TRANSMIGRAÇÃO DE ALMAS ?

Imagem relacionada
O que é a Transmigração ou Metempsicose
Transmigração é uma doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito, de onde mais tarde Pitágoras a importou para a Grécia. Os discípulos desse filósofo ensinavam ser possível uma mesma alma, depois de um período mais ou menos longo no império dos mortos, voltar a animar outros corpos de homens ou de animais, até que transcorra o tempo de sua purificação e possa retornar à fonte da vida.
Como se constata, há uma diferença capital entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação: em primeiro lugar, a metempsicose admite a transmigração da alma para o corpo de animais, o que seria, para os espíritas kardecistas, uma degradação; em segundo lugar, essa transmigração não se opera senão na Terra. Os espíritas lecionam o contrário, que a reencarnação é um progresso constante, que o homem é um ser cuja alma nada tem de comum com a dos animais, que as diferentes existências podem realizar-se quer na Terra, quer, por uma lei progressiva, em mundos de ordem superior, até que a alma se torne um espírito purificado.
A transmigração observa a regularidade do desenvolvimento biológico em primeiro plano. De acordo com a tradição espiritualista esotérica, uma alma pode vir a ser condenada a passar a reencarnar em corpos animais subumanos caso se demonize. Além disso, nos casos de perda planetária e consequente transmigração planetária, pode ocorrer de humanidades inteiras passarem a reencarnar sob a forma de entidades infra-humanas como dinossauros ou mesmo trilobites(artrópodes,com 3 lobos externos), por exemplo.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/

Transmigração das Almas

Informação Geral

Transmigração das almas, às vezes chamado de metempsicose, é baseado na idéia de que uma alma pode passar de um corpo e residir em outro (humano ou animal) ou em um objeto inanimado. A idéia aparece em várias formas em culturas tribais em muitas partes do mundo (por exemplo, África, Madagascar, Oceania e América do Sul). A idéia era familiar na Grécia antiga, nomeadamente no orfismo, e foi aprovada em uma forma filosófica de Platão e os pitagóricos. A crença ganhou alguma moeda em gnósticas e oculta formas de cristianismo e judaísmo e foi introduzida no pensamento renascentista pela recuperação dos livros herméticos.
A doutrina mais plenamente articulado de transmigração é encontrado no Hinduísmo. Ele não aparece nas primeiras escrituras hindus (Rig Veda), mas foi desenvolvido em um período posterior nos Upanishads (c. 600 aC). Central para a concepção do destino humano após a morte era a crença de que os seres humanos nascem e morrem muitas vezes. Almas são consideradas como emanações do espírito divino. Cada alma passa de um corpo para outro em um ciclo contínuo de nascimentos e mortes, a sua condição em cada existência.
Assim, transmigração está entrelaçado com o conceito de Karma (ação), o que envolve o inevitável trabalhar fora, para o bem ou para o mal, de toda a ação em uma existência futura. Toda a experiência de vida, seja de felicidade ou tristeza, é uma justa recompensa para ações (boas ou más) feito em existências anteriores. O ciclo de karma e reencarnação pode estender-se através de inúmeras vidas, o objetivo final é a reabsorção da alma no oceano da divindade de onde veio. Esta união ocorre quando o indivíduo percebe a verdade sobre a alma eo Absoluto (Brahman) ea alma se torna um com Brahman. Muitas vezes, é erroneamente pensou que o budismo também envolve transmigração. A doutrina budista clássica de anatta ("sem alma"), no entanto, especificamente rejeita a visão hindu. A posição budista sobre o funcionamento do carma é extremamente complexa.
A idéia da transmigração tem sido propagada no mundo ocidental por movimentos como a Teosofia e pela proliferação mais recente de orientais cultos religiosos. A maioria dessas versões ocidentalizadas parecem não ter o rigor intelectual e conteúdo filosófico da doutrina clássica hindu.

Charles W Ranson

Bibliografia: 
J Head, ed, Reencarnação no mundo do pensamento (1967);. AW Holzer, Born Again (1970).


Fonte:http://mb-soft.com/believe/tto/transmig.htm


Resultado de imagem para O que é a Transmigração ou Metempsicose

Comentários