Hanuman, Oceano de Sabedoria .Todos saúdam você, ó, Kapisa (fonte principal de poder, sabedoria e energia Shiva-Shakti). Você ilumina todos os três mundos (Cosmos inteiro) com a sua glória
Ram Doot Atulit Bal Dhama
Anjani-Putra Pavan Sut Nama
Você é o mensageiro divino de Shri Ram. O repositório de força imensurável, conhecido como Filho de Pawan (vento) e filho de Anjani.
Mahavir Vikram Bajrangi
Kumati Nivar Sumati Ke Sangi
Com membros tão fortes como Vajra (a maça do deus Indra), você é valente e corajoso. Por ter o Bom Senso e a Sabedoria, você dissipa as trevas dos maus pensamentos
Kanchan Varan Viraj Subesa
Kanan Kundal Kunchit Kesa
Seu corpo tem a bela cor dourada e suas roupas são belas. Você usa brincos e tem longos cabelos ondulados
Hath Vajra Aur Dhuvaje Viraje
Kandhe Moonj Janehu Sajai
Você carrega em sua mão um raio junto com a bandeira da vitória (kesari) e usa o cordão sagrado em seu ombro
Sankar Suvan Kesri Nandan
Tej Pratap Maha Jag Vandan
Como descendente de Senhor Shankar, você é o orgulho e fortaleza de Shri Kesari. Com o brilho da sua grande forma, você sustenta todo o universo
Vidyavan Guni Ati Chatur
Ram Kaj Karibe Ko Aatur
Você é a fonte do aprendizado, das virtudes e da plena realização, sempre disposto a atender Shri Ram
Prabu Charitra Sunibe Ko Rasiya
Ram Lakhan Sita Man Basiya
Você é um ótimo ouvinte, sempre tão interessado em ouvir as histórias da vida de Shri Ram. Seu coração está cheio da força de Shri Ram e, portanto, sempre mora nos corações de Shri Ram, Lakshman e Sita
Sukshma Roop Dhari Siyahi Dikhava
Vikat Roop Dhari Lanka Jarava
Você se apresentou a Sita em uma forma diminuta e falou com ela com humildade. Você assumiu uma forma imensa e lutou deixando Lanka em chamas
Bhima Roop Dhari Asur Sanghare
Ramachandra Ke Kaj Sanvare
Com esmagadora força você destruiu os Asuras (demônios) e realizou todas as tarefas atribuídas a você por Shri Ram com grande habilidade
Laye Sanjivan Lakhan Jiyaye
Shri Raghuvir Harashi Ur Laye
Você trouxe Sanjivani (a erva que revive a vida) e trouxe Lakshman de volta à vida. Shri Raghuvir (Shri Ram) alegremente te abraçou com o coração cheio de alegria
Raghupati Kinhi Bahut Badai
Tum Mam Priye Bharat-Hi Sam Bhai
Shri Raghupati (Shri Ram) exaltou sua excelência e disse: "Você é tão querido para mim como meu próprio irmão Bharat"
Sahas Badan Tumharo Yash Gaave
Us Kahi Shripati Kanth Lagaave
Milhares de seres estão cantando hinos de suas glórias dizendo assim: Shri Ram calorosamente o abraçou (Shri Hanuman)
Sankadik Brahmadi Muneesa
Narad Sarad Sahit Aheesa
Quando profetas como Sanka, mesmo o sábio como o Senhor Brahma, o grande eremita Narad, a Deusa Saraswati e Ahisha (uma das dimensões imensuráveis)
Yam Kuber Digpal Jahan Te
Kavi Kovid Kahi Sake Kahan Te
E mesmo Yamraj (Deus da Morte), Kuber (deus da riqueza), Digipals (guardiões dos quatro cantos do Universo) foram competindo uns com os outros em oferecer homenagens às suas glórias. Como, então, pode um mero poeta dar expressão adequada à sua superexcelência?
Tum Upkar Sugreevahin Keenha
Ram Milaye Rajpad Deenha
Tumharo Mantra Vibheeshan Mana
Lankeshwar Bhaye Sub Jag Jana
Você prestou um grande serviço para Sugriv. Você uniu-se com Shri Ram e ele instalou-o no Trono Real. Dando ouvidos a seu conselho, Vibhishana se tornou Senhor de Lanka. Isto é conhecido em todo o Universo
Yug Sahastra Jojan Par Bhanu
Leelyo Tahi Madhur Phal Janu
Em seu próprio mundo, você correu sobre o Sol, que está a uma fabulosa distância de milhares de quilômetros, pensando que fosse um doce de frutos saborosos.
Prabhu Mudrika Meli Mukh Mahee
Jaladhi Langhi Gaye Achraj Nahee
Levando o anel do Senhor Signet em sua boca, não há nada que te impeça de saltar através do oceano
Durgaam Kaj Jagat Ke Jete
Sugam Anugraha Tumhre Tete
O peso de todas as tarefas difíceis do mundo tornam-se luz com a sua graça
Ram Dware Tum Rakhvare
Hoat Na Agya Binu Paisare
Você é o sentinela na porta da Divina Morada de Shri Ram. Ninguém pode entrar sem a sua permissão
Sub Sukh Lahai Tumhari Sarna
Tum Rakshak Kahu Ko Dar Na
Todos os confortos do mundo se encontram a seus pés. Os devotos desfrutam de todos os prazeres divinos e se sentem destemidos sob a sua bondosa proteção
Aapan Tej Samharo Aapai
Teenhon Lok Hank Te Kanpai
Você é o único que pode carregar o seu próprio valor. Todos os três mundos (universo inteiro) tremem ante sua voz de trovão
Bhoot Pisach Nikat Nahin Aavai
Mahavir Jab Naam Sunavai
Todos os fantasmas, demônios e forças do mal se afastam com a mera menção de seu grande nome, ó, Mahaveer
Nase Rog Harai Sab Peera
Japat Nirantar Hanumant Beera
Todas as doenças, dores e sofrimentos desaparecem ao recitar regularmente o santo nome de Shri Hanuman
Sankat Se Hanuman Chudavai
Man Karam Vachan Dyan Jo Lavai
Aqueles que se lembram de Shri Hanuman em pensamentos, palavras e ações, com sinceridade e fé, são salvos de todas as crises da vida
Sub Par Ram Tapasvee Raja
Tin Ke Kaj Sakal Tum Saja
Todos os que provêm, pelo culto e fé em Shri Ram como o Supremo Senhor e Rei da Penitência, faz todas as suas tarefas difíceis de modo muito mais fácil
Aur Manorath Jo Koi Lavai
Sohi Amit Jeevan Phal Pavai
Quem te busca para a realização de qualquer desejo, com fé e sinceridade, garantirá o fruto imperecível da vida humana
Charon Yug Partap Tumhara
Hai Persidh Jagat Ujiyara
Ao longo das quatro eras, sua magnífica glória é aclamada por terras remotas. Sua fama é brilhantemente aclamada em todo o Cosmos
Sadhu Sant Ke Tum Rakhware
Asur Nikandan Ram Dulhare
Você é o Salvador e o anjo guardião dos santos e sábios e o destruidor de todos os demônios. Você é o amor angelical de Shri Ram
Ashta Sidhi Nav Nidhi Ke Dhata
Us Var Deen Janki Mata
Você pode conceder a todos qualquer poder do Yoga de oito siddhis e nove nidhis. Esta bênção foi concedida a você por Mãe Janki
Ram Rasayan Tumhare Pasa
Sada Raho Raghupati Ke Dasa
Você possui o poder da devoção a Shri Ram. Em todos os renascimentos vai permanecer sempre Shri Raghupati, o mais dedicado discípulo.
Tumhare Bhajan Ram Ko Pavai
Janam Janam Ke Dukh Bisravai
Através de hinos cantados em devoção a você, é possível encontrar Shri Ram e tornar-se livre do fardo de vários nascimentos
Anth Kaal Raghuvir Pur Jayee
Jahan Janam Hari-Bakht Kahayee
Se no momento da morte se entra na Morada Divina de Shri Ram, posteriormente, em todos os nascimentos futuros se nasce como devoto do Senhor
Aur Devta Chit Na Dharehi
Hanumanth Se Hi Sarve Sukh Karehi
Não é preciso devoção a nenhuma outra divindade, apenas devoção a Shri Hanuman já é suficiente para se obter toda a felicidade
Sankat Kate Mite Sab Peera
Jo Sumirai Hanumat Balbeera
Aquele que adora e se lembra de Shri Hanuman esta livre de todos os sofrimentos e infelicidade de renascimentos no mundo
Jai Jai Jai Hanuman Gosahin
Kripa Karahu Gurudev Ki Nyahin
Salve, salve, salve, ó, Shri Hanuman, Senhor dos Sentidos. Deixe que sua vitória sobre o mal seja firme e absoluta. Abençoe-me na qualidade de meu guru supremo
Jo Sat Bar Path Kare Kohi
Chutehi Bandhi Maha Sukh Hohi
Aquele que recita Chalisa cem vezes torna-se livre da escravidão da vida e da morte e goza da grande felicidade final
Jo Yah Padhe Hanuman Chalisa
Hoye Siddhi Sakhi Gaureesa
Todos que recitam Hanuman Chalisa (os quarenta Chaupais) regularmente têm a certeza de ser beneficiado. Isso é evidente pelo testemunho de Bhagwan Sankar
Tulsidas Sada Hari Chera
Keejai Das Hrdaye Mein Dera
Tulsidas, como um devoto humilde do Divino Mestre, permanece perpetuamente a seus pés rezando: "Ó Senhor! Você está consagrado dentro do meu coração e alma"
Pavantnai Sankat Haran
Mangal Murti Roop
Ram Lakhan Sita Sahit
Hrdaye Basahu Sur Bhoop
Ó, Conquistador do Vento, destruidor de todas as misérias, você é símbolo da Auspiciosidade. Junto com Shri Ram, Lakshman e Sita, residem em meu coração, ó, Rei dos Deuses
Shri Ram Jai Ram Jai Jai Ram
Shri Ram Jai Ram Jai Jai Ram
Fonte:https://www.comprazen.com.br/blog/3/102/mantra-e-devocao-ao-guru-com-krishna-das-hanuman-chalisa-hinduismo-bhakti-yoga-blog
Comentários
Postar um comentário