Pular para o conteúdo principal

NO BRAHMAMUHURTA : GISELE BÜNDCHEN MEDITA


NO BRAHMAMUHURTA: GISELE BÜNDCHEN MEDITA



HUMBERTO MENEGHIN


Há pouco tempo Gisele Bündchen confessou que costuma levantar bem cedo para logo às cinco e meia da manhã, meditar. Um compromisso que se incorporou a sua vida, pois para quem assume vários papeis como mãe de família, esposa e modelo muito requisitada, reservar alguns minutos no dia a dia para meditar acaba por se tornar um hábito eficaz e inadiável.



Segundo consta a über model se senta de maneira confortável numa almofada no chão, fecha os olhos e se concentra por vinte minutos. Não sabemos mais detalhes sobre a sua técnica; no entanto, ela diz que o sacrifício compensa, porque no final das contas acaba por se sentir mais calma, conseguindo parar quando o momento pede, respirar e observar a situação antes de agir. E, por isso tudo, Gisele consegue tomar decisões menos impulsivas, mais conscientes, conseguindo se expressar melhor. 




Swami Sivananda e muitos outros Yogis consideram o horário a partir das quatro horas da manhã como o ideal para se meditar; este período chamado de brahmamuhurta se estende até pelo menos às seis da manhã ou até o nascer do Sol. Mas, muitos de nós não estamos a fim de acordar cedo demais para meditar; podemos até tentar num dia ou outro e colocar o despertador para nos alertar desse horário.


No entanto, pode acontecer de um dia por acaso acordarmos durante a madrugada e assim naturalmente aproveitarmos esta hora para nos dedicar ao processo meditativo.


É durante a madrugada que o ar está consideravelmente mais puro, que o prana é mais intenso e o silêncio está presente. Aproveitar para meditar ainda tendo as estrelas no alto brilhando pode ser uma experiência prazerosa que se não for adotada diariamente poderá de vez em quando tornar-se um momento agradável para os praticantes.


Outro período muito indicado para se retirar para a meditação é ao cair da tarde, quando o dia ainda não virou noite e o Sol está se pondo. No entanto, como a maioria de nós exerce uma atividade laboral ou de estudo que pedem horários de entrada e saída fixos ou até mesmo se dedica a atividades em casa;escolher e determinar “quando meditar” é de suma importância, ou seja, manter um horário específico.


Este tempo reservado a meditar deve se agregar às suas atividades sem que você sinta de modo algum que as outras tarefas, também importantes, sejam deixadas de lado.




Gisele e muitas pessoas que tem uma vida agitada e que trabalham em profissões que consomem muita energia tanto física como mental passam a se dedicar à prática da meditação para incorporá-la como um hábito possível e essencial em suas vidas.


Muitos se comprometem com esse hábito, mas outros ainda precisam adquiri-lo de uma forma que deem continuidade, ao longo tempo. 

Saiba como em: Meditação Prática: o Hábito Meditar 

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…