O SAGRADO E AO MESMO TEMPO BIZARRO "TEMPLO DOS RATOS DEUSES" NA ÍNDIA

Imagem relacionada

O bizarro 'Templo dos Ratos Deuses' na Índia

Templo dos ratos sagrados - Karni Mata - Índia
Você provavelmente já tinha ouvido falar que a vaca é sagrada na Índia, e poderia até deduzir que outros animais poderiam ser considerados sagrados por lá, mas possivelmente você nunca conseguiria imaginar que os ratos também poderiam ser tão "queridos"...

Na verdade, em alguns locais eles são as divindades máximas. E  os ratos sagrados em Karni Mata, na Índia comprovam isso!

Templo dos ratos sagrados - Karni Mata - Índia

Mas o templo não se diferencia só pelos ratos: ele é muito bonito, com enormes paredes revestidas de mármore branco e com seu impressionante portão decorado com ouro e prata.

Mas o que chama mais a atenção é que o local é a residência oficial de mais de 20 mil ratos.


E os fiéis que vão até lá são devotos desses animais. Lá os bichinhos levam uma "vida de rei": eles correm livremente, são alimentados com leite fresco e outras iguarias, e são protegidos por todos ao redor.

Templo dos ratos sagrados - Karni Mata - Índia

Se alguém fizer qualquer mal contra os roedores, é considerado um pecador, e se matar um deles então, a pessoa terá de pagar o peso do rato em ouro para poder sair do templo!

Templo dos ratos sagrados - Karni Mata - Índia

Pra complicar um pouco mais a situação, só se pode entrar no templo descalço, ou no máximo de meias. E você deve imaginar como deve ser o chão por lá: cheio de excrementos e urina de ratos, além de pedaços de comida e tudo mais que você conseguir pensar... Então se você for visitar o local algum dia, se prepare bem com meias muito grossas!

Templo dos ratos sagrados - Karni Mata - Índia

Karni Mata ou “templo dos ratos”, se localiza próximo de Bikaner, no Rajastão. Anualmente, o local recebe milhares de visitas dos habitantes locais (hindus) e de turistas das mais variadas partes do mundo.

A ideia é homenagear a deusa Durga, e buscar a benção transmitida pelos ratos ao passarem por seus pés. Por isso a tamanha devoção aos bichinhos.

 

Fonte:http://www.curtoecurioso.com/2015/04/o-bizarro-templo-dos-ratos-deuses-na.html

Ratos vivem livremente como deuses em templo na Índia

Como todos sabem, vacas são sagradas para os indianos. A novidade para nós é que alguns deles cultuam ratos como deuses e acreditam serem estes a reencarnação de humanos, em um estágio prévio de volta à terra, como gente novamente.
Essa prática acontece na cidade de Bikaner, região do Rajasthan, norte da Índia. Lá, existe o templo de Mata Karni e nele os indianos cultuam a deusa Durga. Estima-se que no templo vivam mais de 25 mil ratos soltos e que dividem espaço e comida com humanos que também moram lá.
templo-ratos-india4
Créditos: templo-ratos-india4
Isabela no templo de Mata Karni, na cidade de Bikaner, onde os ratos são tratados como deuses
Bom ressaltar que nós não sabemos se este templo e esta prática de adoração ao rato como Deus é própria do hinduísta ou apenas uma distorção vivida por um grupo específico. Fato é que o templo existe e tem uma estrutura de certa forma até imponente na Índia.
Com uma entrada grandiosa, o lugar possui colunas de mármore e portas de prata e ouro, que contrastam com a sujeira e mau cheiro do interior do templo. As famílias que moram ali convivem normalmente com os ratos, preparam alimentos no chão e comem no mesmo prato, sem nenhum cuidado com higiene. Até mesmo crianças transitam ali, descalças em meio aos ratos. Aliás, todo visitante deve tirar os sapatos ao entrar no templo.
templo-ratos-india1
Créditos: templo-ratos-india1
A história do templo se fundamenta na crença da reencarnação de gente em rato
Para nós, o risco de nos contaminarmos com os dejetos dos ratos foi um enorme problema a enfrentarmos. Viajantes de longa jornada, já temos que evitar todo tipo de doença. Agora, imagine uma leptospirose. A solução que encontramos foi plastificar os pés com sacolas e colocar a meia por cima. Vale dizer que, mesmo assim, sentir o alto relevo do coco dos roedores no chão já desperta um certo nojo. Se quiser conhecer o templo, sem enfrentar essa barra, assista ao vídeo que preparamos sobre essa visita, no canal do YouTube Viver por Ar e Mar.
templo-ratos-india5
Créditos: templo-ratos-india5
Mulheres vestidas com sáris coloridos amassam e preparam pão no chão junto com os ratos
A história do templo se fundamenta na crença da reencarnação de gente em rato. Para os crentes daquele templo, os ratos são os ascendentes de suas famílias que, em breve, virão como seus filhos e netos. Por isso, todo o carinho com os bichos. Ao andar pelo templo, é normal você ver as pessoas comerem no chão e dividirem alimento com os ratos. Para eles, a comida que o rato come é sagrada e, por isso, alguns chegam a levar para a casa os restos deixados pelo animal, como um alimento sagrado.
templo-ratos-india3
Créditos: templo-ratos-india3
O respeito à divindade do rato é tanto que o desavisado que matar um deles é obrigado a pagar uma espécie de multa em ouro
No centro do templo há um altar à deusa Durga, que eles acreditam estar reencarnada no único rato branco que vive no templo. Ver este rato é sinal de muita sorte para aquelas pessoas. De frente a ele, ficam alguns fieis sentados, ao redor de tigelas dos alimentos ofertados pelos visitantes.
O respeito à divindade do rato é tanto que o desavisado que matar um deles, ainda que involuntariamente, será obrigado a pagar uma espécie de multa em ouro, no mesmo peso do bicho assassinado.
templo-ratos-india6
Créditos: templo-ratos-india6
É normal você ver as pessoas comerem no chão e dividirem alimento com os ratos
Nos salões mais ao fundo, mulheres vestidas com sáris coloridos, amassam e preparam pão no chão, junto com os ratos que correm felizes de um lado para outro.
Questionado, um dos adoradores nos garantiu que ninguém nunca ficou doente por causa dos ratos, naquele templo. Claro que isso é mera opinião. Quem já esteve na Índia sabe que não há qualquer atendimento médico ou controle de saúde das pessoas em muitos lugares. Certamente, milhões morrem, sem que se saibam as causas reais.
Em respeito à fé alheia, não há o que se falar do culto ao animal. Cada um na sua. O problema maior para nós e que nos parece bastante bizarro é o descaso com a saúde e o desconhecimento das doenças fatais proveniente dos ratos. Viver em condições de sujeira e falta de higiene em um templo com portas de prata e ouro é algo fora do normal para nós.
Relato por Sandro Masseli e Isabela Almeida, do blog Viver por Ar e Mar
Fonte:https://catracalivre.com.br/geral/mundo/indicacao/ratos-vivem-livremente-como-deuses-em-um-templo-na-india/

O extraordinário “Templo dos Ratos” de Deshnok, Índia

Você sabia que tem um “Templo dos Ratos” na Índia?  Sim, eu já fui – e tenho informações, fotos, e dicas para quem tiver coragem para visitar este fascinante templo indiano!
O chamado “Templo dos Ratos” é o Karni Mata Temple – um templo hindu localizado no pequeno vilarejo de Deshnok (ou Deshnoke), perto da cidade de Bikaner, no estado indiano de Rajasthan.   Tem, supostamente, mais de 20 milratos nas dependências do templo e eles são considerados sagrados pelos fiéis.  Entre os milhares e milhares de templos da Índia, este é o único em que ratos são adorados – mas por que?

A história do Templo dos Ratos

Antes de falar de por que existe um “templo dos ratos” neste vilarejo, é muito importante entender que o hinduísmo não compõe uma única crença como o catolicismo, por exemplo – quer dizer, não existe nenhuma Bíblia hindu, nenhum Papa hindu, nenhum Vaticano hindu, nada disso.  O hinduísmo é uma religião muito diversa com muitos deuses e deusas, todos com diversas encarnações distintas.  E diferentes deuses e deusas são mais populares em diferentes regiões, ou em diferentes comunidades, dentro da sociedade indiana.  O hinduísmo é uma religião muito individual, em que cada pessoa escolhe os deuses (e as práticas) com quais se identifica.  (Para um resumo mais detalhado do hinduísmo, confira nossa página sobre o assunto.)
Então, Karni Mata foi uma mulher do século 15 que é venerada como uma deusa por alguns hindus, particularmente em certas partes do estado de Rajasthan – inclusive na região da cidade de Bikaner.  Ela é considerada uma encarnação da famosa deusa Durga, e existem vários templos hindus no estado de Rajasthan que são dedicados a ela.
Mas quando aparece um rato em algum dos outros templos de Karni Mata, não é por ser um animal sagrado na Índia (como a vaca).  É  neste templo de Karni Mata que está localizado no pequeno vilarejo de Deshnok!  Então, o que aconteceu neste lugar?  Tem duas lendas populares.
templ dos ratosSegundo uma lenda, um exército de 20,000 soldados desertou uma batalha na região, fugindo para Deshnok.  A deserção foi punível com a pena de morte.  Karni Mara decidiu poupar as vidas dos soldados – mas só transformando eles em ratos.  E ela ofereceu este templo a eles como refúgio – e até hoje eles atendem a Karni Mata para mostrar sua gratidão.
Segundo a outra lenda, Karni Mata pediu ao deus da morte, Yama, para ressuscitar o filho (ou enteado) dela, Laxman, que tinha se afogado em um tanque.  Yama inicialmente recusou o pedido.  Depois, ele cedeu – mas decretou que todos os membros da família de Karni Mata seriam reincarnados como kabas (ratos), e que esses seriam depois reincarnados de novo como membros da família dela.
Sejam ex-soldados ou as descendentes de Karni Mata – os ratos são considerados sagrados pelos devotos de Karni Mata até hoje.

Como é visitar o Templo dos Ratos?

Tem ratos em todo canto!  (Supostamente mais de 20 mil!)
Como em qualquer templo hindu, é obrigatório tirar os sapatos antes de entrar.  Então, todo mundo está descalço no meio dos ratos!
Este templo é popular – Karni Mata tem um bom número de devotos na região.  Tinha talvez umas 70-80 indianos nas dependências do templo quando eu entrei, e muitas outros nos arredores.  (Alguns turistas estrangeiros também visitam este templo, mas eu não vi nenhum quando eu visitei.)  Depois de entrar nas dependências do templo, tinha uma fila para entrar no santuário interno para venerar o ídolo da Karni Mata.
templo dos ratos
Os devotos deixam muita comida como oferenda aos ratos.
templo dos ratosEntão, tem um monte de comida em todo canto, e os ratos gravitam em torno dessa comida.  Você pode estar pensando que um templo cheio de ratos só ia estar cheio de cocô de ratos também, mas não estava – o que tinha mais no chão era migalhas e pedaços de comida.templo dos ratos
Os fieis acreditam que é muito auspicioso se um rato passar em cima dos seus pés.  Isso não aconteceu comigo – mas quase aconteceu!  Quem já visitou a Índia sabe que, quando fazem fila, os indianos sempre ficam um quase em cima do outro – e aqui não é diferente.  A fila “apertou” ainda mais quando estávamos chegando mais perto ao ídolo e todo mundo ficou empolgado para venerá-la, aí tinha menos espaço para os ratos “cruzarem o caminho” de um lado do santuário para o outro.  Então alguns ratos quasepassaram em cima do meu pé na entrada do santuário, mas “infelizmente” eu não tive essa experiência auspiciosa!
Também é considerado auspicioso ver um rato branco – tem alguns poucos no templo, e eles aparecem de vez em quando.  Infelizmente, eu também não tive essa outra experiência auspiciosa, pois todos os ratos brancos ficaram nos esconderijos deles durante a minha visita!
templo dos ratos

templo dos ratostemplo dos ratos

templo dos ratos
Este casal ficou lá na entrada do “templo dos ratos” por ao menos 10 minutos, tentando tirar uma perfeita foto romântica!  (Eu queria uma foto melhor da entrada, mas acabei desistindo…)

Dicas para uma visita ao Templo dos Ratos

Visitar o templo dos ratos não é para todos, claro!  Mas também não sou o único estrangeiro que já visitou.  É um lugar único – não tem nada parecido entre os templos da Índia, nem em nenhum outro país do mundo.  Então se você for fazer uma viagem na Índia e quiser conhecer este templo, aqui estão umas dicas.
Deshnok é um pequeno vilarejo no meio do nada, no deserto de Rajasthan, uns 30km da cidade de Bikaner.  Não tem mas nada para fazer em Deshnok, e eu acho que nem tem hospedagem lá – todo mundo se hospeda em Bikaner e pega um trem ou ônibus de lá para Deshnok.
Bikaner tem umas atrações interessantes.  Na sua cidade antiga, se pode encontrar vários havelis (casas tradicionais) muito lindos.  Como muitas outras cidades de Rajasthan, Bikaner também tem uma antiga fortaleza.  E perto da cidade, tem o “National Research Centre on Camel”, um centro de pesquisas sobre camelos, onde eu provei leite de camelo (e sorvete de leite de camelo!), vi camelos recem-nascidos, etc.
Bikaner também tem diversas opções de hospedagem de boa qualidade – algumas dessas em antigas casas tradicionais.  Nós ficamos nesta pousada legal; tem mais opções aqui.
De Bikaner, tem alguns trens e muitos ônibus para Deshnok.  (Aqui é o horário dos trens; os ônibus viajam o dia todo.) Eu fui de trem e voltei de ônibus; custou umas 20 rúpias (~1 real) em cada direção.  Quem tiver o orçamento mais flexível pode até ir de táxi ou riquixá – mas negocie bem o preço!
Imagem relacionada
Fonte:http://tudoindia.com.br/blog/templo-dos-ratos/
Resultado de imagem para os templos sagrados de ratos na india

Comentários