INTEGRANDO A MEDICINA AYURVÉDICA EM PROGRAMAS DE PESQUISA SOBRE O CÂNCER: CONTEXTO E EXPLICAÇÕES DO AYURVEDA E A AMPLA PERSPECTIVA DE TRATAMENTOS PELAS TERAPIAS ALTERNATIVAS

- Repórter de desinformação global, BBC News
Terapias alternativas contra câncer funcionam?
Wakefield
Diversas personalidades vêm afirmando que mudanças na alimentação e o uso de terapias alternativas, no lugar da medicina tradicional, ajudaram a fazer seu câncer entrar em remissão.
A maioria das organizações especializadas em câncer afirma que não há evidências médicas demonstrando que terapias alternativas podem ajudar a tratar ou curar o câncer.
Quais são, então, essas terapias e por que elas parecem ser cada vez mais procuradas?
Em novembro, o ex-jogador de críquete e político indiano Navjot Singh Sidhu declarou que sua esposa, agora, está curada do câncer.
Ela passou a consumir certos alimentos, como água com limão, cúrcuma, vinagre de maçã, folhas de neem, manjericão sagrado, abóbora, romã, groselha indiana, beterraba e nozes.

O vídeo viralizou, levando mais de 200 especialistas em câncer de um hospital indiano a publicar uma declaração conjunta. Eles afirmam que, embora existam pesquisas em andamento sobre alguns desses produtos, não existe evidência que sustente seu uso. Eles aconselham o público a não retardar seu tratamento adotando "remédios sem comprovação".
Em setembro, a modelo australiana Elle Macpherson revelou que foi diagnosticada com câncer de mama, sete anos atrás – e que ela adotou uma "técnica holística e intuitiva, conduzida pelo coração", no lugar da quimioterapia.
Terapias complementares, como acupuntura, ioga e meditação, costumam ser usadas em conjunto com tratamentos convencionais contra o câncer de mama, como a quimioterapia.
Os médicos afirmam que eles podem ajudar a melhorar o bem-estar e aliviar as dores dos pacientes. Mas eles normalmente não recomendam as terapias alternativas (que incluem certas dietas, sais minerais e infusões de vitaminas), especialmente se forem empregadas em substituição ao tratamento médico.
As organizações especializadas também alertam que certas terapias alternativas causam efeitos colaterais e podem prejudicar o paciente. Algumas delas chegam a interferir com o tratamento médico.
Em 2018, um estudo publicado na revista JAMA Oncology associou o uso de terapias complementares e alternativas por pacientes com câncer à redução da chance de sobrevivência.
Ainda assim, muitos pacientes com câncer buscam terapias complementares e alternativas – e sua popularidade está aumentando.
Uma pesquisa de opinião da Sociedade Americana de Oncologia Clínica indica que cerca de 40% dos adultos nos Estados Unidos acreditam que o câncer possa ser curado usando apenas terapias alternativas.
Vídeos sobre dietas para a "cura do câncer" acumulam milhões de visualizações na internet e livros de dietas contra o câncer estão entre os mais vendidos na Amazon.
Muitos influenciadores compartilharam recentemente um tópico no X, antigo Twitter. Eles afirmaram que o câncer pode ser combatido "de forma natural", principalmente com mudanças na alimentação. O tema recebeu 200 mil curtidas em apenas 48 horas.
A postagem recomendava às pessoas que jejuassem para "matar o câncer de fome" e que comessem certos alimentos para "alterar seu DNA" e "reforçar suas células-tronco".
Se você estiver pensando em adotar terapias alternativas, a organização britânica especializada em câncer Macmillan aconselha a conversar antes com seu médico oncologista, pedindo apoio e orientação.
Qual o motivo do crescimento?

Parte do motivo é a desinformação. As terapias alternativas são promovidas como "curas milagrosas" nas redes sociais, sem evidências que comprovem seus efeitos.
"O câncer causa medo. Temos que informar os riscos e os benefícios", explica a cirurgiã oncológica britânica Liz O'Riordan. "Você quer ter esperança, a certeza e a promessa de uma cura. E um médico comum não pode prometer isso."
As chamadas "curas", muitas vezes, são anunciadas como sendo métodos indolores e naturais. Isso pode despertar mais apelo entre pacientes vulneráveis que o tratamento convencional eficaz, que é invasivo e pode trazer sérios efeitos colaterais.
Outra razão é que, para muitos pacientes de todo o mundo, o acesso a tratamento de alta qualidade contra o câncer não é fácil – e, quando disponível, pode ser caro.
"Quando o dinheiro é o problema, essas vias alternativas potencialmente baratas podem ser realmente muito atraentes", explica O'Riordan. "Minha preocupação é que estejam promovendo isso entre pessoas vulneráveis, vendendo produtos de que elas não precisam."
Na África, existe uma escassez generalizada de conhecimento sobre o câncer e a eficácia dos tratamentos médicos. Some-se a isso a confiança excessiva nos remédios alternativos e tradicionais, falta de médicos treinados e uma população insegura, segundo pesquisa publicada pelo British Medical Journal.
As terapias alternativas também podem estar arraigadas na cultura local. A África, o leste asiático e a Índia, por exemplo, contam com antigos sistemas de cura e filosofias que aumentam a confiança neles.
Embora exista alguma evidência de que a medicina tradicional chinesa e o ayurveda possam ajudar no tratamento de algumas doenças, existem poucas indicações de que estes métodos funcionem contra o câncer.
Quais são as maiores dietas e terapias alternativas existentes no mundo?
'Curas' ayurvédicas
A cúrcuma – especiaria cultivada originalmente na Índia – é frequentemente considerada um tratamento alternativo contra o câncer no ayurveda, o antigo sistema de cura indiano, baseado em ervas e massagens.
O ayurveda vem ganhando popularidade em todo o mundo. O setor deve triplicar até 2028, segundo um relatório da empresa indiana de análise de mercados Market Research Future.
Outras técnicas alternativas contra o câncer empregadas na Índia, particularmente na zona rural, incluem naturopatia, biopatia, homeopatia, remédios caseiros, terapia com erva de trigo, hidroterapia, acupuntura, urinoterapia, osteopatia e meditação vipassana, segundo um estudo publicado na revista Lancet.
Alguns destes métodos podem ajudar na gestão das dores ao lado do tratamento médico, mas O'Riordan afirma que outras técnicas podem causar interação negativa com alguns tratamentos contra o câncer.
A organização Cancer Research UK afirma que existem evidências de que a substância conhecida como curcumina, presente na cúrcuma, pode matar células cancerosas em certos tipos de câncer, mas é necessário realizar mais pesquisas a respeito. Ela destaca que não existem evidências claras de que a cúrcuma ou a curcumina possam prevenir ou tratar o câncer.
Medicina tradicional chinesa
Existe uma tendência de aumento do uso da medicina tradicional chinesa em pacientes com câncer, tanto no Oriente quanto no Ocidente.
Mas os oncologistas questionam frequentemente as evidências científicas sobre a sua segurança e eficácia, segundo uma análise de pesquisas publicada no Clinical Oncology Journal.
A medicina tradicional chinesa é um sistema completo de medicina, que inclui acupuntura, terapia com massagens, remédios herbais e Tai Chi Chuan, entre outros. Ela emprega centenas de substâncias medicinais extraídas de plantas.
O'Riordan afirma que a medicina tradicional chinesa pode ser empregada ao lado das intervenções médicas, mediante consulta a um médico. Mas existe o risco de que alguns dos remédios herbais possam interagir com tratamentos médicos contra o câncer.
Mudanças na alimentação
Alegações de que dietas específicas, como a dieta cetogênica, vegana ou outras dietas restritivas, "matam o câncer de fome" também estão se tornando populares em todo o mundo.
"Você não pode deixar um câncer com fome, simplesmente quem passa fome é você", declarou à BBC o pesquisador em oncologia David Robert Grimes. "Perder peso quando se está com câncer pode ser extremamente perigoso."
Ele afirma que pacientes que são bombardeados com essas afirmações nas redes sociais podem ficar envergonhados, pensando que eles causaram o câncer – ou, ainda pior, adotar essas dietas sem perceber o risco que correm.
A especialista em câncer Kanu Priya Bhatia, do Hospital Mohandai Oswal, na Índia, apela aos pacientes para que não se deixem influenciar pelas redes sociais.
"Não comece a comer ou beber nada sozinho, pois pode ser prejudicial", aconselha ela.
Fembendazol
Fembendazol é um medicamento usado para tratar infecções parasíticas em animais.
Sua popularidade como tratamento contra o câncer aumentou quando um empresário americano declarou ter ficado curado da doença, depois de tomar fembendazol em combinação com outras terapias alternativas. Ele não mencionou que fazia, na época, parte de um teste clínico para outros tratamentos contra o câncer.
A droga se esgotou na Coreia do Sul e muitas pessoas documentaram sua jornada de "tratamento" nas redes sociais.
Tudo isso também foi auxiliado, em parte, por um cantor e comediante com câncer do pulmão, que afirmou ter tomado o medicamento – embora ele tenha suspendido posteriormente a medicação que, segundo ele, não apresentou eficácia.
A Cancer Research UK afirma que o fembendazol não passou por nenhum teste clínico para determinar se é um tratamento seguro ou eficaz.
Graviola
Os frutos, folhas e a casca da graviola são usados como remédio contra uma série de condições há muito tempo, em partes da África e da América do Sul. E existem algumas evidências de que ela pode ser útil para certas infecções.
O alegado potencial da fruta para "curar" o câncer é alardeado regionalmente, e em certos sites da internet, há muito tempo. Algumas postagens nas redes sociais chegam a afirmar que a graviola seria 10 mil vezes mais eficaz do que a quimioterapia.
As organizações especializadas em câncer e o Instituto Nacional do Câncer da França afirmam que não existem "alimentos milagrosos" para a cura do câncer.
O que dizem os médicos e as entidades?

Especialistas alertam que existem riscos significativos no uso de terapias alternativas. E pesquisas indicam que esses pacientes podem ter maior probabilidade de evitar os tratamentos convencionais, colocando em risco suas chances de sobrevivência.
"Algumas destas terapias são aceitáveis em conjunto com o tratamento", explica O'Riordan. "O problema surge quando as pessoas escolhem apenas a terapia alternativa. Sabemos que, se as pessoas escolherem apenas as terapias alternativas, a probabilidade de morrer é duas vezes e meia maior."
Grimes afirma que os tratamentos médicos contra o câncer são baseados em sólidas pesquisas científicas.
Ele destaca que "a sobrevivência ao câncer em todo o mundo aumentou e irá aumentar mais devido ao trabalho dos médicos e cientistas... não devido às terapias alternativas".
Harit Chaturvedi, presidente do Instituto Max de Tratamento do Câncer, na Índia, declarou que o câncer "não é uma doença que seja tratada com uma única fórmula mágica".
Ele destaca que os planos de tratamento da medicina moderna são específicos para cada indivíduo, com base no tipo de câncer, mudanças genéticas em células de câncer específicas, órgão de origem e extensão da metástase.
Os médicos geralmente aprovam que as pessoas adotem terapias complementares que possam ajudá-las a lidar melhor com a doença. Mas eles normalmente aconselham que as terapias alternativas não sejam usadas em substituição ao tratamento médico.
Integrando a medicina ayurvédica em programas de pesquisa sobre o câncer, parte 1: Contexto e aplicações do Ayurveda
Revista de Ayurveda e Medicina Integrativa
Palavras-chave
Abreviações
1. Introdução

Fig. 1. Publicações sobre Ayurveda. Uma busca na base de dados de referência Scopus pelo texto "Ayurveda" no título, resumo ou palavras-chave produziu mais de 7.500 documentos entre 1990 e 2022. Eles são apresentados como número de documentos por ano. As tendências de publicações de pesquisa em Ayurveda mostram um pico em 2020, com a maioria dos autores da Índia.

Fig. 2. Ayurveda - Contribuições para a saúde e prevenção de doenças. Esta revisão é dividida em 2 partes contendo 4 aspectos principais do Ayurveda que contribuem para a saúde e prevenção de doenças e são discutidos em relação à etiologia do câncer. A Parte 1 cobrirá as seções A, B e C. A) Prakriti ou constituição corporal é representada por Vata, Pitta e Kapha expressando as qualidades dos elementos básicos da natureza, Espaço, Ar, Fogo, Água e Terra. B) A digestão é um componente crítico da saúde e depende de Agni forte - ou fogo digestivo. Quando Agni é insuficiente, então Ama , uma toxina metabólica se acumula nos tecidos resultando em sementes de doenças. C) O estado e o equilíbrio da Mente, Corpo e Espírito serão discutidos como um componente fundamental para a saúde. A Parte 2 desta revisão é um documento complementar nesta edição e abordará D) Rasayanas e ervas no Ayurveda (imagem representativa de Guduchi , ( Tinospora cordifolia ), bem como questões e direções de pesquisa, lacunas e oportunidades.
1.1 . Papel da constituição corporal/ Prakriti na saúde e na doença
1.1.1 . Doshas Vata, Pitta e Kapha

Fig. 3. Analogia : Três Doshas expressos em um carro. Os três doshas de Prakriti podem ser compreendidos usando uma analogia de um carro. Os elementos Kapha de terra e água, estrutura e lubrificação são representados pela carroceria, rodas e óleo do motor do carro; os elementos Pitta de fogo e água; transformação e metabolismo são representados pelo motor e transmissão; e os elementos Vata de espaço e ar, movimento e inteligência são representados pelo movimento, controle do movimento e inteligência do motorista e do GPS do painel. Todos os aspectos interagem e são necessários para o funcionamento eficiente do carro, assim como esses três doshas interagem e apoiam nossa fisiologia e psicologia.

Fig. 4. Qualidades e expressão de Vata Pitta e Kapha . O Ayurveda propõe que em sistemas biológicos, incluindo humanos, existem três operadores que governam todos os processos da vida e são expressos na fisiologia como os Doshas : Vata, Pitta e Kapha. Eles coordenam o funcionamento tanto em nossos corpos quanto em toda a natureza. As qualidades do Ar e do Espaço são listadas como Vata, as qualidades do Fogo e da Água são listadas como Pitta, as qualidades da Terra e da Água são listadas como Kapha. As características de Vata Pitta e Kapha são listadas de acordo com a forma como se expressam na fisiologia quando estão em equilíbrio e quando desequilibrados.
1.1.2 . Avaliação de Prakriti
1.1.3 . Pesquisa em Prakriti
2. Importância da digestão para uma saúde ideal
2.1 . Agni e Ama
2.2 . Inflamação e o papel do microbioma intestinal
2.3 . Perspectivas ayurvédicas para a digestão e o microbioma intestinal
2.4 . Descrição ayurvédica da patogênese do câncer e detecção precoce de doenças
3. O papel da mente, do corpo e do espírito
3.1 . Pesquisa sobre mente, corpo e espírito em relação ao câncer
4. Discussão : desafios e direções da pesquisa
4.1 . Direções de pesquisa: Prakriti
- 1.Podemos adicionar a avaliação Prakriti aos ensaios clínicos sobre câncer?
- um.Como o Prakriti de um paciente contribui para respostas diferenciadas aos regimes de tratamento clínico?
- b.O Prakriti pode ser usado para pré-seleção de pacientes para grupos de tratamento em ensaios clínicos?
- c.Se uma resposta clínica for influenciada pela Prakriti do paciente , quais dados mecanicistas quantitativos serão mensuráveis?
- eu.Quais são os biomarcadores de aumento ou diminuição de cada dosha ?
- eu.
- e.Tipos de corpo diferentes têm tipos diferentes de câncer? (cérebro ( V ?) vs. pâncreas ( P ?) vs. câncer de mama ( K ?))?
- e.Como padronizamos a avaliação de Prakriti usando diagnóstico de pulso, questionários ou algoritmos para uso em ensaios clínicos?
- um.
- 2.A análise de bancos de dados genômicos e epigenômicos pode ser correlacionada ao Prakriti em estudos sobre câncer?
- um.Podemos validar os biomarcadores moleculares da constituição corporal ou Prakriti usando perfis de expressão genômica ou epigenômica? (Ver publicação recente para esforços nesta área [ 64 ].
- b.Podemos adicionar a avaliação de Prakriti para avaliar bancos de dados genômicos, epigenômicos, metabolômicos e de imunofenotipagem existentes para correlacionar esses genótipos e fenótipos à Prakriti dos pacientes? Isso pode ser prospectivo ou retrospectivo:
- eu.Prospectivo: Prakriti é determinado no momento da coleta da amostra biológica e adicionado aos dados do paciente
- ii.Retrospectiva: Considerando a miríade de bancos de dados existentes, podemos acessar registros eletrônicos de saúde e "decifrar" o Prakriti – usando estrutura corporal, propensão a doenças, índice de massa corporal , estrutura facial/óssea, etc.? Podemos construir um algoritmo de inteligência artificial dos fatores Prakriti para incluir na análise dos dados de resultados de tratamentos?
- eu.
- um.
- 3.Se as qualidades de VP&K são expressas em manifestações macro e micro na natureza, quais seriam os correlatos intracelulares e moleculares para VPK ?
- um.As qualidades de comunicação, transporte e inteligência do Vata podem ser atribuídas a biomarcadores envolvidos na transdução de sinais , movimento celular ou código de DNA? O nervo vago pode ser um biomarcador para a atividade do Vata ? [ 65 ].
- b.As qualidades de transformação e metabolismo de Pitta são vistas na produção de ATP pelas mitocôndrias, na síntese de DNA , na transcrição e tradução, e nas atividades enzimáticas ?
- c.As qualidades de estrutura, lubrificação e estabilidade do Kapha podem ser correlacionadas ao citoesqueleto de actina , à estrutura do DNA e às membranas celulares?
- e.Como o VPK pode ser representado nos níveis molecular e celular e ser desenvolvido como biomarcadores?
- um.
- 4.Podemos encontrar biomarcadores de V, P e K diminuídos ou aumentados ? Por exemplo, para “ Vata agravado ”, como você mediria as qualidades de Vata de seco, leve, em movimento, etc. na fisiologia ou na mente? Questões semelhantes foram levantadas em uma revisão de Wallace [ 66 ]:
4.2 . Direções de pesquisa: digestão
- 1.Quais mecanismos fisiológicos explicam como a má digestão promove o acúmulo tóxico de resíduos metabólicos que interferem no funcionamento celular e imunológico?
- 2.Quais são os correlatos fisiológicos dos diferentes estados de Agni ? Como eles podem ser quantificados para análise clínica? Quais são os biomarcadores do aumento de Agni ?
- 3.Quais são os componentes bioquímicos/físicos do Ama?
- um.Como podemos quantificar o aumento ou a diminuição de Ama na fisiologia?
- b.Como Ama induz componentes inflamatórios?
- c.Quais são os paralelos entre Ama e o aumento da permeabilidade intestinal ? Qual é o papel do microbioma nesse processo?
- e.Como o microbioma é diferente em pessoas de diferentes Prakritis ( V, P e K )?
- um.
- 4.Como as toxinas ( Ama ) são incorporadas no corpo e se manifestam como doenças?
- 5.Como o sistema imunológico reconhece Ama como um material estranho e inicia o processo de inflamação imunológica?
- 6.Quais são os correlatos fisiológicos dos protocolos ayurvédicos para suporte à digestão para fortalecer Agni e minimizar Ama?
- •A pesquisa nos protocolos de desintoxicação do Panchakarma pode incluir:
- •Eficácia dos procedimentos de desintoxicação
- •Capacidade de recuperação da toxicidade da radiação ou quimioterapia
- •
- •
4.3 . Direções de pesquisa: mente corpo-espírito
- 1.Quais são os mecanismos pelos quais o estresse afeta o crescimento das células tumorais e a progressão do câncer?
- 2.
- 3.
5. Resumo da Parte 1
Isenção de responsabilidade
Fontes de financiamento
Conflito de interesses
Agradecimentos
Referências
- [1]Integrando a medicina ayurvédica em programas de pesquisa do câncer, parte 2: Ervas ayurvédicas e oportunidades de pesquisaJ Ayurveda Integr Med , 14 ( 1 ) ( 2023 ) , p. 100677
- [2]Caraka SamhitaChaukhambha Orientalia , Varanasi ( 2008 )
- [3]Sushruta SamhitaAcademia Chaukhamba Bharati , Varanasi ( 2000 )
- [4]Ashtanga HrdayamAcademia Chowkhamba Krishnadas , Varanasi, Índia ( 2001 )
- [5]Ayurveda: um guia completo da medicina tradicional indiana para o OcidenteRowman & Littlefield Publishers, Inc. , Lanham MD ( 2010 ) , pág. 361
- [6]Utilização do Ayurveda na área da saúde: uma abordagem para prevenção, promoção da saúde e tratamento de doenças. Parte 1 — Ayurveda, a ciência da vidaJ Alternative Compl Med , 13 ( 9 ) ( 2007 ) , pp. 1011 - 1019
- [7]Utilização do Ayurveda na assistência à saúde: uma abordagem para prevenção, promoção da saúde e tratamento de doenças. Parte 2 — Ayurveda na atenção primária à saúdeJ Alternative Compl Med , 13 ( 10 ) ( 2007 ) , pp. 1135 - 1150
- [8]Construindo pontes entre o Ayurveda e a ciência modernaInt J Ayurveda Res , 1 ( 1 ) ( 2010 ) , pp. 41 - 46
- [9]Câncer – uma perspectiva ayurvédicaPharmacol Res , 51 ( 1 ) ( 2005 ) , pp . 19-30
- [10]Conceito ayurvédico de Shatkriyakala: um conhecimento tradicional da patogênese e terapia do câncerJ Integr Med , 15 ( 2 ) ( 2017 ) , pp .
- [11]Ayurveda [Disponível em:
- [12]Recapitulação dos tipos de constituição do Ayurveda por meio do aprendizado de máquina de características fenotípicasPLoS One , 12 ( 10 ) ( 2017 ) , Artigo e0185380
- [13]Estabelecendo a validade científica do tridosha parte 1: doshas, subdoshas e dosha prakritisVida Científica Antiga , 29 ( 3 ) ( 2010 ) , pp. 6 - 18
- [14]Fisiologia e etiologia ayurvédica: Ayurveda Amritanaam. Os doshas e seu funcionamento em termos de biologia e físico-química contemporâneas.J Alternative Compl Med , 7 ( 5 ) ( 2001 ) , pp. 567 - 574
- [15]Medicina baseada em Prakriti: um passo em direção à medicina personalizadaAyu , 32 ( 2 ) ( 2011 ) , pp .
- [16]Determinantes de prakriti, os tipos de constituição humana da medicina tradicional indiana e sua correlação com a ciência contemporâneaJ Ayurveda Integr Med , 5 ( 3 ) ( 2014 ) , pp. 167 - 175
- [17]Uma abordagem bioestatística ao Ayurveda: quantificando o tridoshaJ Alternative Compl Med , 10 ( 5 ) ( 2004 ) , pp. 879 - 889
- [18]Genômica ayurvédica: estabelecendo uma base genética para tipologias mente-corpoJ Alternative Compl Med , 14 ( 5 ) ( 2008 ) , pp. 571 - 576
- [19]Ayurveda e medicina tradicional chinesa: uma visão comparativaComplemento baseado em evidências Alternat Med , 2 ( 4 ) ( 2005 ) , pp. 465 - 473
- [20]Classificação da população humana com base no polimorfismo do gene HLA e no conceito de Prakriti no AyurvedaJ Alternative Compl Med , 11 ( 2 ) ( 2005 ) , pp. 349 - 353
- [21]Ayurgenomics para medicina estratificada: iniciativa do consórcio TRISUTRA entre populações indianas étnica e geograficamente diversasJ Ethnopharmacol , 197 ( 2017 ) , pp . 274-293
- [22]Percepções genômicas sobre abordagens ayurvédicas e ocidentais à medicina personalizadaJ Genet , 95 ( 1 ) ( 2016 ) , págs. 209 - 228
- [23]Expressão do genoma completo e correlatos bioquímicos de tipos constitucionais extremos definidos no AyurvedaJ Transl Med , 6 ( 2008 ) , pág. 48
- [24]Medicina tradicional à farmacogenômica moderna: tipo de prakriti ayurveda e polimorfismo do gene CYP2C19 associados à variabilidade metabólicaComplemento Alternativo Baseado em Evidências Med , 2011 ( 2011 ) , Artigo 249528
- [25]A análise de todo o genoma correlaciona a prática ayurvédicaSci Rep , 5 ( 2015 ) , Artigo 15786
- [26]Ayurveda e epigenéticaMedicina , 56 ( 12 ) ( 2020 )
- [27]Análise de metilação de DNA de população indiana estratificada com fenótipo específicoJ Transl Med , 13 ( 2015 ) , pág. 151
- [28]Imunofenotipagem de indivíduos normais classificados com base no dosha prakriti humanoJ Ayurveda Integr Med , 5 ( 1 ) ( 2014 ) , pp. 43 - 49
- [29]Potencial da abordagem ayurgenomics na pesquisa de características complexas: resultados de um estudo piloto sobre artrite reumatoidePLoS One , 7 ( 9 ) ( 2012 ) , Artigo e45752
- [30]Pesquisa baseada em Prakriti: boas práticas de relatóriosJ Ayurveda Integr Med , 7 ( 1 ) ( 2016 ) , pp. 69 - 72
- [31]Usos terapêuticos de Triphala na medicina ayurvédicaJ Alternative Compl Med , 23 ( 8 ) ( 2017 ) , pp. 607 - 614
- [32]Eficácia do Samsarjanakrama em um paciente com Agnimandya devido a vyadhi sankar: um estudo de casoJ Ayurveda Integr Med , 12 ( 1 ) ( 2021 ) , pp. 182 - 186
- [33]Avaliação crítica de Doshavaha SrotasAyu , 33 ( 3 ) ( 2012 ) , pp .
- [34]Possíveis correlatos de radicais livres e distúrbios mediados por radicais livres no Ayurveda, com referência especial a Bhutagni Vyapara e Ama em nível molecularVida Científica Antiga , 19 ( 1–2 ) ( 1999 ) , pp . 17-20
- [35]Câncer, inflamação e insights do AyurvedaComplemento Alternativo Baseado em Evidências Med , 2012 ( 2012 ) , Artigo 306346
- [36]Nutrição, inflamação e câncerNat Immunol , 18 ( 8 ) ( 2017 ) , págs. 843 - 850
- [37]A barreira intestinal: um papel fundamental na saúde e na doençaExpet Rev Gastroenterol Hepatol , 11 ( 9 ) ( 2017 ) , pp. 821 - 834
- [38]Alimentos não digeridos e microbiota intestinal podem cooperar na patogênese de doenças neuroinflamatórias: uma questão de barreiras e uma proposta sobre a origem da especificidade do órgãoNutrientes , 11 ( 11 ) ( 2019 )
- [39]O microbioma na saúde e na doença sob a perspectiva da medicina moderna e do ayurvedaMedicina , 56 ( 9 ) ( 2020 )
- [40]Projeto microbioma humano integrativoNatureza , 569 ( 7758 ) ( 2019 ) , pp . 641-648
- [41]O microbioma e o câncer humanoCiência ( 6536 ) ( 2021 ) , p. 371
- [42]O microbioma humano e as doenças malignas geniturináriasAnn Transl Med , 8 ( 19 ) ( 2020 ) , p. 1245
- [43]O microbioma intestinal modula a resposta à imunoterapia anti-PD-1 em pacientes com melanomaCiência , 359 ( 6371 ) ( 2018 ) , pp . 97-103
- [44]Desvendando os impactos das dietas ocidentais no cérebro, na microbiota intestinal e na cogniçãoNeurosci Biobehav Rev , 128 ( 2021 ) , pp. 233 - 243
- [45]Dieta Thali Antiga: microbiota intestinal, imunidade e saúdeYale J Biol Med , 91 ( 2 ) ( 2018 ) , pp .
- [46]Jatharagni e Prakriti da população adulta jovem indiana: um estudo transversal descritivoJ Ayurveda Integr Med , 13 ( 1 ) ( 2022 ) , Artigo 100438
- [47]Compreendendo a associação entre o microbioma intestinal, oral e cutâneo humano e o conceito ayurvédico de prakritiJ Biosci , 44 ( 5 ) ( 2019 )
- [48]Diversidade microbiana intestinal rural da Índia Ocidental em endofenótipos extremos de prakriti revela micróbios característicosFront Microbiol , 9 ( 2018 ) , pág. 118
- [49]Potencial prebiótico de especiarias culinárias usadas para auxiliar na digestão e bioabsorçãoComplemento Alternativo Baseado em Evidências Med , 2019 ( 2019 ) , Artigo 8973704
- [50]Uma formulação ayurvédica 'Trikatu' e seus constituintesJ Ethnopharmacol , 37 ( 2 ) ( 1992 ) , pp. 85 - 91
- [51]Correlacionando as perspectivas médicas tradicionais ayurvédicas e modernas sobre o câncer: resultados de um estudo qualitativoJ Alternative Compl Med , 20 ( 5 ) ( 2014 ) , pp. 364 - 370
- [52]Ayurveda e Panchakarma: medindo os efeitos de uma intervenção holística de saúdeSci World J , 9 ( 2009 ) , págs. 272 - 280
- [53]A materialização de experiências adversas na infância e o desenvolvimento do câncer: potenciais mecanismos biológicos e caminhos ao longo do curso da vidaInt J Publ Saúde , 58 ( 1 ) ( 2013 ) , pp. 3 - 11
- [54]Psiconeuroimunologia e câncer: uma década de descobertas, mudanças de paradigma e inovações metodológicasBrain Behav Immun , 30 ( Supl. ) ( 2013 ) , pp. S1 - S90
- [55]Fatores psicossociais relacionados ao estresse contribuem para a incidência e sobrevivência do câncer?Nat Clin Pract Oncol , 5 ( 8 ) ( 2008 ) , pp. 466 - 475
- [56]Uma visão geral das disparidades na saúde do câncer: novas abordagens e percepções e por que elas são importantesCarcinogênese , 42 ( 1 ) ( 2021 ) , pp. 2 - 13
- [57]Regulação do microambiente tumoral pelo sistema nervoso simpáticoNat Rev Câncer , 15 ( 9 ) ( 2015 ) , pp . 563-572
- [58]Yoga reduz eficazmente a fadiga e os sintomas de depressão em pacientes com diferentes tipos de câncerApoio ao Cuidado do Câncer , 29 ( 6 ) ( 2021 ) , pp. 2973 - 2982
- [59]Uma intervenção nutricional e de estilo de vida com base em medicina ayurvédica completa de 4 meses é viável e aceitável para sobreviventes de câncer de mama: resultados de um ensaio clínico piloto de braço únicoGlob Adv Health Med , 9 ( 2020 ) , Artigo 2164956120964712
- [60]Resultados de um estudo piloto de tratamento de obesidade com medicina ayurvédica e terapia de ioga em sistemas completosJ Alternative Compl Med , 25 ( S1 ) ( 2019 )S124-s37
- [61]Um ensaio clínico randomizado sobre os efeitos da meditação transcendental na qualidade de vida de pacientes idosos com câncer de mamaCâncer Integrado Ther , 8 ( 3 ) ( 2009 ) , pp. 228 - 234
- [62]Utilização de cuidados médicos e o programa de meditação transcendentalPsychosom Med , 49 ( 5 ) ( 1987 ) , pp . 493-507
- [63]Transcriptômica da prática de meditação de longo prazo: evidências para prevenção ou reversão dos efeitos do estresse prejudiciais à saúdeMedicina , 57 ( 3 ) ( 2021 )
- [64]Sequenciamento completo do exoma em indivíduos saudáveis com tipos de constituição extremos revela risco diferencial de doenças: uma nova abordagem para a medicina preditivaJ Personalized Med , 12 ( 3 ) ( 2022 )
- [65]O nervo vago pode servir como biomarcador para a atividade do dosha vata?J Ayurveda Integr Med , 10 ( 2 ) ( 2019 ) , pp. 146 - 151
- [66]Ayurgenomics e medicina modernaMedicina , 56 ( 12 ) ( 2020 )
Cited by (12)
Integrative oncology in Cancer Care Continuum
2024, Journal of Ayurveda and Integrative MedicineIntegrating ayurvedic medicine into cancer research programs part 2: Ayurvedic herbs and research opportunities
2023, Journal of Ayurveda and Integrative MedicineCitation Excerpt :Traditional recipes of these herb mixtures are called “Rasayanas” which are formulas of herbs, used in preventive and regenerative medicine, particularly for increasing strength and immunity and reversing the ageing process. Ayurvedic herbs (Dravya) are grouped according to their main effects on imbalances in the doshas(Vata, Pitta and Kapha) (see Part 1 of Review [1]) and dhatu (tissues), providing corrective qualities (“gunas”) for the patients according to the principle of Dravyaguna [2]. These formulations may also target numerous biochemical pathways possessing a potential synergy of effects to nourish the body as a whole by supporting various organ systems [3].
Leveraging Deep Learning for Identification of Medicinal Plant Species
2024, 2nd IEEE International Conference on Data Science and Network Security Icdsns 2024
- Revisão por pares sob responsabilidade da Universidade Transdisciplinar de Bangalore.
Comentários
Postar um comentário