O GURU RAM DASS E A FALÁCIA DA MUDANÇA

 Resultado de imagem para O GURU RAM DASS E A FALÁCIA DA MUDANÇA


O GURU RAM DASS E A FALÁCIA DA MUDANÇA

“Podemos tomar nossas vidas exatamente como são neste momento; é uma falácia pensar que nós necessariamente vamos ficar mais perto de Deus mudando a forma de nossas vidas, abandonando isso-e-aquilo, ou mudando nossos empregos, ou de cidade, ou o que for… doando nosso aparelho de som, ou cortando nosso cabelo, ou fazendo o cabelo crescer, ou fazendo a barba, ou… Não é a forma do jogo; é a natureza do ser que preenche a forma. Se eu sou um advogado, posso continuar sendo um advogado. O que eu faço é meramente usar ser um advogado como um caminho de voltar a Deus”.
Ram Dass, em “Words of Wisdom” (8/1/2014)
Ultimamente quando há uma frase que fala em “Deus” aqui parece que há uma apologia a alguma religião, a um monoteísmo, mas não há. Se você notar, o sentido do que fala o mestre Ram Dass (de “Love, Serve, Remember”) é quase o mesmo de muitas psicoterapias integrativas, ou seja, não guarda obrigatoriamente uma conexão com uma visão teológica ou religiosa. É uma mensagem que pode ser abordada pelo ângulo puramente psicológico (embora tenha a intenção de ser essencialmente maior que isso). O esforço e a meta de mudar a si mesmo geralmente esconde ilusões que não levam o ser humano onde ele pensa que vai chegar — seja esse objetivo chamado de “Deus”, de plenitude, liberdade, felicidade, etc.  E pode revelar, ao contrário, uma tensão e ignorância de si mesmo, uma meta de “fugir” do que se é e manter a sombra perpetuamente na escuridão. Mesmo se houver uma mudança a ser aspirada e realizada, como diria o psicólogo americano Carl Rogers (1902-1987), “o curioso paradoxo é que só quando eu me aceito como sou, então eu mudo” (This Is Me, 1961).
Fonte:http://dharmalog.com/2014/01/08/ram-dass-falacia-da-mudanca-aceitacao-vida-momento-carl-rogers/
A história de como o médico americano Richard Alpert, PhD em Psiquiatria, se tornou o mestre espiritual Baba Ram Dass, da inquietude e do encontro com Timothy Leary e as drogas psicolédicas nos Anos 70 à descoberta de Neem Karoli Baba (data de nascimento incerta – 1973), está neste filme de curta-metragem “Love Serve Remember” (Ame Sirva Lembre), produzido e dirigido por V Owen Bush. O filme é narrado pelo próprio Ram Dass, que conta alguns fatos essenciais da sua vida e como foi tocado pelo amor incondicional do seu mestre, Neem Karoli Baba, e como chegou às mensagens dos seus trabalhos posteriores, como “Be Here Now” (Ser Aqui Agora) e “Love Serve Remember“.
É um testemunho pessoal rico e tocante de como um grande sujeito ocidental bastante inquieto, que viveu o boom psicodélico dos Anos 70 e perto de ícones como Timothy Leary e Aldous Huxley, encontrou seu caminho e a personificação da resposta que procurava. Um dos aspectos interessantes do relato é a perspective ocidental que Ram Dass mantém de como entende a sabedoria oriental, e de “como nós no Ocidente não temos idéia dessas pessoas excepcionais” que estão na Índia e em outros lugares mais distantes de nós. Sentado numa cadeira com sua camisa havaiana e sobre um fundo de mandeira, Ram Dass fala da sua vida, de seus mestres e do seu momento atual com calma e gratidão, e podemos nos inspirar a andar num caminho de significado, aqui e agora.
“Ele estava bem aqui, e estava me olhando com amor incondicional. Amor incondicional. E eu nunca tinha sido olhado com amor incondicional antes, nem por meus pais, ou meus amigos ou minhas amantes, por ninguém. E eu senti amor. Senti amor. E senti algo acontecendo no meu coração.”
Ram Dass, em “Love Serve Remember” (filme)o
Assista ao trecho de 21min de “Love Serve Remember” abaixo, com legendas em português (caso elas não sejam automaticamente reproduzidas, clique no controle logo abaixo do vídeo e selecione “Portuguese, Brazilian”, ou então veja neste link alternativo):



(PT-BR) 


A história fantástica deste guru, nascido Richard Alpert em 6 de abril de 1931, e hoje conhecido como Ram Dass. Professor de Psicologia em Harvard nos anos 60-70, onde trabalhou também com os departamentos de Educação, Relações Sociais e de Serviços de Saúde, Richard foi contemporâneo e colaborador de Timothy Leary, Aldous Huxley e Ralph Metzner, entre outros notórios estudiosos da consciência à época.

Após as revelações e iluminações obtidas com o LSD nos anos 60, Alpert resolveu buscar seu caminho na sabedoria oriental, especificamente na India. Abastecido com pastilhas de LSD na mala, Alpert embarcou com uma curiosidade puramente científica. No entanto, após viver entre 1967 e 69 sob os auspícios do guru Neem Karoli Baba, mais conhecido como Maharajji sua vocação científica cedeu espaço para uma nova revelação. Ele regressou aos EUA como Ram Dass ("Servente de Deus"), preparado para iluminar a consciência de uma sociedade caótica e conturbada (e contribundo com inúmeras fundações, como a Hanuman Foundation).

Numa passagem memorável, Ram Dass revela que em determinado momento de sua estadia na Índia, ao saber do conteúdo que ele secretamente trazia consigo, Maharajji pediu para experimentá-las. Alpert então lhe ofereceu uma pastilha, que foi gentilmente negada com a inesperada reposta "dê-me todas de uma vez". Mesmo temeroso, ele preferiu não desafiar seu mestre, e deu lhe todo o conteúdo psicodélico que carregava consigo. E Maharajji ingeriu todas as 8 pastilhas de uma só vez. O guru não teve qualquer alteração perceptível em seu estado de consciência, fazendo o pupilo entender naquele momento que "está tudo na mente".

O filme Ram Dass - Graça Feroz parte de um derrame cerebral sofrido por Ram Dass em fevereiro de 1997, que o deixou com uma afasia expressiva (uma debilidade neurológica que dificulta a fala) e dificuldades motoras. Mas para Ram Dass, o derrame que inicialmente o levou ao pânico, ao fazê-lo encarar de frente a morte e a perspectiva de ter que passar o resto da vida confinado a uma cadeira de rodas, foi uma espécie de iluminção, uma Graça Feroz, como ele descreve. Talvez a terceira em sua vida.

Maravilhe-se com a determinação e bom humor que este verdadeiro guru demonstra ao se recuperar do derrame e das limitações motoras e psicológicas decorrentes, enfrentando a velhice com coragem e humildade para retomar seu trabalho de ajudar a vida de muitos a superar desafios, traumas e frustrações.

Ram Dass é autor de vários livros, incluindo o best-seller de 1971 Be Here Now ("Esteja Aqui Agora") e Still Here: Embracing Aging, Changing, and Dying ("Ainda Aqui: Aceitando o Envelhecimento, Mudanças e a Morte"). Este filme biográfico produzido em 2002 foi eleito um dos 5 melhores filmes de não-ficção do ano pela revista Newsweek





BIOGRAFIA

Ram Dass (nascido Richard Alpert, 06 de abril de 1931) é um professor espiritual contemporâneo americano e autor do seminal [2] [3] livro de 1971 Be Here Now Ele é conhecido por suas associações pessoais e profissionais com. Timothy Leary em Harvard Universidade no início de 1960, por suas viagens a Índia e sua relação com o hindu guru Neem Karoli Baba , e para fundar as organizações de caridade da Fundação Seva e Fundação Hanuman . Ele continua a ensinar através de seu website.

Juventude e educação 

Richard Alpert nasceu de um judeu de família em Newton, Massachusetts . Seu pai, George Alpert, era um advogado em Boston , presidente da New York, New Haven e Hartford Railroad , um dos fundadores da Universidade Brandeis e do Albert Einstein College of Medicine , bem como uma grande arrecadação de fundos para causas judaicas. Enquanto Richard tinha um bar mitzvah, que estava "desapontado com seu vazio essencial". [4] Ele se considerava um ateu [5] e que não professam qualquer religião durante sua infância, descrevendo-se como "acostumado à religião. Eu não tinha um sopro de Deus, até que tomei psicodélicos ". [6]
Alpert participaram do Northampton Escola Williston , graduando-se em 1948 como parte da Laude Associação Cum. [7] Ele, então, passou a receber um Bachelor of Arts grau da Universidade Tufts , um mestrado da Universidade de Wesleyan , e um doutorado (em psicologia ) daUniversidade de Stanford .

Professor de Harvard e do Leary-Alpert pesquisa 

Após retornar de um cargo de professor visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley , Alpert aceitou uma posição permanente em Harvard, onde trabalhou com o Departamento de Relações Sociais, do Departamento de Psicologia, da Escola Superior de Educação, e do Serviço de Saúde, onde foi terapeuta. Talvez o mais notável foi o trabalho que ele fez com seu amigo e associado Timothy Leary . Leary e Alpert foram formalmente demitido da universidade em 1963. De acordo com o presidente de Harvard Nathan M. Pusey , Leary foi demitido por ter deixado Cambridge e suas aulas sem permissão ou aviso prévio, e Alpert por supostamente dando psilocibina para uma graduação. [8]

Pesquisa e nome espiritual mudança 

Em 1967 Alpert viajou para a Índia, onde ele viajou com o buscador espiritual americano Bhagavan Das , e, finalmente, conheceu o homem que se tornaria o seu guru, Neem Karoli Baba , a quem Alpert chamado "Maharaj-ji". Foi Maharaj-ji, que lhe deu o nome de "Ram Dass", que significa "servo de Deus", [9] referindo-se a encarnação de Deus como Ram ou o Senhor Rama . Alpert também correspondeu com o professor espiritual indiano Meher Baba e mencionou Baba em vários de seus livros.

Vida posterior 

Aos 60 anos de idade, Ram Dass começaram a explorar Judaísmo seriamente pela primeira vez. "Minha opinião é que eu não nasci para o judaísmo por acidente, e assim que eu precisava encontrar maneiras de honrar isso", diz ele. "De uma perspectiva hindu, você nasce como o que você precisa para lidar com, e se você apenas tentar afastá-la, seja ele qual for, tem você". [10]
Em fevereiro de 1997, Ram Dass tinha um acidente vascular cerebral que o deixou com afasia expressiva , que ele interpreta como um ato de graça . Ele já não viaja, mas continua a ensinar através de webcasts ao vivo [11] e em retiros no Havaí. [12] Quando perguntado se ele poderia resumir a mensagem de sua vida, ele respondeu: "Eu ajudo as pessoas como uma forma de trabalhar em mim mesmo, e eu trabalho em mim mesmo para ajudar as pessoas ... para mim, isso é o que o jogo emergente é tudo. " Ram Dass foi agraciado com o Peace Abbey Courage Award de Consciência, em agosto de 1991. [13]
No verão de 2013, Ram Dass lançou um livro de memórias e um resumo de seu ensino, Polishing the Mirror:. Como viver de seu coração espiritual Em uma entrevista sobre o livro, aos 82 anos, ele disse que suas reflexões anteriores sobre enfrentando a velhice ea morte agora parece ingênuo ele. Ele disse que, em parte:.. "Agora, eu estou no meu 80 ... Agora, eu estou envelhecendo eu estou abordando morte Estou ficando mais perto do fim .... Agora, eu realmente estou pronto para enfrentar o música ao meu redor ". [14]

Vida pessoal 

Na década de 1990, Ram Dass saiu sobre sua bissexualidade [15] , evitando rótulos e afirmando que a bissexualidade "não é gay, e não é não-gay, e isso não é nada, é só consciência". [16] Aos 78, Ram Dass soube que ele era pai de um filho como um 24-year-old, em Stanford durante um breve caso com uma grande história chamada Karen Saum, e que ele era agora um avô. O fato veio à tona quando seu filho Peter Reichard, um banqueiro de 53 anos de idade, na Carolina do Norte, fez um teste de DNA depois de aprender sobre a dúvida de sua mãe sobre a herança de Pedro. [17] [18]
Ram Dass é um vegetariano . [19]

Fundações 

O amor Sirva Lembre Foundation foi organizada para preservar e continuar os ensinamentos de Neem Karoli Baba e Ram Dass, e trabalhar com Ram Dass em seus escritos e outros planos para o futuro. A Fundação Hanuman é uma organização educacional sem fins lucrativos e de serviço fundada por Ram Dass, em 1974, com foco no bem-estar espiritual da sociedade através da educação, mídia e programas de serviço comunitário. Fundação Seva é uma organização internacional de saúde fundada por Ram Dass, em 1978, juntamente com o líder da saúde pública Larry Brilliant ativista humanitária e Wavy Gravy . Ram Dass também atua no corpo docente do Instituto Metta onde dá formação sobre cuidados atento e compassivo dos moribundos.

Obras 

Livros 

Gravações 

Films 

  • A mudança de coração, um 1991 de uma hora documentário apresentado por Ram Dass e mostrado em muitas estações de PBS. Examinou a tomar a ação social como um ato meditativo. Dirigido por Eric Taylor.
  • Ram Dass Fierce Graça, um documentário biográfico sobre 2001 Ram Dass dirigido por Micky Lemle.
  • Ram Dass - Love Sirva Lembre-se, a um curto filme de 2010 dirigido por V. Owen de Bush , incluído na edição estar aqui agora melhorada e-book.

Referências 

  1. ^ Rifkin, Ira (27 de Março, 1992). "Ram Dass Explorando o judaísmo" . SunSentinel.com. Retirado 23 de novembro de 2011.
  2. ^ . Harvey, Andrew; Erickson, Karuna (2010) Coração Yoga: O Casamento Sagrado de Yoga e Misticismo. Livros do Atlântico Norte. ISBN 978-1-58394-291-8 .
  3. ^ pessoal Tempo (19 de Julho de 2010). "'Be Here Now' completa 40 anos" . The Taos News. Página visitada em 5 agosto de 2011.
  4. ^ Starr, Bernard (19 julho de 2007). "rito de passagem?: Turn-on ou turn-off" . Religião e Spirituality.com. Retirado 23 de novembro de 2011.
  5. ^ "Baba Ram Dass" Ramparts 11:. 38. "Ele era, neste momento, um ateu, e tinha dificuldade até mesmo de pronunciar 'espiritual'."
  6. ^ Davidson, Sara (Outono de 2006). "a viagem final" . Tufts Revista . Retirado 23 de novembro de 2011.
  7. ^ equivalente escola particular da National Honor Society
  8. ^ . Russin, Joseph M.; Weil, Andrew T. (28 de maio de 1963) "The Crimson leva Leary, Alpert para Tarefa: 'Roles' e 'Games' Em William James" The Harvard Crimson.. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  9. ^ "Biography: Richard Alpert / Ram Dass" Ramdass.org.. Ram Dass / Love Lembre Sirva Foundation. Retirado 01 de julho de 2013.
  10. ^ "Ram Dass Explorando Judaísmo - Sun Sentinel" . Articles.sun-sentinel.com. 1992-03-27. Retirado 2013/11/02.
  11. ^ Ram Dass. "Ram Dass Amor Sirva Remember" . RamDass.org. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  12. ^ "Retiros" . RamDass.org. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  13. ^ "A coragem de Prêmio Consciência destinatários" . PeaceAbbey.org. A Abadia de paz. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  14. ^ David Crumm. "Ram Dass Entrevista sobre" polir o espelho " . ReadTheSpirit.com. Retirado 16 de julho, 2013.
  15. ^ Davidson, Alan (Abril de 2001). "Holy Man avistado no Gay Porn House: Ram Dass fala sobre sua vida como o principal professor de pensamento oriental na América ... que ninguém sabia era gay" ser mais esperto.. Resumido imagem da capa em Maines, Donalevan (1 de Abril de 2010) com."PastOut: 9 anos atrás, em" ser mais esperto " . mais esperto. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  16. ^ Thompson, Mark (2 Setembro de 1997). "Ram Dass: A Life Beyond etiquetas" . Gay Today. Badpuppy.com. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  17. ^ Sidon, Rob; Grossman, Carrie (Novembro de 2010). "Entrevistas Common Ground Ram Dass" Common Ground: 46-51.. Página visitada em 8 agosto de 2011.
  18. ^ "Ram Dass tem um filho!" . Alternet . 06 de novembro de 2010.
  19. ^ Rosen, Jay Elliott. "Entrevista com Ram Dass" . The Vegetarian Guia de Viagem. VegetarianUSA.com. Página visitada em 8 agosto de 2011.

Ligações externas 





Comentários