DESCOBRINDO SEU TIPO DE CORPO AYURVÉDICO

  

Principais características associados a cada dosha. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022

DESCOBRINDO SEU TIPO DE CORPO AYURVÉDICO

Por Beatrice Voss , CAP, RYT-200

Ayurveda: Medicina individualizada da Índia Antiga

A medicina ayurvédica classifica os indivíduos em três "tipos" principais, de acordo com as tendências qualitativas predominantes de sua anatomia e fisiologia. Ao contrário dos sistemas modernos de medicina, que se baseiam em médias e tratam a maioria das pessoas com os mesmos padrões, o Ayurveda, o antigo sistema de cura da Índia, trata de forma individual. 

Essa compreensão das diferenças constitucionais entre os indivíduos também era compreendida na medicina ocidental antiga, com o conceito dos humores, e na medicina tradicional chinesa, com seus conceitos dos cinco elementos. Isso pode explicar por que o mesmo remédio é benéfico para uma pessoa com uma doença, enquanto pode não ajudar ou até mesmo piorar a condição de outras.

A constituição ayurvédica, também chamada de "prakriti" ou natureza fundamental, é determinada pela composição única dos cinco grandes elementos e dos três "doshas" ( energias biológicas) presentes em seu ser desde o nascimento e ao longo da vida. Essa constituição permanece constante ao longo da vida, mas os doshas podem aumentar devido a influências externas, manifestando-se como " vikruti"; desequilíbrio ou doença.

Cinco elementos: três doshas “ Sarvani dravyani panchabautikani”

Este famoso sutra védico afirma que todas as substâncias materiais são compostas dos cinco grandes elementos. Esses elementos são Espaço, Ar, Fogo, Água e Terra. O primeiro elemento, Espaço ou Akasha, é claro , leve, suave e expansivo. No corpo, está associado a cavidades, poros e canais. O elemento ar, Vayu, corresponde a tudo o que se move e respira dentro do corpo, bem como às comunicações nos níveis celular e sistêmico; como o disparo de impulsos elétricos através dos nervos. O elemento fogo, Agni, é representado em todos os processos de transformação no corpo, como inteligência, digestão, geração de calor corporal e sensação. O elemento água, Apas,  é predominante em todos os tecidos fluidos do corpo; sangue e linfa, bem como nos espaços inter e extracelulares por todo o corpo. A água é o solvente universal para todas as reações e processos químicos. Finalmente, o elemento terra, Prthvi , compõe a estrutura física e a massa sólida dos tecidos do corpo; unhas, dentes, músculos e o esqueleto.

O conceito de tridosha no Ayurveda consiste no agrupamento desses grandes elementos originais em pares: Vata são os elementos espaço e ar, Pitta são os elementos fogo e água e Kapha são os elementos água e terra. Esses três "humores" biológicos são responsáveis ​​pelo bom funcionamento do corpo quando em equilíbrio e pela doença quando em desequilíbrio.

Todos nós possuímos os cinco elementos em nosso corpo e, como tal, os três doshas, ​​trabalhando juntos para sustentar a vida. O que o Prakruti realmente se refere é à proporção e predominância de um ou dois desses elementos ou doshas, ​​o que os classifica como predominantes em Vata, Pitta ou Kapha. Como discutido, essa predominância se estabelece no momento do nascimento e não muda ao longo da vida, exceto em raras circunstâncias. Embora os doshas possam flutuar em resposta aos alimentos que consumimos, às viagens ou às atividades que realizamos, nossa constituição básica não muda. Para manter uma boa saúde, cada indivíduo precisa se esforçar para restaurar essa proporção original dos doshas em sua constituição.

Quais são os três principais tipos de corpo ayurvédico?

A aparência física do corpo é usada, entre outros métodos de diagnóstico visual e tátil, para determinar a predominância dóshica de um indivíduo; se ele é mais Vata, Pitta ou Kapha. Prakruti dóshica dupla e até mesmo uma prakruti dóshica tripla equilibrada são possíveis, além da predominância de um único dosha.

A ciência ayurvédica de akruti refere-se à aparência de uma pessoa, que, para o olhar treinado de um praticante ou médico ayurvédico, revelará tendências particulares e a natureza mais profunda de uma pessoa, além de seu estado atual de saúde ou desequilíbrio. O akruti inclui a forma geral do corpo, o tipo de musculatura, a distribuição de gordura, bem como a altura e o peso. Detalhes mais específicos incluem a cor e a textura da pele e do cabelo, bem como a cor e a qualidade de vários órgãos, como os olhos. Continue lendo para determinar seu tipo de corpo ayurvédico! Ao fazer isso, é importante considerar verdades gerais ao longo da vida, pois manifestações temporárias de alguns desses itens podem ser mais indicativas de vikruti ; estados temporários de desequilíbrio, em oposição à constituição subjacente. Por exemplo, se ao longo da sua vida você geralmente era magro, mas durante a gravidez engordou muito e até desenvolveu condições como diabetes gestacional; isso refletiria mais um acúmulo ou condição temporária de Kapha, não sua constituição mais profunda.


Às vezes, especialmente com desequilíbrio dóshico persistente, pode ser difícil identificar a verdadeira prakruti de uma pessoa com base apenas na aparência física. Nesses casos, considere consultar um médico ou praticante ayurvédico para verificar seu pulso.

 

Tipo de corpo Vata

Dadas as qualidades secas, frias, leves, ásperas, sutis, móveis e claras dos elementos Ar e Espaço, o indivíduo Vata terá corpos com propensão a essas qualidades em sua manifestação física.

O tipo de corpo Vata é tipicamente alto ou baixo, não de altura média. Isso reflete a qualidade irregular de Vata. A qualidade irregular de Vata pode resultar em alguma assimetria do rosto ou de outras estruturas, e os dentes podem ser grandes e ter espaços entre eles. O rosto Vata pode ser alongado, fino e longo. Um corpo magro com pouco peso reflete a qualidade laghu, leve, dos elementos Ar e Espaço de Vata. Os tipos de corpo Vata frequentemente têm dificuldade em ganhar peso pelo mesmo motivo. Frequentemente, os tipos de corpo Vata serão altamente móveis, achando difícil ficar parado e calmo. Pode haver espasmos ou empurrões nos pés e uma inquietação geral sobre eles. Eles podem andar rapidamente e esporadicamente tropeçar ou cair devido à falta de sthira ou qualidade de aterramento. Os tipos de corpo Vata geralmente gostam de movimento; exercício, corrida, dança, ioga, mas precisam ter cuidado para não exagerar!

Devido à qualidade seca de Vata, indivíduos com predominância de Vata podem tender a ter pele e cabelos secos. Essa qualidade irregular pode resultar em cabelos crespos, rebeldes ou cacheados. Indivíduos com predominância de Vata tendem a ter pele mais escura do que indivíduos com predominância de Kapha e Pitta.


Tipo de corpo Pitta

Sendo composto pelos elementos fogo e água, os atributos de Pitta são quente, leve, afiado, oleoso, espalhado e pungente, portanto, essas qualidades estarão mais presentes no indivíduo Pitta em geral. Pitta é associado às cores vermelha e amarela, então os tipos Pitta podem ter uma tez mais avermelhada. Eles podem ser propensos a pele sensível (especialmente à luz solar) com mais tendência a ter pintas e sardas. O cabelo pode ser de uma cor vermelho-fogo ou ter tons avermelhados. O forte fogo e a agudeza da mente em indivíduos Pitta podem causar envelhecimento prematuro ou calvície. A cor amarela pode surgir na forma de dentes amarelados, que também podem ter formato afiado. O nariz e o queixo podem ser afiados, enquanto o rosto tem formato de coração com um queixo afilado. Os tipos Pitta são frequentemente sensíveis e têm corpos e constituições geralmente delicados. Eles têm força moderada e, como os tipos Vata, não devem trabalhar ou se esforçar muito fisicamente.



O tipo físico Pitta é mais moderado, com boa musculatura e altura média. Geralmente, os indivíduos Pitta têm um peso moderado, consistente e estável, com boa capacidade digestiva. Pitta também rege o brilho do corpo, portanto, quando em equilíbrio, a pele pode apresentar uma tez levemente oleosa e brilhante.

 

Tipo de corpo Kapha

As qualidades de Kapha são pesadas, suaves, estáveis, pegajosas, frias e densas. Como tal, os tipos de corpo Kapha tendem a ter sobrepeso ou dificuldade em perder peso. Eles tendem a ter compleições maiores, com ossos e articulações maiores. Os pés e as mãos serão mais largos e o formato do rosto tende a ser redondo. Os tipos Kapha têm cabelos grossos e unhas fortes. Eles têm olhos bonitos, grandes e brilhantes e um nariz largo e arredondado. Os tipos Kapha podem ter lábios grandes em comparação com os tipos Vata e Pitta, e a pele pode ser oleosa, mas fria, com uma cor pálida. 

De todos os três tipos, os tipos Kapha têm a fisiologia mais resiliente e estável. Eles podem facilmente tender a um excesso das qualidades de peso, manifestando-se como letargia, estagnação e crescimento excessivo. Como mencionado anteriormente, os indivíduos podem ter uma tendência a múltiplos doshas. Se, ao ler isto, você identificar múltiplos doshas em ação, você pode ter um tipo de corpo duplo ou até triplo dóshico.


Diretrizes gerais para exercícios físicos por dosha

 
Podemos dar um passo adiante após identificar nosso principal tipo de corpo ayurvédico, seja Vata, Pitta ou Kapha, e usar o princípio de "semelhante aumenta semelhante" ou equilíbrio de opostos para orientar as práticas de movimento que podem ser mais adequadas ao nosso tipo de corpo.

Para pessoas Vata, que tendem à secura, excesso de mobilidade e frio, exercícios quentes, fluidos e suaves podem ser muito benéficos. Exemplos incluem ioga suave em um ambiente com aquecimento moderado, caminhadas e natação. Pessoas Vata nunca devem se esforçar ao máximo, pois podem tender à exaustão. Os antigos textos védicos afirmam que se exercitar com metade da capacidade, apenas até que a frequência cardíaca esteja visivelmente elevada ou que haja suor na testa, é suficiente.

Para os tipos de corpo Pitta, o exercício é visto como um "alimento" para sua musculatura mais desenvolvida. Exercícios moderados são indicados, assim como Vata, que não se esforçam ao extremo, pois podem ser delicados e se "esgotar" facilmente. Devido às qualidades quentes, oleosas e agudas de Pitta, exercícios como dança, natação ou ioga moderada em um espaço bem ventilado podem funcionar bem. 

Kapha é o mais pesado, estável e estático dos três doshas e pode tender à letargia, peso, estagnação e acúmulo. Suas qualidades são frias, pegajosas e podem ficar presas, então o melhor exercício para Kapha é o oposto em natureza; aquecimento, estimulação do sistema circulatório e intensidade vigorosa. Bons tipos de exercício podem ser ioga aquecida em um ritmo mais rápido, cardio e pranayamas mais estimulantes, como Bhastrika e Kapalabhati.


Surya Namaskar (saudações iogues ao sol) é visto como um exercício completo e pode ser modificado para acomodar cada dosha.

Beatrice Voss, AP, RYT200

Membro do corpo docente

Beatrice ingressou no programa de Estudos Ayurvédicos com formação em Belas Artes e Medicina Herbal Ocidental, movida pelo desejo de encontrar modalidades verdadeiramente holísticas para auxiliar na cura. Ela se sente incrivelmente abençoada por ter estudado no programa de Estudos Ayurvédicos sob a orientação de Vasant Lad e outros professores incríveis, e por agora participar da transmissão dos ensinamentos ancestrais do Ayurveda. Desde que se formou no programa como praticante ayurvédica, ela atende clientes quase diariamente, uma experiência que a ajuda a apoiar os alunos no desenvolvimento de sua própria prática clínica e a discutir perspectivas ayurvédicas sobre uma variedade de patologias. Ela tem profundo respeito pela linhagem do Instituto Ayurvédico, incluindo a abordagem centrada no coração e as terapias sutis de marma, pranayama e meditação, que adora compartilhar com os alunos. Ela complementou sua formação com o Ayuryoga 200Hr YTT.

Fonte: https://ayurveda.com/beatrice-voss-faculty-bio/

Comentários