
ELA causa degeneração progressiva dos neurônios motores
Uma revisão sobre: Ayurveda no tratamento e gerenciamento da doença do neurônio motor
Shweta Shivaling Bobade * , Pradnya N. Jagtap , Komal D. Pol , Mahesh S. Mali , Hitesh Patil , Ankita M. Kadam , Vaishnavi P. More e Sumit K. MusaleShweta Shivaling Bobade, Departamento de Farmacologia, SGR Sable College of Pharmacy da PDEA, Índia, E-mail: Shwetabobade606@gmail.com
Recebido: 03-abr-2023, Manuscrito nº 79141; Editor designado: 06-abr-2023, Pré-QC nº 79141; Revisado: 20-abr-2023, QC nº 79141; Revisado: 22-abr-2023, Manuscrito nº 79141; Publicado: 27-abr-2023, DOI: http:/dx.doi.org/10.14303/irjps.2023.12
Resumo
A Doença do Neurônio Motor (DNM) é uma doença neurodegenerativa devastadora, com prognóstico ruim e incapacidade grave. Muitos fatores de risco externos potenciais foram propostos como parte de uma interação gene-ambiente na etiologia da DNM. Este resultado também é apoiado por hipóteses atuais sobre as origens celulares e genéticas da DNM. Uma neuropatia motora que exacerba a Demência Fronto-Temporal é conhecida como DNM (DFT). A atrofia neocortical frontal e temporal induz alterações graves de personalidade, conduta social inadequada e dificuldades executivas em pessoas com DFT. A doença do neurônio motor causa sintomas como paralisia bulbar e amiotrofia de membros. Déficits na função executiva frontal são observados em pacientes com DNM/Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que não são considerados dementes. Além disso, a ressonância magnética revelou anomalias no lobo frontal. A DNM, de acordo com o Ayurveda, é causada pelo Dosha Vata. Vata supervisiona as funções autonômicas, periféricas e centrais do sistema nervoso. Ele supervisiona os processos cognitivos e neurológicos do cérebro. Este artigo fornece informações sobre o Ayurveda no tratamento da DNM, tratamentos de Panchakarma para DNM, diversas ervas e formulações herbais como Ashwagndha, Brahmi, Gotu Kola, Shilajit, Kapakacchu e Medhya churna, usadas no tratamento e tratamento da DNM.
Palavras-chave
MND, FTD, atividade física, Ayurveda, Panchakarma.
Introdução
A doença do neurônio motor é a degeneração lenta dos neurônios motores superiores e inferiores (NMD). O nome "esclerose lateral amiotrófica" foi cunhado por Jean-Martin Charcot em 1874 para descrever a doença (ELA). O tipo mais comum da doença é atualmente conhecido como ELA, e os termos são frequentemente confundidos com NMD. (Swash M., 2001) "Atrofia ou fraqueza muscular em um ou mais membros ou áreas bulbares é um sintoma da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)." (Talbot K., 2002) "Uma combinação de perda de neurônios motores superiores e inferiores leva à fraqueza muscular generalizada. A idade de início da NMD, o local de início e a taxa de progressão são altamente variáveis, com cada um desses fatores tendo um impacto significativo na expectativa de vida." (Swash M., 2001).
Por muito tempo, acreditou-se que a doença do neurônio motor/esclerose lateral amiotrófica clássica (DMNA/ELA) preservava as habilidades cognitivas. No entanto, existem múltiplas alusões históricas a problemas comportamentais na DNM, bem como linguagem descritiva como esquizofrenia e demência. A síndrome DFT/DNM é significativa porque tem o potencial de fornecer insights sobre a evolução dos sintomas na DFT devido à sua progressão mais lenta. Refere-se às alterações cognitivas e anatômicas precoces que ocorrem na DFT antes da disseminação da doença e dos processos degenerativos secundários. ( D. Neary et. al., 2000 ).
Ayurveda no tratamento de doenças do neurônio motor
Plantas medicinais referem-se a um conjunto de plantas com uma mistura de diversos ingredientes que possuem valores terapêuticos. A humanidade tende a utilizar esses tipos de plantas, na esperança de que sejam mais seguras (Karunamoorthi et al., 2013). As plantas medicinais ganharam importância hoje, especialmente nos países em desenvolvimento, que dependem de sua eficácia nos cuidados de saúde e no tratamento de diversas doenças.
Plantas Medicinais como Medicina Alternativa
O Ayurveda define saúde como um estado em que o corpo físico, os sentidos e a psique estão em seu estado original ou natural em termos de corpo e função Coughlan et al., (2016) . Vata é considerado o componente mais importante na manutenção fisiológica do corpo. Os sistemas neurais central, autônomo e periférico são todos controlados pelo biofator vata Devade et al., (2022) . Os sistemas respiratório, circulatório, linfático, excretor e reprodutivo, bem como todas as formas de movimentos, estão todos sob a influência de Vata. Ele também é responsável pelas funções cognitivas e neocognitivas do cérebro, bem como pela secreção de neurotransmissores químicos e hormônios. As funções de Vata são como as dos sistemas nervosos central, periférico e autônomo Charles & Swash (2001) .” (Charaka the Speciality Ayurveda Institute of Panchakarma & Research, 2022).
Aqui estão alguns caracteres de Vata. De acordo com a teoria sânscrita, eles explicam melhor a conexão do dosha Vata com doenças do neurônio motor. São os seguintes:
• O início de cada atividade depende dos comandos do motor Vata que se enquadram nesta atividade do Dosha Vata
• O início de todas as atividades motoras, Guia os movimentos, Une o corpo.
• Mantém o corpo intacto, responsável pelo Vata Dosha.
A abordagem do tratamento ayurvédico para a DNM: O principal objetivo do tratamento da DNM é retardar a progressão da doença e prevenir a deterioração do corpo. John et al. (2020) . A vida não é como a condição.
Para interromper a deterioração das células nervosas: Para o tratamento desta condição, é usada a abordagem de dois pontos para MND ( Mitra et al., 2002) .
Além disso, falta informação, padronização de medicamentos e controle de qualidade. Portanto, a conscientização sobre o uso de plantas medicinais e o conhecimento sobre seus efeitos causais e curativos são essenciais para evitar quaisquer efeitos colaterais que possam ocorrer ( Mridula & Aswathi (2016) . Eventualmente, conhecer os componentes das plantas medicinais e seu papel curativo em diversas doenças aumenta o potencial de descoberta de novos medicamentos (Nandigoudar (2021)) .
Desintoxicação do Corpo
O primeiro passo é eliminar os venenos profundamente enraizados no corpo. As toxinas podem vir do ambiente e estar presentes como resultado de um "arranjo genético do corpo". É aí que entra o Panchakarma. Não podemos realizar panchakarma substancial em pacientes com DNM ( Sharma, 2021) . Isso ocorre porque há muita deterioração no corpo de uma pessoa com doença do neurônio motor. Como resultado, ele faz excelente uso de medicamentos e do panchakarma (Sharma et al., 2019) .
Terapia Rasayana
Rasayana é o remédio nutritivo. São extremamente nutritivos para o corpo. Podem variar de combinações simples, como Ashwagandha Amala e Mulethi, a combinações mais sofisticadas, como Brahmarasayanos ou Chyawanprash Uchechi et al. (2020) . Cabe aos médicos escolher o medicamento apropriado para a condição do paciente.
Garantindo a nutrição adequada das células restantes: Como a degeneração do corpo é rápida na DNM, precisamos nutrir o corpo adequadamente. Ao abordar a terapia de Vata Vyadhi, Charak faz uma observação perspicaz sobre o assunto. Ghee, óleos, gorduras animais e medula óssea são boas fontes de nutrição. Podem ser aplicados na pele, bem como ingeridos por via oral e por meio de Basti. Alimentos doces, salgados e ácidos que nutrem o corpo são recomendados por Ven Murthy et al., (2010) . Charaka teve uma visão e estava ciente do plano de tratamento de Waliwita (2021) .
Para auxiliar na nutrição dos músculos: complete esta etapa completando a anterior. Bruhman chikitsa auxilia na deterioração muscular e é prejudicial (Zahiruddin et al., 2020) . Métodos de Panchakarma como Navar Kizhi, além de medicamentos, auxiliam nisso. (Sukhayu Avurveda de Vaidya Pradeep, 2022).
Terapias Panchkarma bastante eficazes na DNM ( Figura 1 )
Abhayandam: “A massagem com óleo ayurvédico é um aspecto importante da rotina diária do sistema de cura ayurvédico para a saúde e o bem-estar totais. As escrituras tradicionais ayurvédicas são bastante eloquentes sobre as vantagens (Zahra et al., 2022) . Aqui está o que uma pessoa disse: Todos os dias, faça uma massagem com óleo em todo o corpo. Ela nutre todas as partes do corpo, acalma os doshas, alivia a exaustão, proporciona resistência, prazer e um sono perfeito, melhora a tez e o brilho da pele, promove a longevidade e nutre todos os doshas” ( Figura 2 ).
Benefícios:
• “Aumento da circulação, especialmente nas terminações nervosas, tonificação dos músculos e de toda a fisiologia, calmante para os nervos, lubrificação das articulações
• Pele mais macia e suave, Sono melhor e mais profundo à noite
• Aumento do estado de alerta mental, Melhor eliminação de impurezas do corpo”
“Abhyanga permite a absorção transdérmica das características curativas do material de massagem e auxilia a pele, o maior órgão do corpo, a desempenhar suas muitas funções, como permitir a remoção de toxinas do corpo ou a absorção de nutrientes pelos tecidos. É semelhante a lubrificar o motor do seu carro: se você fizer isso regularmente, seu motor estará em ótimas condições e lhe proporcionará anos de serviço sem problemas.”
“Os óleos de massagem à base de ervas são feitos de uma mistura de ervas cuidadosamente selecionadas por seu potencial de melhorar a fisiologia e acalmar a mente.”
Shirodhara: “Shirodhara é um método antigo de terapia ayurvédica usado há mais de 5.000 anos. Consiste em um fluxo constante de óleos herbáceos aquecidos na testa, com foco no terceiro olho (os pontos de chakra imediatamente acima e entre as sobrancelhas). Acredita-se que seja a origem da consciência humana. Os óleos fluem sobre o couro cabeludo e pelos cabelos, proporcionando uma experiência relaxante enquanto você se deita de costas com o corpo envolto em toalhas quentes” ( Figura 3 ).
Sua cabeça será colocada sob a 'fonte' de óleo, que é um frasco de metal com um bico de fluxo lento, de onde os óleos pingam gradualmente em sua testa. Todas as doenças, segundo o Ayurveda, são causadas por um desequilíbrio energético no corpo. O Ayurveda utiliza a terapia de purificação para limpar o corpo e restaurar o equilíbrio da força vital por meio do rejuvenescimento para tratar doenças. O tratamento Shirodhara é uma técnica de rejuvenescimento conhecida por acalmar e reparar o sistema nervoso sobrecarregado.
Benefícios:
• “Produz um profundo estado de relaxamento no corpo e na mente, reduzindo a tensão.
• Estabilizador do sistema nervoso, auxilia no tratamento da insônia, rejuvenescimento e purificação do corpo e da mente, restaura o brilho natural e a juventude da pele, repondo a oleosidade da pele.
• Ativa a hipófise, as glândulas pineais e o hipotálamo, que organizam e regulam os hormônios do corpo.
• Auxilia na produção de endorfinas, neurotransmissores do corpo, estimula os sentidos, incentiva uma visão alegre da vida.
• Traz consciência espiritual para a terceira idade, aumenta a intuição e estimula a memória cognitiva.
• Melhora o foco, a clareza mental e a compreensão e estimula a glândula pituitária, responsável pela ativação dos hormônios sexuais e reprodutivos.
• Clareia a mente, alivia o estresse e relaxa os músculos do rosto, suavizando linhas e rugas.
• Nutre o cabelo e o couro cabeludo, bem como os folículos capilares, para prevenir a queda e o envelhecimento dos cabelos.”
Nasyam: “Nasya, frequentemente conhecido como gota nasal, é um remédio ayurvédico popular. É um dos tratamentos utilizados no Panchkarma, o procedimento de desintoxicação ou limpeza da Ayurveda. Nasya é a prática de injetar óleo ou outras substâncias nas narinas de forma controlada. Em algumas circunstâncias, também pode ser feito com pó. Nasya é um procedimento muito eficaz e promissor para distúrbios do ouvido, nariz e garganta. Quando feito regularmente, tem um impacto positivo” ( Figura 4 ).
Benefícios:
• “Nasya, como terapia, oferece resultados surpreendentes no tratamento de problemas na cabeça. As narinas, segundo o Ayurveda, são a porta de entrada para o cérebro. Nasya é usado no tratamento de problemas na cabeça, pescoço, cérebro, olhos, ouvidos, nariz e garganta.”
• “Nasya auxilia na remoção de toxinas e doshas da área acima da clavícula, resultando em melhor circulação sanguínea, que nutre as células e alivia doenças relacionadas. Nasya é usado para tratar paralisia facial, derrame, espondilite cervical, diversas dores de cabeça, trismo, sinusite, epilepsia e doenças dos órgãos sensoriais dessa forma. De acordo com pesquisas recentes, nasya estimula a glândula pituitária, o que pode ajudar com desequilíbrios hormonais.”
Pizhichil : “Esta massagem ayurvédica combina dois tratamentos tradicionais ayurvédicos: Swedana (oleação) e Snehana (sudação). Todo o corpo é imerso em fluxos de óleo de ervas quentes enquanto é massageado simultaneamente. O óleo morno e a massagem abrem os poros, permitindo que o óleo de ervas penetre mais profundamente nos tecidos.”
O tratamento consiste na aplicação de óleo morno medicinal nas áreas afetadas, esfregando-as por 45 a 60 minutos. Espremendo um pano embebido em óleo de um vaso, os óleos são derramados sobre o corpo. Os óleos essenciais utilizados nesta terapia são selecionados precisamente para o seu tipo de constituição energética dominante. Para obter os melhores resultados, a terapia deve ser realizada por 7 a 14 dias. ( Figura 5 )
Benefícios:
• “Pizhichil alivia dores musculares e articulares, é antienvelhecimento por natureza.
• A circulação sanguínea é melhorada, aumenta o desenvolvimento muscular.
• Isso melhora a aparência da pele.
• Auxilia no tratamento de diabetes, hipertensão, asma e até tuberculose em seus estágios iniciais, é uma terapia tranquila e relaxante.
• Esta terapia é bastante energizante, alivia a sensação de queimação no corpo.”
Shashtika shali pinda swedan: “Um dos tratamentos swedana (indutores de suor) mais importantes é o Navarakhizhi. Pode ser usado para tratar a doença crônica de Vata, insônia, esclerose múltipla, paralisia, fraqueza ou rigidez muscular, doenças articulares como osteoartrite e outras doenças degenerativas, ou como um tratamento de rejuvenescimento e antienvelhecimento para pessoas saudáveis. Retarda o processo de envelhecimento, prevenindo o envelhecimento prematuro dos cabelos, a queda de cabelo e as rugas” ( Figura 6 ).
Os pudins de arroz medicinais aquecidos, feitos com ervas ayurvédicas, são aplicados em bolus, atados em um pano de algodão, após a administração de óleo medicinal por todo o corpo. Os pacotes são aquecidos regularmente em uma decocção de ervas e leite de vaca. Calor e pressão são administrados ao corpo simultaneamente durante a massagem terapêutica, proporcionando sustentação aos músculos e terminações nervosas. Alivia a rigidez das articulações e limpa os canais do corpo, permitindo uma melhor circulação sanguínea e a eliminação de resíduos do corpo. Melhora a aparência da pele, promove um sistema digestivo saudável e restaura a vitalidade.
Ervas e compostos herbais usados na Mnd
Ashwagandha : “Como Rasayana, Withania somnifera (Ashwagandha) é uma erva altamente valorizada no sistema medicinal ayurvédico indiano (tônico). É usada para uma variedade de doenças, mas principalmente como um tônico para os nervos. Muitas investigações científicas foram conduzidas à luz dessas descobertas, e seus efeitos antiestresse foram exaustivamente investigados. Também foi descoberto que ela é benéfica no tratamento de doenças neurológicas. Possui ação mimética do GABA e comprovadamente aumenta o desenvolvimento dendrítico. Ashwagandha também aumenta a comunicação entre as células nervosas e aumenta a capacidade do corpo de se recuperar de danos no sistema nervoso” ( Figura 7 ).
Cápsulas de Ashwagandha : “São cápsulas naturais puras obtidas da Withania somnifera (Ashwagandha). É a erva mais comumente usada na Ayurveda, atuando no sistema nervoso, pois possui propriedades rejuvenescedoras naturais. É útil no alívio de todos os tipos de distúrbios relacionados ao sistema nervoso, como a DNM. Esta erva atua de forma não específica para normalizar as funções fisiológicas, atuando no sistema neuroendócrino. ( Figura 8 )
Dosagem : 1-2 cápsulas duas vezes ao dia.”
Brahmi : “O nutracêutico à base de plantas Bacopa monnieri (Brahmi) é conhecido na Ayurveda por seu papel como Medhya Rasayana ou agente nootrópico. Acredita-se que os benefícios medicinais da Bacopa monniera sejam mediados pelas saponinas triterpenoides encontradas no extrato da planta. Os bacosídeos são as saponinas triterpenoides mais importantes. Foi comprovado que eles melhoram a transmissão do impulso nervoso. Ao aumentar a síntese neuronal e a atividade da quinase, os bacosídeos auxiliam na cicatrização de neurônios lesionados. Os bacosídeos também auxiliam na restauração da atividade sináptica, o que leva à transmissão de impulsos nervosos. A transmissão do impulso nervoso é essencial para funções cognitivas saudáveis, como capacidade de atenção, foco, concentração, aprendizado e memória” ( Figura 9 ).
Cápsulas Brahmi
As cápsulas Brahmi são feitas com o extrato puro da erva Brahmi. A erva Brahmi é usada para equilibrar os doshas Pitta e Kapha no corpo. Alivia sintomas como estresse, dores de cabeça, ansiedade e dificuldades cerebrais, além de manter a mente em paz e relaxada. Os bacosídeos, uma molécula ativa encontrada nela, auxiliam na regeneração das células cerebrais. Tomar as pílulas Brahmi por períodos mais longos não é prejudicial. É benéfico para o sistema neurológico. Esta erva também é benéfica para os sistemas linfático, nervoso, sanguíneo, urinário, circulatório e digestivo. É utilizada para melhorar a força geral e os níveis de energia do corpo. ( Figura 10 )
Dosagem : 1-2 cápsulas duas vezes ao dia” (Dr. Vikram Chauhan, 2020)
Kapakacchu : “Mucuna pruriens (Kapakacchu) é um poderoso tônico nervoso. É um suplemento natural de L-Dopa que aumenta os níveis de dopamina do corpo. Os níveis de dopamina devem ser mantidos em um nível saudável para uma função sensorial suave e agilidade mental. Acalma os sentidos e ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse. Acredita-se que a condução nervosa seja melhorada pelo aumento dos níveis de dopamina. Controla anormalidades de mobilidade comuns em doenças neurodegenerativas de forma natural. O medicamento tem um forte efeito vata-pitta hara. Rigidez, secura, aspereza, perda de função e uma sensação de formigamento no corpo são todos sinais de um vata hiperativo. O vata instável é aterrado e estabilizado por Kapikacchu. Acalma o sistema nervoso e lhe dá mais energia” ( Figura 11 ).
Gotu kola : “A Gotu kola (Centella asiatica), também conhecida como centella asiática ou indiana, endêmica das zonas úmidas asiáticas, é considerada a erva mais rejuvenescedora da medicina ayurvédica e é usada tanto como medicamento quanto como vegetal. Óleos essenciais, taninos, esteroides vegetais, aminoácidos, flavonoides, oligossacarídeos e saponinas triterpenoides, como asiaticosídeo, madecassosídeo e ácido madasiático, podem ser encontrados na Gotu kola. Ela é rica em vitaminas e minerais. A Gotu kola promove a cognição e a memória, ao mesmo tempo em que auxilia na atividade adequada dos neurotransmissores. Também melhora o desempenho mental e protege o cérebro de doenças degenerativas. Melhora a circulação cerebral, protegendo-o de danos oxidativos e reduzindo a probabilidade de desenvolver doenças cerebrais degenerativas. A Gotu kola aumenta os níveis de GABA no sistema nervoso central, o que tem um efeito calmante ao reduzir a ansiedade. Também ajuda na capacidade do corpo de se adaptar ao estresse temporário, reduzindo os níveis de cortisol e auxiliando no controle do estresse. A centelha asiática aumenta a formação e a síntese de colágeno, estimulando a circulação. Ela tem um efeito benéfico nas paredes dos vasos sanguíneos ( Figura 12 ).
Figura 12. Gotu kola (Ogunka-Nnoka Charity Uchechi, et. al, 2020 ).
Cápsulas de Gotukola : “As cápsulas de Gotukola são feitas de um extrato puro da erva Centella asiática. Esta erva promove a circulação sanguínea saudável, a saúde do cérebro e o equilíbrio dos três doshas do corpo: Vata, Pitta e Kapha. A erva Gotukola auxilia no relaxamento do sistema nervoso central e na desaceleração do processo de envelhecimento. ( Figura 13 )
Dosagem : Duas cápsulas duas vezes ao dia após as refeições” (Dr. Vikram Chauhan, 2020)
Medhya Churna : O produto Medhya Churna é descrito como um suplemento natural para o cérebro que ajuda a reduzir a ansiedade e a melhorar a memória. É uma composição totalmente natural, composta por ervas naturais com propriedades medicinais benéficas. É um ótimo tônico para o cérebro e os nervos, ajudando a revitalizar o sistema nervoso.
Ingredientes
Vacha (Acorus calamus): 50 g, Ashwagandha (Withania somnifera): 5 g, Ajmoda (Carum roxburghianum): 5 g, Shwet Jeerak (Cuminum cyminum): 5 g, Krishna Jeerak (Carum carvi): 5 g, Sonth (Zingiber officinale): 5 g, Marich (Piper nigrum): 5 g, Pipali (Piper longum): 5 g, Patha (Cissampelos pareira): 5 g, Shankhpushpi (Convolvulus pluricaulis): 5 g, Brahmi (Bacopa monneiri): 5 g
Dosagem : 1 colher de chá de pó duas vezes ao dia ou 5 gramas duas vezes ao dia (Dr. Vikram Chauhan, 2020)
Conclusão
Apesar dos enormes avanços em nossa compreensão da fisiopatologia da DNM nos últimos anos, os benefícios clínicos para os pacientes têm sido insignificantes. O problema de descobrir o que causa essa doença letal ainda não foi resolvido. Os dados disponíveis sobre a AP como fator de risco para DNM são insuficientes para tirar conclusões claras, pois são escassos, inconsistentes e de baixa qualidade. Devido ao tipo e à baixa prevalência da DNM, muitas preocupações surgiram. A associação positiva previamente encontrada entre DNM e AP, por outro lado, ainda não foi comprovada além de qualquer dúvida razoável e pode refletir uma resposta fisiológica anormal a um estímulo externo em indivíduos geneticamente suscetíveis. Por meio deste artigo de revisão, concluímos que o Ayurveda tem um papel precioso no tratamento e no manejo da DNM. O tratamento com Panchakarma também é usado no tratamento da DNM. Ervas como Ashwagandha, Brahmi, Gotu kola, etc., e suas formulações, como cápsulas e churna, são usadas no tratamento da DNM.
Reconhecimento
Os autores agradecem do fundo do coração ao Seth Govind Raghunath Sable College of Pharmacy da PDEA, em Saswad, Pune, Índia, pelo apoio e orientação.
Referências
Charles, T., & Swash, M. (2001). Esclerose lateral amiotrófica: compreensão atual . J Neurosci Nurs. 33: 245-253.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Coughlan, KS, Halang, L., Woods, I., & Prehn, JH (2016). Uma dieta rica em gelatina restaura o equilíbrio bioenergético e prolonga a vida útil na presença de disfunção motora e perda de neurônios motores da medula espinhal lombar em camundongos C57BL6/J mutantes TDP-43A315T . Modelos e mecanismos de doenças. 9: 1029-1037.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Devade, OA, Londhe, RD, & Meshram, NM (2022). Revisão sobre Atrofia Muscular Espinhal. Res J Pahrmacol. Pharmacodyn . 14: 246-252.
John, T., Samuel, B., Abolaji, O., Folashade, O., Oyetooke, A., et al., (2020). Alimentos funcionais e compostos bioativos: papéis na prevenção, tratamento e gestão de doenças neurodegenerativas . GSC Biol Pharm Sci. 11: 297-313.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Mitra, A., Chakraborty, S., Auddy, B., Tripathi, P., Sen, S., et al., (2002). Avaliação dos constituintes químicos e da atividade de eliminação de radicais livres de Swarnabhasma (cinza de ouro), um medicamento ayurvédico . J Ethnopharmacol. 80: 147-153.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Mridula, MK e Aswathi, AT (2016). Gerenciamento Ayurvédico de Relato de Caso Ardita-A . J Ayurveda Integr. 1: 90-93.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Nandigoudar, S., Uppin, S., Dalawai, A., & Bhagaje, N. (2021). Doença de Hirayama: Uma abordagem ayurvédica . J Ayu. 15: 228-228.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Neary, D., Snowden, JS, & Mann, DMA (2000). Alterações cognitivas na doença do neurônio motor/esclerose lateral amiotrófica (DNM/ELA) . J Neurol Sci. 180: 15-20.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Sharma, S. (2021). Exame neurológico de Vata Vyadhi e seu tratamento . J Ayurveda Integr. 6: 106-112.
Sharma, R., Kuca, K., Nepovimova, E., Kabra, A., Rao, MM, et al., (2019). Remédios tradicionais ayurvédicos e fitoterápicos para a doença de Alzheimer: do consultório à cabeceira do paciente . Expert Rev Neurother. 19: 359-374.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Uchechi, ONC, Uchenna, IF, Precious, OF, Olu, EL, & Bariburame, N. (2020). Potencial do extrato da folha de Centella asiática no tratamento da icterícia induzida por paracetamol em ratos albinos . World J Adv Res Rev. 6: 244-254.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Ven Murthy, MR, K Ranjekar, P., Ramassamy, C., & Deshpande, M. (2010). Base científica para o uso de plantas medicinais ayurvédicas indianas no tratamento de doenças neurodegenerativas: 1. Ashwagandha . Agentes do Sistema Nervoso Central em Química Medicinal (anteriormente Current Medicinal Chemistry-Central Nervous System Agents). 10: 238-246.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Waliwita, WC (2021). Ervas medicinais do Sri Lanka usadas para o tratamento de doenças neurodegenerativas do cérebro . Em Nutracêuticos na Saúde Cerebral e Além (pp. 379-389). Academic Press.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Zahiruddin, S., Basist, P., Parveen, A., Parveen, R., Khan, W., et al., (2020). Ashwagandha em distúrbios cerebrais: uma revisão dos desenvolvimentos recentes . J Etnofarmacol. 257: 112876.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Zahra, W., Birla, H., Singh, SS, Rathore, AS, Dilnashin, H., et al., (2022). Neuroproteção por Mucuna pruriens em doenças neurodegenerativas . Neurochem Res. 47: 1816-1829.
Indexado em , Google Scholar , Cross Ref
Fonte:https://www.sembarreiras.com.br/2015/09/03/ela-causa-degeneracao-progressiva-dos-neuronios-motores/
Entenda o que é a ELA, doença degenerativa que destrói neurônios motores
A esclerose lateral amiotrófica leva à degeneração progressiva das células cerebrais controlam o movimento.
Por g1
De caráter progressivo, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) afeta os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo e causa a perda do controle muscular.
Além de ser uma doença ainda sem cura, a esclerose amiotrófica tem um diagnóstico difícil. São necessários cerca de 11 meses para detectar a doença.
A dificuldade existe porque não há nenhum exame de laboratório que indique alguma substância no sangue ou marcador de precisão para detectar a doença.
Esclerose Lateral Amiotrófica — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1
Sintomas
Os pacientes costumam sentir como primeiros sintomas problemas para respirar, dificuldades para falar, engolir saliva ou comida, além da perda de controle da musculatura das mãos ou atrofia muscular da perna. O raciocínio intelectual e os sentidos do corpo permanecem normais.
Após os primeiros sintomas, o paciente tem, em média, uma sobrevida de três anos e meio. Como consequência dos problemas no funcionamento dos músculos da respiração, os pacientes podem ter infecções pulmonares que levam à morte.
Estima-se que apenas 10% dos casos de esclerose lateral amiotrófica tenham causas genéticas. A doença é mais comum em pessoas entre 50 e 70 anos e é muito rara a ocorrência em jovens.
Os tratamentos que existem buscam retardar a evolução da doença.
Fonte:https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/03/24/entenda-o-que-e-a-ela-doenca-degenerativa-que-destroi-neuronios-motores.ghtml
Comentários
Postar um comentário