Pular para o conteúdo principal

GANDHI : A REVOLUÇÃO SEM ARMAS

Bokic Bojan  Shutterstock.com


Eu Sem Fronteiras

Gandhi: a revolução sem armas

Embora a história seja narrada como uma consequência da ação de algumas figuras importantes, ela é imprecisa ao desprestigiar a importância das massas populares e as pequenas revoltas que ocorreram e ocorrem todos os dias, sem que seja dada as devidas atenções a elas por aqueles que escrevem os acontecimentos considerados marcantes.
Tais figuras importantes como Winston Churchill (primeiro-ministro inglês, figura importantíssima para segurar o avanço nazista na 2ª Guerra Mundial), Abraham Lincoln (presidente estadunidense que teve papel fundamental para o fim da escravidão nos EUA) e muitos outros grandes líderes políticos têm seus grandiosos feitos devidamente registrados, porém a parte em que suas decisões causaram a morte de milhares de pessoas acaba sendo secundarizada nos livros. Essa pequena omissão, ou falta da devida atenção, nos registros históricos talvez ocorra por um consenso de que só se ganha quando alguém do outro lado perde. Ou seja, numa guerra é preciso matar para vencer.
Enquanto a vida real suja de sangue as mãos de nossos heróis, a religião tem a vantagem de cunhar a imagem de indivíduos elevados que intelectualmente promoveram grandes revoluções, como Jesus Cristo e Buda, por exemplo.
Narrar a história de Gandhi, caso tivesse ocorrida há dezenas de séculos, possivelmente seria descreditada pelos mais céticos. O indiano conseguiu promover grandes mudanças na história da Índia, inclusive tendo papel fundamental na independência do país em 1947. Formado em Direito na Inglaterra, Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 e promoveu grandes lutas em prol do seu país e dos mais humildes, sem promover a derrubada de uma gota de sangue.
Através de mobilizações sociais, greves, jejuns e também organizações para que não fossem consumidos determinados produtos que dessem lucro à Inglaterra, Gandhi serviu de inspiração para outros líderes como Martin Luther King Jr (EUA) e Nelson Mandela (África do Sul).
shutterstock_217857487Um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX, as lições de busca pela igualdade de gênero, crença e raças foram as principais bandeiras de Gandhi, que foi assassinado em 1948 por um extremista hindu, referente às tensões entre hindus e muçulmanos no território da Índia.
O homem se foi no fim da década de 40, mas o espírito de Gandhi, de como conflitos de gigantescas magnitudes podem ser resolvidos na sabedoria, também é possível solucionar uma série de problemas do cotidiano sem a necessidade de hostilidade.

  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.
  • Fonte:https://www.eusemfronteiras.com.br/gandhi-a-revolucao-sem-armas/
  • Bokic Bojan  Shutterstock.com

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…