NO BRASIL,GURU INDIANO SWAMI PARAMTEJ,REVELA SEGREDO PARA FELICIDADE PLENA

O indiano Swami Parantej (Foto: Divulgação)

No Brasil, guru indiano revela segredo para felicidade plena

O indiano Swami Paramtej contou com exclusividade à Marie Claire como descobriu uma forma de ser plenamente feliz após abandonar carreira de sucesso na Índia

Swami Paramtej era um jovem empresário bem sucedido com dois empreendimentos em suas mãos para administrar quando decidiu, aos 28 anos, repensar sua vida e abrir mão de tudo. "Eu tinha uma agência de turismo e uma empresa de refrigerantes, e trabalhava nelas o tempo todo. Mas me preocupava, pois de alguma forma não era muito feliz".
O indiano, com experiência em meditação desde os 10 anos de idade, buscava suprir o desejo por uma vida com significados mais profundos do que a busca por dinheiro e uma carreira de sucesso. “Eu sempre soube que eu não existo nesse mundo apenas para comer, beber, dormir e trabalhar", disse. "Também costumava me perguntar como e o que eu gostaria de fazer antes de deixar esse corpo para que eu não tivesse nenhum arrependimento depois”.
Foi durante uma apresentação de Gurudev (Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar) e de Dalai Lama, em Bangalore há dez anos, que ele encontrou a realização pessoal e a tão falada felicidade plena.
Desde então, percorre o mundo transmitindo ensinamentos para que a sociedade tenha uma vida mais saudável, em paz e feliz. O guru já visitou mais de 40 países pela Ásia, América do Sul, Europa e África como embaixador e instrutor sênior da Arte de Viver, organização internacional que dá cursos de meditação e respiração.
Nesta semana, Swami, título concedido na Índia para aqueles que se dedicam totalmente a encontrar a realização espiritual, esteve no Brasil pela quarta vez onde deu uma aula de meditação no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Aqui, o guru aproveitou para revelar, com exclusividade à Marie Claire, o caminho que levou à felicidade.
Swami Parantej abandonou negócios para se deidicar à meditação (Foto: Divulgação)

Marie Claire - Como decidiu mudar de vida radicalmente para se dedicar à meditação?
Swami Paramtej - Não foi uma decisão repentina, aconteceu gradualmente. Depois que aprendi a meditar, comecei a me sentir muito feliz e isso era algo que procurava desde pequeno. Eu queria dar um sentido para a minha vida, eu sentia que ela não deveria ser voltada apenas para mim mesmo. Então comecei a ensinar as pessoas a meditarem e, gradualmente, percebi que era isso o que eu realmente queria fazer na minha vida.
MC - Quais são as principais queixas das pessoas que buscam sua ajuda? O que você recomenda?
SP - Normalmente as pessoas reclamam do estresse e de não conseguirem terem paz na mente. As principais queixas são referentes à saúde, paz mental, dinheiro e relacionamento.
A solução é aumentar os níveis de energia e conseguir eliminar os pensamentos indesejáveis da mente. Isso pode ser alcançado por meio dos cursos de respiração e meditação.

MC - Em relação aos países pelos quais já passou, o Brasil está entre os países mais estressados ou menos?
SP - Até hoje já visitei uns 40 países na América do Sul, Europa, Ásia e África e percebo que o estresse existe em todos os lugares. A vida moderna criou isso. A vida anda mais estressante. E nesses últimos tempos, particularmente, dá para sentir que o Brasil está enfrentando um período difícil.
Swami Parantej dá cursos de meditação em todo o mundo (Foto: Divulgação)

MC - É possível encontrar um estado de relaxamento e paz quando se vive em cidades violentas?
SP - É exatamente nessas situações que você mais precisa encontrar esse estado de relaxamento para conseguir manter sua calma e buscar a melhor solução possível para qualquer situação que apareça na sua frente.

MC - Existe um segredo para a felicidade?
SP - A felicidade está na respiração. Conheça a sua respiração, conheça a sua vida. A felicidade é um estado de espírito que existe quando os níveis de energia estão elevados.

MC - Mas a felicidade plena existe?
SP - Sim! Felicidade plena existe quando a sua mente está totalmente vazia, seu níveis de energia estão elevados e você está em contato consigo mesmo.
MC - Todos podem encontrá-la?
SP - Sim. Você só precisa conhecer o caminho certo e a técnica certa.

MC - Há exercícios diários que facilitam o relaxamento?
SP - Sim. Comece com alguns exercícios físicos, depois faça algumas técnicas de respiração e medite. Esse é o pacote completo.

MC - Qual lição valiosa você tem para nos ensinar?
SP - A vida é muito bela e precisamos aproveitá-la. Uma respiração sem agitação, uma mente sem estresse, um corpo sem doenças, uma mente sem inibições e uma memória sem trauma é um direito nato de qualquer pessoa. As técnicas de respiração simples e poderosas da Arte de Viver ajudam as pessoas a atingirem isso.

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2016/06/no-brasil-guru-indiano-revela-segredo-para-felicidade-plena.html

Comentários