Pular para o conteúdo principal

DEFINIÇÃO DE UM VERDADEIRO GURU - PARAMAHANSA YOGANANDA


DEFINIÇÃO DE UM VERDADEIRO GURU-YOGANANDA

Oh!  Mestre Imortal! Te reverencio como a palavra em voz alta do Deus silencioso.  Te reverencio como a porta sagrada pela qual se entra ao templo da salvação. Ponho a teus pés as flôres de devoção; e também sobre o altar de teu Guru Lahiri Mahasaya, percursor do Yoga  moderno, e também  a de  Seu  Mestre , o imperecível  e onipresente Babaji.

Por Paramahansa Yogananda, ao seu grande guru - Swami Sri Yukteswar Giri.



O Senhor responde àquele que busca, conduzindo-o a um professor ou a livros filosóficos e religiosos que satisfaçam esta sede inicial de compreensão.
À medida que ele absorve os conhecimentos de outras pessoas, seu entendimento se desenvolve e o crescimento espiritual se acelera. Ele se aproxima um pouco mais da verdade, ou seja de Deus. Finalmente, até mesmo esse conhecimento se torna insatisfatório e ele almeja por uma realização pessoal da Verdade. (..) "Li a respeito da Verdade; ouvi a respeito da Verdade. Agora preciso conhece-la!"
Em resposta ao angustiado apelo de Seu filho, o Senhor, em sua compaixão, envia-lhe um mestre iluminado, um verdadeiro guru que, tendo alcançado a realização do Ser, sabe que este Ser é Espírito. A vida de semelhante mestre é uma expressão plena da Divindade.



Swami Shankara descreveu o guru da seguinte maneira:
"Não existe, em nenhum dos tres mundos, nada que possa se comparar a um verdadeiro guru. Se a pedra filosofal existe, ela só pode transformar ferro em ouro e não em outra pedra filosofal. O venerado mestre, por outro lado, torna igual a si próprio o discípulo que busca refúgio a seus pés. O guru portanto, não só é incomparável, mas também transcendental".



Yogananda disse: "O guru é o Deus desperto que acorda o Deus adormecido no discípulo. Através de sua compaixão e profunda percepção espiritual, o verdadeiro guru vê o próprio Senhor sofrendo naqueles que se encontram física, mental e espiritualmente empobrecidos. Por essa razão ele sente ser seu o jubiloso dever de ajudá-los. Ele procura alimentar o Deus faminto no carente; animar o Deus adormecido nos que padecem de ignorância espiritual; amar o Deus inconsciente no inimigo e acordar o Deus semi-desperto no devoto fervoroso. Com um suave toque de amor ele desperta, instantaneamente, o Deus já quase desperto no buscador adiantado. Dentre todos os homens, o guru é o mais generoso.
Assim como o próprio Senhor, sua generosidade não tem limites."



A espiritualidade não pode ser comprada num mercado. Devemos buscar Deus com afinco. Quando abrigas um profundo anelo de encontra-Lo, o Senhor te envia um guru. Um verdadeiro guru constitui um vínculo direto com Deus e abriga um só propósito: presentear seu discípulo ao Pai Celestial. Quando estás em sintonia com um verdadeiro guru, te encontras em sintonia com Deus. Esta relação é eterna. Um guru continua ajudando a seus discípulos - melhor dizendo, a quem o reconhece como tal e segue seus ensinamentos - mesmo depois da morte. Esta é uma lei espiritual.

(Do livro O relacionamento Guru - discípulo)



" Lembrem-se sempre que quando eu tiver deixado este corpo, mesmo não me sendo mais possível falar com vocês com esta mesma voz, eu conhecerei cada um de seus pensamentos e estarei consciente de cada ato que praticarem ".
" Depois que eu partir, os ensinamentos serão o guru. Aqueles que seguirem fielmente o caminho da Self  Realization e praticarem estes ensinamentos, estarão em sintonia comigo, com Deus e com os Paramgurus que enviaram esta obra ".


 Paramahansa Yogananda


 Texto cedidos por Mônica do site ALMAS DIVINAS. 
 Paz Profunda!
 Sublimes abraços
 Norma

 Fonte:http://www.almasdivinas.com.br/yog/definindo_um_guru.htm


Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…