Pular para o conteúdo principal

A BELEZA DA MENTE - OSHO


a beleza da mente

A Beleza da Mente

A mente é um grande milagre.
A existência não foi ainda capaz de criar algo superior à mente. Sua função é tão complexa que desconcerta os maiores cientistas. Ela controla todo seu corpo e este é um mecanismo muito complexo.
Quem faz com que somente uma certa quantidade de oxigênio deva alcançar seu cérebro? Quem delibera qual parte do seu alimento deve se transformar em ossos, em sangue ou em pele? (…) Certamente não é você que está fazendo isso, eu não vejo nenhum outro dirigente por perto.
Assim, a primeira coisa é que você deve ser agradecido à mente. Este é o primeiro passo para ir além da mente; não como inimigo, mas como um amigo. Eu tenho um tremendo respeito pela mente. Nós devemos tanto à mente que não há forma de retribuir nossa gratidão.
Então, a primeira coisa é: A meditação não é contra a mente, é ir além da mente. E além não é equivalente a contra: este mal entendido propaga-se quanto mais as pessoas falam sobre meditação.
A função de um mestre é ensiná-lo a amar a mente e mesmo assim ir além dela. Com esta amizade, aprofundando-se quando quer que você medite, a mente não o perturbará, porque sua meditação não é contra ela. Na verdade, é sua própria realização, seu próprio florescimento. Ir além não é uma atitude antagonista, mas uma evolução amistosa.
Assim, esta deveria ser a base de todos os meditadores: não ser um lutador. Se você lutar, poderá ser capaz de fazer a mente aquietar-se durante algum tempo, mas esta não será sua vitória.
A mente voltará – você precisará dela. Você não pode viver sem ela, não pode existir no mundo sem ela. E se você puder criar um relacionamento amistoso com a mente, uma ponte amorosa, em vez de obstáculos para a meditação, ela começará a se tornar uma ajuda. Ela protegerá o seu silêncio, porque esse silencio também será um tesouro para ela, e não apenas para você. Ela se tornará um solo onde as rosas da meditação florescerão, e o solo será tão feliz como as rosas. Quando as rosas estão dançando ao sol, à chuva, ao vento, o solo irá também celebrar.
Para mim, a meditação é a própria alma da religião. Mas é obtida apenas se você se move corretamente; apenas um único passo numa direção errada… Você está sempre se movendo num fio de navalha…
Comece com amor pelo próprio corpo, que é a sua parte mais externa; comece amando a sua mente – e se você amá-la você começará a embelezá-la, da mesma forma que você costuma embelezar seu corpo. Você o mantém limpo, fresco; você não quer que ele tenha mau cheiro. Você quer que o seu corpo seja amado e respeitado pelos outros. Sua presença não deve ser simplesmente tolerada, mas bem-vinda.
Você deve decorar sua mente com poesia, com música, com arte, com boa literatura. Seu problema é que a sua mente está apenas cheia do trivial, do ordinário. Coisas de tão má qualidade atravessam a sua mente que você não pode amá-la; você não pensa em nada grandioso. Sintonize-se mais com os grandes poetas. (…) Preencha-se com as maiores alturas já alcançadas pela mente humana. Assim, você não será inimigo da sua mente. Você irá rejubilar-se com ela.
Mesmo se a mente estiver presente em seu silêncio, ela terá uma poesia e uma música próprias. E transcender uma mente tão refinada é fácil. É um passo amigável em direção a picos mais altos; poesia tornando-se misticismo, grande literatura transformando-se em grandes descobertas sobre a existência, música tornando-se silencio.
E assim que as coisas começarem a se tornar picos mais altos, para além da mente, você irá descobrir novos mundo, novos universos para os quais não temos nem mesmo um nome. Podemos chamá-los de bem-aventurança, êxtase, iluminação, mas nenhuma palavra pode descrevê-los realmente. Está simplesmente fora do poder da linguagem reduzí-los a explicações, teorias, filosofias. Está simplesmente além… Mas a mente celebra em sua transcendência.
Faça a sua mente a mais bela possível. Enfeite-a com flores. Primeiro deixe sua mente ser decorada. Somente através desse perfumado jardim da sua mente, você será capaz de ir além, silenciosamente, sem luta alguma. A mente será uma ajuda, e não um obstáculo.

(Osho em Após a Meia idade, Um Céu Sem Limites | Via: Ventos de Paz)


a beleza da mente

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…