CANTAR PARA LIBERTAÇÃO : UMA CONVERSA COM SRILA PRABUPADA,JOHN LENNON,YOKO ONO,E GEORGE HARRISON


 
CAPÍTULO 4: 

Cantar para Libertação 
Uma conversa com Srila Prabupada, John Lennon, Yoko Ono, e George Harrison 

Verão de 1969. Tittenhurst Park, propriedade de 15 hectares de John Lennon em Ascot, um subúrbio de Londres. John tinha convidado as 11:50 devotos de Krishna, então a viver em Londres, para passar alguns dias em sua propriedade rural, e lá eles tinham decorado uma pequena sala de concertos como um templo. Algumas semanas atrás, os devotos Hare Krishna tinha feito uma gravação do mantra Hare Krishna sobre a Apple Records. Em 08 de setembro Srila Prabhupada deve chegar agora, e John se ofereceu para levá-lo do aeroporto de Heathrow para Tittenhurst com seu Rolls Royce, onde viveria com seus seguidores. Este agora seguinte conversa ocorreu durante estada de Srila Prabhupada lá. 

Srila Prabhupada: [para John Lennon] Você também está ansioso para trazer um pouco de paz no mundo. Eu li algumas vezes suas declarações. Você está ansioso também. Todos, cada pessoa santa, devem estar ansiosos para trazer a paz no mundo. Mas temos de conhecer o processo. De acordo com o Bhagavad-gita (5.29), a idéia de paz é ... Krishna diz: 
bhoktaram yajna-tapasam 
sarva-loka-mahesvaram 
suhrdam sarva-bhutanam 
jnatva mam Santim rcchati 
As pessoas podem estar em paz por saber três coisas. Se ele entende perfeitamente apenas três coisas, então ele vai se tornar pacífica. O que é isso? Bhoktaram yajna-tapasam. Todos os sacrifícios, austeridades, penitências, o que as pessoas estão a realizar para a perfeição, que desfruta de tais atividades, diz Krishna, "eu sou". "Eu sou." Assim como suas atividades. Esta é também uma espécie de austeridades. Suas músicas artísticas, eles tornaram-se populares por ter sofrido algumas austeridades. Você veio para a perfeição. Isso exige penitência e austeridades. Ou qualquer descoberta científica, que requer austeridades. Assim, cada coisa agradável apresentado no mundo, que exige austeridade. Muito devoto, meticuloso. Então torna-se bem sucedido. 

Isso é chamado de yajna. Tapasya. Então Krsna diz: "O resultado da enjoyer tapasya, eu sou." Ele está alegando. "O resultado de seus tapasya deve vir a Mim". Então você estará satisfeito. 

As pessoas estão reivindicando, "Esta é a minha Inglaterra," e "Esta é a minha Índia", "Esta é a minha Alemanha", "Este é o meu China." Não. Tudo o que pertence a Deus, Krsna. Sarva-loka. Não só neste planeta. 

Nós dividimos este planeta em tantos estados. Na verdade, este planeta não foi dividido. A partir da história do Mahabharata entendemos. Este planeta, havia apenas um rei, um imperador, na Índia, Hastinapur. Mesmo até cinco mil anos atrás, havia apenas um rei, Maharaja Pariksit, uma bandeira. E ele saiu para passear no seu reino, e ele encontrou alguém perto de Sindh, um homem negro matar uma vaca. E ele imediatamente prendeu-lhe: "Oh, no meu reino você está matando vaca?" Então, na verdade, todo o planeta estava sob uma bandeira, uma suserania. 

Aos poucos, tornou-se pequeno, pequeno, pequeno, pequeno, pequeno. Assim como na nossa, muito recentemente, há vinte anos, a Índia tornou-se dividido, Paquistão e Hindustan. Na verdade, a Índia foi um, mas vemos agora é o Paquistão. E algum dia outra "stan" será dividido. Então, isso está acontecendo. Então sarva-loka, em todos os planetas, todos os planetas, que, na verdade, é o lugar de Deus. Lugar de ninguém. 

Viemos aqui de mãos vazias; vamos de mãos vazias. Como podemos reclamar? Suponha que você tenha me dado este lugar para ficar. Eu ficar por uma semana, e se eu reclamar, "Oh, este é o meu quarto", é aquela coisa muito agradável? (Risos) Não haverá imediatamente alguma discordância, problemas. Mas você gentilmente poupado nesta sala. Estou morando aqui. Eu posso viver confortavelmente, aproveite. E quando a minha necessidade ... Quando eu vá, não há problemas. Da mesma forma, a gente vem aqui, no reino de Deus com as mãos vazias; vamos de mãos vazias. Por que problemas que "Esta é a minha propriedade, este é o meu país, este é o meu mundo, este é o meu planeta"? Por que nós reivindicamos como esse? Não é loucura? De onde vem o pedido? Então Krsna diz que sarva-loka-mahesvaram: "Eu sou o Senhor Supremo de todos os lugares." E suhrdam sarva-bhutanam [Bg. 5,29]. E Ele é o verdadeiro amigo de todas as entidades vivas. Īśvaraḥ sarva-bhutanam HRD-dese 'rjuna tisthati [Bg. 18,61]. Como amigo, Ele está sentado dentro do seu coração. Ele é tão bom amigo. Neste mundo material fazemos amizade. Ele quebra. Ou o amigo vive em algum lugar, e eu vivo em algum lugar. Mas Ele é tão bom amigo que Ele está vivendo dentro, comigo e dentro do meu coração. Ele é tão bom amigo. Sarva-bhutanam. Ele não só é selecionado amigo. Não. Mesmo a criatura mais insignificante, ele está vivendo lá. Paramatma. 

Então, se essas três coisas são entendidas claramente, então ele se torna pacífica. Esta é a fórmula da paz. Então, está tudo lá no Bhagavad-gita e literatura védica. Basta um tem que aprender. Assim como na aritmética. Há toda cálculo matemático, adição, subtração, multiplicação, divisão, isso ou aquilo, fração. A pessoa tem que aprender. Então Bhagavad-gita é tão bom livro e ele é aceito. 

Não que porque estamos pregando a consciência de Krishna, estamos advogando para Bhagavad ... Não. Ele é aceito por seção acadêmica, seção religiosa, não só na Índia, mas em todo o mundo. Talvez você conheça. Em todos os países existem milhares de tradução Bhagavad-gita, em todas as línguas, em Inglês, em francês, em alemão, todas as línguas. 

E até mesmo os muçulmanos ... Claro, maometanos acadêmicos, eles também ler muito bem Bhagavad-gita. Eu sei que uma professora muçulmana na Índia. Ele era um grande devoto do Senhor Krishna. Ele não revelou que ele era um devoto, mas ele estava observando Janmastami jejum dia e ele estava escrevendo um artigo sobre Krsna a cada dia Janmastami. Há muitos. Eles leêm. E na nossa infância ... Não infância, fomos jovem naquela época. Então, um inglês era um inquilino em Calcutá, na casa do meu amigo. Assim, ele foi desocupar a casa. Fomos para tomar posse daquela casa, e ele tinha muitos livros, e não havia um livro, Bhagavad-gita. Então isso, meu amigo, o Sr. Mullick, ele estava um pouco surpreso que "Ele é inglês, ele é cristão. Como é isso, ele tem Bhagavad-gita?" Então, ele estava tocando esse livro, e esse senhor pensou que "Ele é o meu senhorio. Ele pode gostar desse livro." Assim, ele imediatamente disse: "Oh, Sr. Mullick, eu não posso apresentar esse livro para você. Esta é a minha vida e alma." Ele disse assim. 

Então Bhagavad-gita é aceito por seção acadêmica, por filósofos. Então eu acho que as pessoas devem ter uma escritura, um Deus, um mantra, e uma atividade. Um Deus, Krsna. Uma escritura, Bhagavad-gita. E um mantra, Hare Krsna. E uma atividade, para servir Krsna. Isso é tudo. Haverá paz. Haverá realmente a paz em todo o mundo. Então eu pedir-lhe para, pelo menos, para entender essa filosofia para o seu melhor conhecimento. E se você acha que é bom, você pegar. Você também estão dispostos a dar algo para o mundo. Então você tentar isso. Você leu os nossos livros, este Bhagavad-Gita Como Ele É? Não. 

John Lennon: Eu li bits do Bhagavad-gita. Eu não sei qual a versão que era. Há tantas traduções diferentes. 

Srila Prabhupada: Existem diferentes traduções. Por isso tenho dado esta edição, Bhagavad-Gita Como Ele É. Existem interpretações. Em muitas traduções eles têm interpretações. Não só em outras partes do mundo, mas em nosso próprio país também. Assim como Mahatma Gandhi. Ele era um grande homem. Ele também interpretou. Mas o ponto é a interpretação sempre que necessário. Agora, aqui está uma caixa de caneta-tinteiro. Todo mundo sabe que esta é uma caixa de caneta-tinteiro. Mas se eu digo: "Não, isso é outra coisa." Essa é a minha interpretação. Isso é coisa muito agradável? (Rindo) 

Da mesma forma, a interpretação é necessária quando as coisas não estão claramente entendido. Se toda a gente pode entender esta caixa é uma caixa de caneta-tinteiro, onde está a necessidade de interpretação? Esta é a primeira coisa. Então Bhagavad-gita é tão clara. É como a luz solar. A luz solar não requer nenhuma outra luz. Por exemplo, eu vou te dar, no primeiro verso (1.1), 
dharma-ksetre kuru-ksetre 
samaveta yuyutsavah 
mamakah pandavas caiva 
kim akurvata Sanjaya 
A, uvāca Dhrtarastra. O pai de Duryodhana está pedindo sua secretária, Sanjaya. O nome de seu secretário foi Sanjaya. "Sanjaya, meus meninos ..." Mamakah. Mamakah significa "meus filhos", e Pandava, "os filhos de meu irmão mais novo." O nome de seu irmão mais novo era Pandu, e, portanto, seus filhos são conhecidos como Pandava. Então mamaka, Pandava. "Os meus filhos e os filhos de meu irmão mais novo, se reuniam para a luta." Yuyutsava. Yuyutsava significa "com espírito de luta." E dharma-ksetre kuru-ksetre, no lugar conhecido como Kurukshetra, que é um local de peregrinação, dharma-ksetra. Kim akurvata: "Depois de montar lá, o que eles fizeram?" Essa era a sua pergunta. Agora, este lugar Kurukshetra é ainda existente na Índia. Você tem sido na Índia? Não. 

John Lennon: Eu já esteve lá? 

Srila Prabhupada: Você esteve lá? 

John Lennon: Sim. Não para aquele lugar. Hrishikesh fomos para. 

Srila Prabhupada: Oh, Hrishikesh. Hrishikesh é também um dos peregrinação. E não há semelhante Kurukshetra perto de Delhi. Ainda que o lugar é lá. E isso é um local de peregrinação desde os tempos védicos. No Vedas também é indicado, kuru-ksetre dharmam yajayet. Se você quiser funcionar em uma cerimônia religiosa, basta ir ao Kurukshetra. Por isso, é um local de peregrinação. Agora, o nome está lá. O adjetivo dharma-ksetra, é a partir da idade védica. Em seguida, os Pandavas e os Kauravas, eles são pessoas históricas. A história está lá, Mahabharata. Então onde está a questão de interpretar Kurukshetra como "este corpo", e os Pandavas como "os sentidos"? De onde você tira a oportunidade de interpretar? Então essas coisas estão acontecendo. Mas nós objetar: "Por que você deve interpretar dessa maneira quando os fatos estão lá?" 

Isso significa Bhagavad-gita é livro muito popular. Um tem a sua própria filosofia. Ele quer provar isso através Bhagavad-gita. Isto está acontecendo. Há tantas interpretações, 664. Todo mundo pensa que "eu posso interpretar do meu jeito." Por quê? Por isso deve ser? Nós dizemos: "Não. Você não pode interpretar." Então, qual é a autoridade do Bhagavad-gita? O autor do Bhagavad-gita não deixá-la para ser interpretada por um homem de terceira classe. Ele é Krishna, o Senhor Supremo. Ele disse que tudo claramente. Por que um homem comum deve interpretar a sua palavra? Essa é a nossa objeção. Por isso, apresentamos Bhagavad-Gita Como Ele É. A MacMillan empresa queria encurtar. (Rindo) Porque eles são comerciantes. Eles queriam minimizar. Caso contrário, o livro era muito grande. Eles queriam fazê-lo apenas quatrocentos. Portanto, metade dos versos não foi bem explicado. Mas da próxima vez que vamos publicar na edição de grande e revista do Bhagavad-Gita Como Ele É. Temos de explicar tudo. Assim, o Bhagavad-gita é muito, muito a filosofia de alta classe e teologia. Social, política, ciência, está tudo lá. É muito legal. E tudo está claro. É explicado por Krsna. Portanto, este movimento da consciência de Krishna significa apresentar Bhagavad-gita como ele é. Isso é tudo. Nós não tenham fabricado nada. 

[Pausa curta] 

Srila Prabhupada: Ser feliz e fazer todos os outros felizes. Isso é consciência de Krishna. Sarve Sukhino bhavantu. Essa é a idéia védica. Toda a gente ser feliz. Essa é a bênção. Sarve Sukhino bhavantu. Caitanya Mahaprabhu também diz a mesma coisa, que deixe que este movimento da consciência de Krishna ser pregado em cada aldeia, em cada cidade do mundo. As pessoas serão felizes. Esse é o Seu prenúncio. Assim, quaisquer missões, quaisquer ideais elevados, deve ser anunciado apenas para fazer todos felizes. Porque na existência material, não há felicidade. Isso é um fato. Não pode haver qualquer felicidade. 

Este lugar não é para a felicidade porque no Bhagavad-gita você encontrará o próprio Senhor diz que este é um lugar, asasvatam duhkhalayam [Bg. 8,15]. É um lugar de misérias, este mundo material. E asasvatam e temporária. Tudo é temporário. Mesmo se você aceitar: "Tudo bem. O que quer que miserável está lá, eu vou aceitar isso", que é também, não tem nenhum valor. Mesmo se você aceitar, a natureza não vai permitir que você aceitá-lo e permanecer lá. Asasvatam. Você tem que sair. 

Então Krsna diz, mam upetya Kaunteya duhkhalayam asasvatam napnuvanti mahatmanah samsiddhim paramam gatah: [Bg. 8,15] "Se alguém vem a mim, então, ele não tem que voltar a essa condição miserável de vida que não é apenas infeliz, mas temporária." 

Assim, devemos entender isso. A natureza é tão cruel. Presidente Nos Estados Unidos, o presidente Kennedy, ele foi pensado para ser o homem mais afortunado, o homem feliz, jovem, foi eleito, boa esposa, filhos, honrar todo o mundo- (estala dedo) -dentro um segundo, finalizou. Temporário. Agora, qual é a sua condição? Onde ele está? Se a vida é eterna, se entidade viva é eterna, para onde ele foi? O que ele esta fazendo? Ele está feliz, ou ele está angustiado? Ou ele é nascido na América ou na China? Ninguém pode dizer. 

Mas é um facto que, como entidade viva, ele é eterno, ele está em vigor. Esse é o começo da filosofia Bhagavad-gita. Na hanyate hanyamane sarire [Bg. 2,20]. Após a destruição deste corpo a entidade viva não é destruída. Ele está lá. Que nós podemos entender. Assim como em sua infância, você tinha um pequeno corpo. Esse corpo não é mais, mas você está em vigor. Por isso, é natural, quando este corpo não vai existir, vou existir em outro corpo. Não é muito difícil de entender. Portanto, esta teoria de que o corpo é eterno ..., alma é eterna e corpo é temporário, isso é um fato. 

Por isso, esta vida, a vida presente, é destinado a fabricar o próximo corpo. Isso é o conhecimento védico. Estamos criando ... Assim como um menino. Ele está estudando muito bem. Então, ele está criando próximo corpo, um corpo jovem muito educado. Por educação que ele pode obter bom trabalho, bom lugar, posição agradável. Então, ele está criando seu próximo corpo. 

Da mesma forma, estamos criando nosso próximo corpo de acordo com o nosso karma. Então Krsna diz que "Você cria um corpo de modo que você pode vir a mim." Mad-yajino 'pi yanti mam. Toda a filosofia védica é que, se você quiser ir a algum planeta, exatamente como as pessoas estão tentando ir para a lua planeta. Então você tem que criar um corpo assim. Você não pode ir neste corpo. Eles estão tentando ir com este corpo. Esse será o fracasso. Ele não será possível. Em cada planeta a atmosfera, o ..., tudo é diferente. Então você tem que criar um corpo diferente de ir a um determinado tipo de planeta. Há milhões e milhares de planetas. Lua planeta é um deles. Krishna diz: 
yanti deva-vrata Devan 
pitrn yanti pitr-vratah 
bhutejya yanti Bhutani 
mad-yajino 'pi yanti mam [Bg. 9,25] 
(Aqueles que adoram os semideuses nascerão entre os semideuses; aqueles que adoram fantasmas e espíritos nascerão entre tais seres, aqueles que adoram antepassados ​​ir aos antepassados, e aqueles que me adoram vai morar comigo.) 

(Rindo) Mad-yajino: "Aqueles que estão na consciência de Krishna, eles vão vir a mim." E qual é o benefício de ir para Krsna? Ele diz, mam upetya: "Se alguém vem a mim," mam upetya Kaunteya duhkhalayam asasvatam [Bg. 8.15], "ele não voltar a essa condição miserável." E asasvatam, temporária. Por quê? Gatah paramam Samsiddhim. Oh, ele atingiu a mais alta perfeição, para voltar a Krsna, mad-yajino 'mam pi, "aquele que vem a mim." Portanto, esta é a maior bênção para a sociedade humana, para treiná-los para voltar a Krsna e dançar lá com Krsna na rasa-lila. Você já viu a dança rasa-lila de Krsna? Você não viu? 
John Lennon: O que? Esta imagem? 

Gurudasa: Rasa-lila dançando com as gopis. Esse é o ..., com Radha. Dançando com Radha. Pictures assim. 

John Lennon: Paredes da sala do templo? 

Gurudasa: Sim. 

Srila Prabhupada: Então podemos ir para lá. Junte-se com Krsna e dançar alegremente sem qualquer aborrecimento. 

Hayagriva: Haribol. 

Srila Prabhupada: (risos) Nós podemos ter tantos conexão com Krsna, como amigo, como servo, como pais, como amante, o que quiser. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham [Bg. 4,11]. Você cultivar essa consciência, como você gosta de Krsna. Ele está preparado para aceitá-lo nessa qualidade. E isso faz uma solução de todos os problemas. Aqui nada é permanente, nada é feliz, e nada é cheio de conhecimento. Aqui ... Este ano realizamos exame em bhakti-Sastri, e aqui está a resposta de uma menina, Himavati. Ela tem escrito muito bom. Eu li isso. Então, estamos treinando esses meninos e meninas para a Consciência de Krishna de acordo com a ciência Krsna. Qualquer um pode tirar proveito dela. É uma coisa muito agradável. Então você também tentar entender, e se for bom, você levá-la para cima. Você está atrás de algo muito bom. É a minha proposta razoável? (Risos) Vocês são todos meninos inteligentes. Tente entender isso. 

Gurudasa: Hare Krsna. 

Srila Prabhupada: E você tem um talento muito bom, a música. Na uttamam vidya sangita. Os mantras védicos foram todos através da música. Sama Veda. Sama Veda é cheia de música. 
yam brahma-varunendra-Rudra-marutah 
stunvanti divyaih stavair 
vedaih sangopada-kramopanisadair 
gayanti samagah yam 
Samagah. Samagah significa que os seguidores de Sama Veda. Gayanti. Eles estão sempre na música. Através vibração musical eles estão se aproximando do Supremo. Samagah. Gayanti. Gayanti significa cantar. Mantras védicos Então são cantados. Este conjunto Bhagavad-gita, Srimad-Bhagavatam, pode ser cantado muito bem. E é mantra védico, cantando. Simplesmente por ouvir a vibração, as pessoas serão beneficiadas. Mesmo que eles não entendem. Você tem que, este mantra você canta? Você acabou de jogar. [Pausa] Huh? 

[Srila Prabhupada agora está cantando alguns dos mantras mais conhecidos do Srimad-Bhagavatam] 

Simplesmente por vibração transcendental de som, tudo pode ser alcançado. (Longa pausa) Que tipo de filosofia que você está seguindo? Posso perguntar? 

John Lennon: A seguir? 

Yoko Ono: Nós não seguimos qualquer coisa. Estamos apenas vivendo. 

George Harrison: Nós fizemos meditação. Ou eu faço a minha meditação. Eu tenho uma meditação mantra. 

Srila Prabhupada: Esta é também mantra. 

John Lennon: Não é a canção, no entanto. 

George Harrison: Não, não. Ele está cantando. 

John Lennon: Nós ouviu de Maharishi. Um mantra cada. 

Srila Prabhupada: Seu mantra não é público. 

George Harrison: Não em voz alta. Não. 

John Lennon: Não. É um segredo. (risos) 

Srila Prabhupada: Existe uma versão por Ramanujacarya. Ramanujacarya, ele era um grande Acharya deste Vaisnava sampradaya. Seu mestre espiritual lhe deu mantra: "Meu caro rapaz, você canta este mantra silenciosamente Ninguém pode ouvir É muito ....". Então ele perguntou: "Qual é o efeito desse mantra?" Ele disse: "Por cantar este mantra, por meio da meditação, você poderá obter a libertação." 

Então ele saiu imediatamente e em um público, grande reunião, ele disse que "você cantar este mantra. Você vai ficar liberado." (Risos) Então, ele voltou para seu mestre espiritual, e seu mestre espiritual estava muito irritado que "eu lhe disse que você deve cantar em silêncio." Ele disse: "Sim, eu tenho infracção cometida. Então, qualquer punição que você gosta, você pode me dar. Mas porque você me disse que este mantra vai liberar, eu dei-lo publicamente. Vamos todos ouvir e ser liberado. Deixe-me ir para inferno. Eu não me importo. Eu tenho desobedecido sua ordem. Deixe-me ir para o inferno. Estou preparado. Mas por este mantra cantando, se alguém está liberada, deixá-lo ser distribuído ao público. " Seu mestre espiritual abraçou-o: "Você é maior do que eu." 

Entende? Portanto, se um mantra tem assim poder, por que deveria ser secreto? Deve ser distribuído. As pessoas estão sofrendo. Então Caitanya Mahaprabhu disse: "Cante este mantra Hare Krsna. Qualquer pessoa que vai ouvir ... Até mesmo os pássaros e os animais vão ouvir e eles serão liberados." Isso é tudo. 

Yoko Ono: Se Hare Krsna é um mantra tão forte, poderoso, há alguma razão para cantar qualquer outra coisa? Por exemplo, você falou sobre canções e muitos mantras diferentes. Existe algum ponto em cantar outras músicas ou mantra? 

Srila Prabhupada: Não, não. Estes mantras são também ... Mas Hare Krsna mantra é especialmente recomendado para a idade. E os mantras védicos, eles também são cantados, eu disse a você, com musical, tampura, e eles sentar e cantar. Narada Muni, ele está cantando sempre. Então, cantando através de instrumentos musicais, mantras, não é nova introdução. É desde tempos imemoriais. E Hare Krsna mantra, especialmente nesta idade, que é recomendada em muitos literatura védica, Brahmanda Purana, Kali-santarana Upanisad, Agni Purana, assim. 

E para além da declaração na literatura védica, o Senhor Caitanya a Si mesmo, Ele pregou este mantra. Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna ... E as pessoas, público, seguiram. Sim. [Pausa] Então, qualquer coisa ... Assim como um cientista. Quando ele descobre algo, torna-se uma propriedade pública. As pessoas podem tirar proveito dela. Da mesma forma, se mantra tem potência, todas as pessoas devem tirar proveito dela. Por que deveria ser segredo? 

George Harrison: Todas as pessoas podem obter os mantras que temos, mas é só devem começar a partir de uma outra pessoa. Não podemos dar a eles, mas está disponível para todos. 

Srila Prabhupada: Sim. Mantra, se é valioso, é valioso para todos. Por que deveria ser para uma determinada pessoa? 

John Lennon: Se todos os mantras são ... Todos os mantras apenas o nome de Deus. Se é um mantra secreto ou um mantra aberto, é tudo o nome de Deus. Então, isso realmente não faz muita diferença, não é mesmo, que aquele que você canta? 

Srila Prabhupada: Não. Assim como na loja de droga que vendem todos os medicamentos para a doença, a cura da doença. Mas ainda assim, você tem que tomar a prescrição do médico para tomar um determinado tipo de medicamento. Eles não vão fornecê-lo. Se você vai a uma loja de droga e você diz: "Eu sou doente. Você me dá qualquer medicamento", que não é ... Ele vai lhe perguntar: "Onde está a sua receita?" 

Então, da mesma forma, nesta época, em idade Kali-Yuga, este mantra, Hare Krsna mantra, é recomendado nas sastras, e grande robusto-se considerá-lo a encarnação de Krishna-Caitanya Mahaprabhu, Ele pregou isso. Portanto, nosso princípio é que todos devem seguir. Mahajano yena gatah sa panthah [Cc. Madhya 17,186]. Devemos seguir as pegadas de grandes autoridades. Esse é o nosso negócio. O mantra védico diz, pratisthah tarko '. Se você simplesmente tentar argumentar e tentar se aproximar do Absoluto, que é muito difícil, simplesmente pelo argumento e raciocínio, porque os nossos argumentos e razão são limitadas porque nossos sentidos são imperfeitos. [Pausa] Então tarko 'pratisthah srutayo vibhinnah. E escrituras, existem diferentes tipos de escrituras. Nasau munir yasya Matam na bhinnam. 

Filósofos, cada filósofo tem uma opinião diferente, e, a menos que um filósofo derrota outro filósofo, ele não pode se tornar um grande filósofo. Assim, portanto, a especulação filosófica, também não vai fazer uma solução. Dharmasya tattvam nihitam guhayam. Por isso, é muito secreto. Então, como conseguir que a coisa secreta? Mahajano yena gatah sa panthah [Cc. Madhya 17,186]. Basta seguir grandes personalidades, como eles têm alcançado sucesso. 

Portanto, a nossa, essa filosofia Vaisnava é seguir o grande personalidade, assim como Krsna ou Caitanya Mahaprabhu ou acaryas de sua sucessão, para se abrigar da autoridade e siga. Isso é recomendado em Vedas, que você siga grandes autoridades. Isso vai levá-lo para o objetivo final. Mahajano yena gatah sa panthah. Então ... Krsna também recomenda no Bhagavad-gita, Quarto Capítulo, evam parampara-praptam imam rajarsayo viduh [Bg. 4,2]. Esta ciência da consciência de Krishna foi entendida por sucessão discipular. 

Parampara-praptam. Imam vivasvavate yogam proktavan aham avyayam: ". Meu querido Arjuna, não acho que essa ciência da consciência de Krishna Eu estou falando com você é algo novo No." Imam vivasvate yogam proktavan aham avyayam: [Bg. 4.1] "Ele é eterno, e primeiro eu falei com deus-sol." Vivasvate. Vivasvan Manave prahuh: "E Vivasvan disse ao seu filho, Manu". Manur iksvakave 'bravit: "E Manu também transferiu esse conhecimento a seu filho, Iksvaku." 

Evam parampara-praptam: [Bg. 4.2] "Desta forma, por sucessão discipular, está chegando." Sa kaleneha Yogo nastah Parantapa: ".. Mas, no decorrer do tempo é agora quebrado Portanto, eu estou falando com você de novo" Assim, um mantra deve ser capturado a partir da sucessão discipular. De acordo com a liminar védica, sampradaya-vihina vós mantras te matah nisphala: "Se o mantra não vem através da sucessão discipular, então não vai ser ativo." Viphala. Mantras te viphalah. Viphala significa "não produzirá resultado." Mantras te viphalah matah. 

Então mantra tem que ser recebida através do canal; em seguida, ele vai agir. Mantra não pode ser fabricada. Mantra deve ser a partir do original Supremo Absoluto, descendo através da sucessão discipular, canal. Tem que ser capturado em que forma, e, em seguida, ele vai actuar. Sampradaya-vihina ye mantras te nisphala matah. 

Então, de acordo com nossa Vaisnava sampradaya, o mantra está descendo através de quatro canais. Um está vindo através Senhor Shiva, um está vindo através deusa Laksmi. Não um, diferente. Uma coisa está vindo em canal diferente. One através do canal da Brahma, um através do canal do Senhor Shiva, um através do canal de Laksmi, e um através do canal de Kumaras. Então, eles são chamados de quatro sampradayas. 

Então, deve-se levar mantra, qualquer uma destas quatro sampradayas. Então aquele mantra está ativa, e se eu executar esse mantra dessa forma, ele vai agir. Ye Sampradaya-vihina. E se a pessoa não receber este mantra em qualquer uma destas sampradaya, canais, então viphala, não vai agir. Não vai dar frutos. 

Yoko Ono: Se o próprio mantra tem esse poder, isso importa onde você recebê-lo, onde você tomá-lo? 

Srila Prabhupada: Sim. Sim. Isso é um fato. O exemplo é dado apenas como leite. O leite é nutritivo. Isso é um fato. Todo mundo sabe. Mas se o leite é tocado através da língua de uma serpente, não é mais nutritiva. É veneno. 

Yoko Ono: Bem, o leite é material. 

Srila Prabhupada: Não, material. Você quer entender através de seus sentidos materiais, nós temos que dar ... 

Yoko Ono: Bem, não. Eu não tenho, você não tem que me dizer sentidos materiais. Quero dizer mantra não é material. Deve ser algo espiritual, e, portanto, ninguém pode estragá-lo, eu não acho. Quero dizer, eu me pergunto se alguém pode estragar algo que não é material. 

Srila Prabhupada: Mas o fato é que, se você não receber o mantra através do canal adequado, não pode ser mantra. 

John Lennon: Mas como você sabe, afinal? Como você é capaz de dizer, de qualquer maneira? Quer dizer, para qualquer um dos seus discípulos ou nós ou qualquer um que vai para qualquer mestre espiritual, como nós estamos a dizer ... 

Srila Prabhupada: Não é qualquer mestre espiritual. 

John Lennon: True master. Como podemos distinguir um do outro? 

Srila Prabhupada: Não é que qualquer mestre espiritual. Sampradaya. Sampradaya significa uma determinada linha de sucessão discipular. 

John Lennon: Mas, você vê, Maharishi disse exatamente a mesma coisa sobre o seu mantra de que vêm do védica, aparentemente com tanta autoridade quanto você, e ele provavelmente estava certo. Então, como ... É como ter muitas frutas em um prato, e você não pode comer apenas dois deles. 

Srila Prabhupada: Não. Se mantra está vindo para baixo dessa maneira, então é potência; a potência é ali. 

John Lennon: Mas Hare Krsna é a melhor. 

Srila Prabhupada: Sim. 

Yoko Ono: Bem, se Hare Krsna é o melhor, qual é a razão pela qual temos que se preocupar até mesmo dizer qualquer outra coisa do que este? 

Srila Prabhupada: Você não precisa se preocupar em dizer mais nada. Dizemos que Hare Krsna mantra é suficiente para a própria perfeição. 

George Harrison: Certamente não é como as flores? Se alguém pode preferir rosas e alguém pode gostar de cravos melhor ... Não é realmente uma questão para o devoto, que uma pessoa pode encontrar Hare Krsna é mais benéfico para o seu progresso espiritual, e ainda alguém, algum outro mantra pode ser mais benéfico? Não é como apenas uma questão de gosto? Como julgar uma flor. Eles são todas as flores, mas algumas pessoas podem gostar de um melhor que o outro. 

Srila Prabhupada: Mas, ainda assim, não há distinção. A flor rosa é considerado melhor do que simplesmente uma flor sem qualquer sabor. 

Yoko Ono: Nesse caso, eu não posso ... 

Srila Prabhupada: Basta tentar entender este exemplo flor. 

Yoko Ono: Sim. Srila Prabhupada: Está tudo certo. Você é atraído por alguma flor, eu sou atraído por alguma flor, mas entre as flores há distinções. Há muitas flores que não tem sabor e muitos flor tem sabor. 

Yoko Ono: É aquela flor que tem sabor melhor do que ... 

Srila Prabhupada: Então, por isso atração para toda a flor não é a solução da questão. Isso também é afirmado no Bhagavad-gita, ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham [Bg. 4,11]. Krsna é o Supremo Absoluto. Qualquer um quer a Ele de qualquer forma, Ele também se apresenta dessa maneira. Assim como o mesmo exemplo. Se você quer uma flor amarela, não importa se existe algum cheiro ou qualquer sabor ou não, de modo que flor está lá. É para você. Isso é tudo. Mas se alguém quiser flor rosa, Krsna lhe dá flor rosa. Mas quando você faz um estudo comparativo qual é o melhor, então Rose será considerado melhor. (Rindo) 

Assim também vós yatha mam prapadyante. Isso significa que o Absoluto é realizado ... Claro, variedades existem, mas a divisão original do Absoluto é três: Brahman, Paramatma e Bhagavan. Agora, Brahman, Paramatma e Bhagavan é o mesmo Absoluto. Nomes diferentes. Os jnanis, ou os filósofos empíricos, eles chegam ou que visam a Brahman, Brahman impessoal. Os iogues, eles, eu quero dizer, o foco sobre a Superalma, Paramatma. E os devotos, o objectivo é Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Agora, este Krsna ea Superalma eo Brahman impessoal, eles não são diferentes. Elas são leves. Eles não são escuridão. 

Mas, à luz, também, não há diferença O exemplo é dado: apenas como luz solar, sol globo e do deus-sol. Onde quer que você encontrar a luz. Na luz do sol há luz. Em sol globo há luz. E o que falar da deidade predominante no sol-globo? Ele também deve ser leve; caso contrário, de onde vem essa luz? Assim, para que a luz distante está em causa, em todos os lugares lá. Mas você não pode dizer, porque a luz do sol veio através de sua janela em seu quarto, você não pode dizer que o sol chegou. Isso vai ser engano. Sun é muitos, muitos quilômetros de distância. Mas para que a luz agora está em causa, agora não há questão de graus de luz, a intensidade da luz. Assim, os graus de realização espiritual em Brahman, graus de realização espiritual em Paramatma, e graus de realização espiritual na Suprema Personalidade de Deus, eles são diferentes. 

Yoko Ono: Mas você disse sobre se o leite passa por boca de uma serpente que irá produzir veneno, e, por exemplo, George apenas nos disse há uma semana uma história muito interessante sobre um homem que tinha um rosto de Cristo, e em vinte tempo de anos que ele tinha um rosto de Judá. E a Igreja Católica e todas aquelas igrejas primeiro provavelmente tinha boas palavras, e agora está se deteriorando. Agora, como é que você decidir, realmente, que brahmanas estão sempre em estado puro que você fala, que nunca iria se transformar em serpentes? 

Srila Prabhupada: Isso você tem que se tornar um estudante sério. 

Yoko Ono: Bem, quero dizer, o que você quer dizer com estudante sério? Talvez todo mundo, todos nós somos sérios de qualquer maneira. Quero dizer, nós nascemos grave ou nascer, você sabe, unserious. 

Srila Prabhupada: Então você deve saber o que é distinção entre Brahman, Paramatma e Bhagavan, se você é estudante sério. 

Yoko Ono: Mas isso depende de conhecimento? Quer dizer, o juízo final que você faz? 

Srila Prabhupada: Tudo depende do conhecimento. Sem conhecimento, como podemos fazer progressos? Estudante significa adquirir conhecimento. Estudante sério significa adquirir conhecimento. 

Yoko Ono: Mas nem sempre aquele conhecedor são os que ... 

Srila Prabhupada: Sim. Você não pode conhecer completamente. Isso porque nosso conhecimento é muito imperfeita. Mas ainda assim, até agora o nosso conhecimento está em causa, na medida do possível, devemos tentar entender. Ava? manasa gocarah. This Absolute is so great and unlimited that it is not possible for us to know Him completely. That is not possible. Our senses does not allow. But as far as it is possible, because, after all, we are part and parcel of the Absolute, so all the qualities of the Absolute are there in us, but it is in minute quantity. So that minute quantity is also very great in comparison to material knowledge. 

Material knowledge is practically no knowledge. It is covered. But when one is liberated, liberated knowledge is certainly very, very great than material knowledge. So Brahman, Paramatma, and Bhagavan. These are the statements of Bhagavata. Brahmeti paramatmeti bhagavan iti sabdyate [SB 1.2.11]. It is... Sabdyate means sounded as Bhagavan, Paramatma, and Brahman. Now, what are the difference or degrees of knowledge? Brahman knowledge, Paramatma knowledge, and Bhagavan knowledge. The same thing. The knowledge of sunshine, the knowledge of sun globe, and the knowledge of this predominating deity in the sun globe. So knowledge of sunshine is not knowledge of the predominating deity of the sun globe. 

There is another example in this connection. Just like if you see one hill from a long-distant place, first of all you see just like it is a cloud. Then, if you proceed further, you'll see something green. And if you enter into that hill you'll see, oh, there are so many varieties. There are animals, there are men, there are trees. But from the distant, you'll see just like a cloud. 

So although the same thing... Similarly, Absolute, when visioned from the Brahman point of view, it is just like cloud. Absolute when visioned as Paramatma, it is just like something green. And Absolute when realized as the Supreme Person, it is just like you enter into the hill and see everything in detail. So although the focus is the same, the Brahmavadi and the Paramatmavadi and the devotee's focus is the same, but due to their respective position the realization is different. These things are very nicely explained in the Bhagavad-gita. Therefore Bhagavad-gita you'll see, 
aham sarvasya prabhavo 
mattah sarvam pravartate 
iti matva bhajante mam 
budha bhava-samanvitah 
[Bg. 10.8] 
"I am the source of everything." This sarvam means Paramatma, Brahman, everything. These are clearly stated. Brahmano 'ham pratistha. So Brahman knowledge or Paramatma knowledge is within Krsna knowledge. If one has got Krsna knowledge he has got Paramatma knowledge, Brahman knowledge. He has got the effect of yogic principle, meditation, he has got the effect of empiric philosophical speculation, and he is situated personally in the service of the Lord. So if you make comparative study, then this Krsna knowledge includes all knowledge. The Vedas also confirm it, yasmin sarvam evam vijnatam bhavati. If you understand the Supreme, then all knowledge becomes automatically revealed. Yasmin vijnate sarvam evam vijnatam bhavanti. And in the Bhagavad-gita also it is stated, "Knowing this, you'll have nothing to know anymore." In the ninth chapter there is. So first of all we have to seriously study.

Fonte:https://plus.google.com/u/0/+BhaktiArtRenaissance/posts/T4F9vVS5AZS


Comentários