Pular para o conteúdo principal

YOGA PARA INICIANTES : UM GUIA

Yoga para iniciantes: Um guia

A verdadeira jornada para yoga começa com o desejo de viver uma vida mais pacífica. Mesmo que o iniciante seja totalmente inconsciente deste anseio, a única coisa que mantém todo estudante de yoga voltando à aula é a conexão interna entre respiração, o corpo, mente e espírito.
“Yoga é uma porta para um estado de harmonia.”


Por que as pessoas voltam para as aulas de yoga?

2306
Algumas pessoas começam com yoga para obter um corpo flexível, outros pra encontrar a sua cara metade, e vão em busca de saúde ou a cura de doenças ou lesões. Há também algumas pessoas que inicialmente se voltam para o yoga como uma resposta para o caos e confusão da vida e entendem que é puramente um caminho espiritual. Enquanto todos os alunos de yoga não começam pelas mesmas razões, estes ficam com a prática, pela mesma razão essencial.
A única coisa que mantém os alunos de yoga comprometidos com o que às vezes é um caminho árduo é o sucesso do yoga como uma disciplina espiritual que leva ao caminho da felicidade e contentamento.

Como começar uma jornada em yoga?

Um fator importante na jornada de um estudante para este reino interior é a orientação que recebem durante o seu primeiro ano. Como o coração de uma criança, uma mente de principiante é aberta, inocente e disposta a confiar, amar e aprender. É responsabilidade do professor ensinar com integridade, sabedoria, humildade e compaixão.
Esta fase da jornada muitas vezes, determina se o estudante irá tratar yoga como um caminho espiritual verdadeiro ou apenas uma outra atividade física para ser jogada fora quando uma nova tendência de fitness venha passando.
crossfit-fuengirola-slide01
Se você é um iniciante em seu primeiro ano de prática de yoga, há alguns pontos cruciais para entender:
O objetivo da prática de yoga é trazer a sua mente em um estado mais profundo de conexão para que você possa perceber a verdade de forma mais clara. Esta prática interior é realmente mais relevante do que a realização perfeita das posturas físicas. Se você definir a sua mente para ir profundamente dentro das regiões mais escuras da sua própria consciência, o caminho em yoga se tornará mais fácil.
“Confie em seu próprio poder para iluminar o caminho e pedir ajuda sempre que se sentir perdido.”

Relaxe no processo de se tornar um yogui

IMG_0413
Muitos novos alunos ficam muito inspirados no potencial do caminho espiritual de yoga e acabam definindo altas expectativas para a sua prática pessoal. Mas esse entusiasmo pode levar a uma baixa na prática. Em vez de começar com uma atitude de tudo ou nada que exige uma transformação completa em um estilo de vida yogui dentro de uma questão de meses, é melhor relaxar no processo por um longo período de tempo.
yoga-love-ramayana
Outros estudantes têm dificuldade em aceitar que eles são praticantes de yoga. Esses alunos muitas vezes evitam a compra de seu próprio tapete de yoga, roupas para yoga ou pulam de centro em centro de yoga. Ser um estudante de yoga é uma escolha consciente que deve ser abraçada dentro do coração do aluno para a prática se tornar verdadeiramente eficaz.
Yoga é um estilo de vida e não uma atividade que pode ser compartimentada em uma área de sua vida. Em vez de tentar assumir todas as nuances da prática como um novato, é aconselhável avançar mais lentamente nas mudanças de estilo de vida para que sejam mudanças internas de conscientização as que atendam esses novos comportamentos.

Com que frequência praticar as posturas?

i-love-yoga1
Se você for totalmente novo a trabalhar seu corpo, certamente ficará dolorido no seu primeiro ano de prática. Aprenda a curtir esta dor. Uma boa meta para definir ao começar com a prática física do yoga é praticar pelo menos duas vezes por semana durante, pelo menos 20 minutos. Isto lhe dará uma pequena meta facilmente atingível que pode integrar em sua vida cotidiana.
Com o crescente interesse em yoga, uma coisa que muitas vezes dificulta a capacidade de um estudante no progresso é a falta de proximidade com um professor qualificado. Cada vez mais alunos estão praticando em casa com aulas on-line, tutoriais do YouTube, livros, DVDs e outros recursos. Enquanto este é certamente melhor do que não praticar, este auto-estudo não deve eliminar uma orientação pessoal com um professor, que irá fornecer a direção concreta e necessária para ir com confiança ao longo do caminho interior de yoga.

Encontre um bom professor de yoga

W2_Assist_Exalt
Depois de estar praticando yoga durante alguns anos, é fácil esquecer o que era ser um novato total. Um praticante experiente pode reacender as chamas da inspiração lembrando sua primeira aula de yoga e saboreando a beleza e a maravilha daqueles primeiros meses de prática.
Ainda me lembro da magia do meu primeiro Festival Internacional de Yoga em Rishikeshm, o evento intensivo de yoga mudou minha vida para sempre e isso me inspira cada dia que eu pratico. Um ano de prática, mesmo uma década de prática são apenas arranhões na superfície.
Toda uma vida de prática sincera de não apenas as posturas físicas, mas também o trabalho espiritual interior, revela a profundidade e o alcance do poder de yoga.

Por Carla Gonzalez 



Fonte: http://yogui.co/yoga-para-iniciantes-um-guia/?

Yoga Para Iniciantes (Será que saberei como praticar Yoga?)



Em 04/02/2014 

Yoga Para Iniciantes (Como Praticar Yoga)

Oi, aqui é a Amanda, cofundadora do felizcomvoce.com.br e criadora do projeto INÉDITO de 365 meditações diárias gratuitas, e hoje vou mostrar pra você os 4 Passos Essenciaispara você praticar YOGA PARA INICIANTES, e mais embaixo nesta postagem disponibilizei pra você uma vídeo-aula sobre COMO PRATICAR YOGA. Ah, e preparei uma SUPRESA bem legal para quem cadastrar o seu email lá embaixo nesta página, um presente de gratidão que vou dar pra você.
Yoga para iniciantes é tema que muitas vezes não é bem esclarecido... Inúmeras vezes pessoas comentam comigo que experimentaram fazer yoga e não gostaram. Alguns falam que a aula era muito parada, outros que era impossível fazer as posturas e acompanhar o ritmo.... Por isso decidi criar este material, a fim de ajudar você a iniciar sua prática de Yoga para Iniciantes, e ainda conhecer os 4 Passos Fundamentais para a sua prática.
Existem aulas de Yoga para todos os gostos e necessidades. Para os que querem trabalhar mais o corpo físico, com uma pratica mais vigorosa e dinâmica, para os que querem soltar as tensões têm práticas suaves que promovem o relaxamento, para os que têm algum problema de saúde podem fazer yogaterapia ou yoga para iniciantes....
Vamos aos 4 Passos Essenciais da Yoga para Iniciantes?

1) Organize-se (Yoga Para Iniciantes)

Calma, quando falo em organização, não precisa ser nada complicado. Na verdade é muito simples, basta que você queira realmente praticar yoga, e para isso é necessário que você se organize, que defina quantos dias da semana você praticará, e quantos minutos você terá disponibilidade para a yoga.
Se a sua prática dura 30 minutos, então marque na sua agenda que aquele espaço de tempo é seu e somente seu para a prática da yoga. Ah, e detalhe: não vale ficar somente 25 minutos, hein? Porque senão na próxima serão somente 20 e depois 15 minutos, e quando você perceber, sequer está pra
Eu mesma, se não ficar atenta, começo a desequilibrar minha agenda em razão dos compromissos profissionais do Feliz Com Você, e quando percebo, o dia já terminou e eu ainda não fiz a minha prática de yoga.
Por isso, fica a minha primeira dica: ORGANIZE-SE e PROGRAME-SE com a sua prática!

2) Comprometa-se (Yoga Para Iniciantes)

Comprometimento é muito mais do que o simples desejo de fazer ou ter algo. Costumo dizer que “Eu vou é muito diferente de eu quero”, porque quando assumimos que, sim, nós vamos fazer algo, a nossa mente já fica condicionada e comprometida a realizar aquilo.
Porém, quando mantemos a ideia no plano mental repetindo apenas “eu quero fazer yoga”, “eu quero meditar”, mas nunca nos comprometemos de verdade, a tendência é que a autossabotagem se manifeste através da procrastinação na nossa rotina diária, e com isso não conseguimos realizar quase nada do que desejávamos.
Fica aqui a minha segunda dica: assuma “Eu vou fazer, eu vou praticar”, comprometa-se de verdade, porque depois que passar o período mínimo (cerca de 21 dias) para você criar o hábito de praticar yoga, posso garantir que tudo ficará muito mais fácil!

3) Respeite os Seus Limites (Yoga Para Iniciantes)

Nossa, esta 3ª dica é fundamental: peço realmente muita atenção aqui, porque respeitar os seus limites durante a prática da yoga é MUITO importante!
Quando eu comecei a praticar yoga há mais de 10 anos, olhava aquelas posturas de yoga avançadas e queria fazer igual... Isso mesmo, achava lindo ficar de cabeça pra baixo e todas aquelas outras posturas avançadas.
Mas ninguém me avisou na época que eu deveria respeitar meus limites, e por isso sofri muito com dores e desconfortos. Por isso, tome muito cuidado, vá aos poucos,respeitando os limites do seu corpo, e vá avançando aos poucos, porém isso não significa que você deva se acomodar sempre no mesmo lugar, combinado?

4) Esteja 100% Presente e Atento (Yoga Para Iniciantes)

Muito tem se falado sobre atenção plena ou mindfulness, que nada mais é do que permanecer 100% no momento presente, e no yoga não é diferente. Aliás, praticar yoga com atenção plena é o que difere esta prática de outros simples exercícios físicos ou aeróbicos.
Não podemos esquecer que a yoga é um meio para preparar o corpo e atingir o fim, que é a união através da prática da meditação.
Permaneça respirando, com a mente focada no momento presente, e atento a cada movimento do seu corpo. Quando perceber que você está pensando em outras coisas que não a prática, retorne sua atenção mental para a postura, percebendo a musculatura, a estabilidade e se existe tensão ou relaxamento, e respire profundamente com atenção.
Desse modo, o asana agirá não somente no seu corpo físico, mas também no seu campo mental e emocional, permitindo que as transformações profundas da yoga aconteçam na sua vida.

Yoga para Iniciantes (Aula de Yoga para Diminuir o Estresse e Controlar a Ansiedade)

Nos meus 9 anos de experiência como terapeuta holística e professora de yoga e meditação, verifiquei que a grande parte das pessoas que querem começar a praticar yoga possuem uma grande razão: diminiuir o estresse.
Por isso criei esta aula de yoga para iniciantes, com o intuito de diminuir o estresse e controlar a ansiedade.
O vídeo ficou muito bom, com milhares de visualizações no Youtube, então vou colocar aqui embaixo porque realmente é uma aula de yoga para iniciantes, ou seja, você pode fazer mesmo que esteja começando absolutamente do zero:
Estas foram as minhas 4 DICAS para você iniciar a prática de Yoga para Iniciantes. 
Grande abraço, Namastê, Amanda.
Fonte:http://www.felizcomvoce.com.br/yoga-para-iniciantes-sera-que-saberei-como-praticar-yoga

Postagens mais visitadas deste blog

MUDRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO FLUXO DE ENERGIAS E EQUILÍBRIO DA MENTE - PEDRO KUPFER

MudrasMudras são Selos, são gestos realizados com a mente, as  mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo.
Os Mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico,  especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o  equilíbrio dinâmico e a harmonia interna. A palavra sânscrita Mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois  ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a  consciência do prazer. Mudra dá uma sensação de bem-estar e felicidade. Outro significado para Mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de …

QUAL O NOME DAQUELA JÓIA NA TESTA DA MULHER INDIANA ?

Qual o nome daquela jóia na testa?
A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamadaTikkaou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindiaqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DO YOGA TEM EFEITOS SIMILARES A MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS28 de novembro de 2016·por 
Inspire profundamente, expandindo a barriga. Faça uma breve pausa e em seguida solte o ar bem devagar. Repita esse procedimento 5 vezes. Parabéns. Você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. Está cada vez mais provado que a respiração controlada, como essa que você praticou agora, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e melhora o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.   A maneira como a respiração controlada promove a cura ainda é motivo de estudo científico. Uma teoria é que ela pode mudar a resposta do sistema nervoso autônomo d…